BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Qual a relação entre Big Data e IoT?

Descubra como big data e internet das coisas podem melhorar a relação das empresas com seus clientes e alavancar as vendas.  

Nos últimos anos, empresas de diferentes verticais vêm enfrentando duas dificuldades: lidar com um excesso desenfreado de dados e com a automação de processos, máquinas e sistemas. Felizmente, há duas tecnologias que podem minimizar os desafios, são elas: Big Data e IoT (Internet das Coisas). 

Neste artigo, você acompanhará:

  • O que é Big Data e para que serve?
  • O que é Internet das Coisas?
  • Como Big Data e Internet das Coisas se relacionam?
  • Como usar Big Data e IoT juntas?
  • Quais barreiras dificultam a união do Big Data com IoT? 

Embora sejam termos com metodologias completamente diferentes, são tecnologias que, juntas, podem ser bem aproveitadas pelas corporações. Entenda mais a seguir: 

O que é Big Data e para que serve? 

O termo Big Data refere-se ao armazenamento e processamento da mistura de dados, estruturados ou não. Ele já é muito conhecido pelas corporações e traz diversos benefícios por meio da realização das análises de informações coletadas, principalmente para aumentar as vendas das empresas e oferecer um atendimento personalizado aos clientes.

Após o surgimento de novas tecnologias e tendências, as pessoas, dispositivos e objetos estão cada dia mais conectados, o que acarreta em um maior volume de dados gerados e transmitidos.

Leia outros artigos relacionados ao assunto:

Quero me preparar

O que é Internet das Coisas? 

Para suprir a necessidade de conectividade atual, a Internet das Coisas (IoT) vem para facilitar o processo, tornando os dispositivos ainda mais conectados e produtores de informação. No entanto, essa grande quantidade de dados precisa ser coletada e analisada para ter valor aos negócios. 

É neste ponto que essas duas tecnologias se relacionam. 

Como Big Data e Internet das Coisas se relacionam? 

Por meio de análises profundas com Big Data de objetos conectados, como sensores, câmeras de vídeo, veículos e aparelhos médicos, possíveis apenas após a IoT, tornou-se viável gerar novas fontes de informações, mais precisas, inteligentes e eficientes. 

A integração de Big Data e IoT representa o ponto-chave para as empresas atuarem estrategicamente diante de seus clientes e seus novos hábitos de consumo. O enorme volume de dados disponível fornece informações relevantes para que as empresas obtenham insights e direcionem suas ações. 

Para utilizar essas duas tecnologias de forma integrada, as empresas precisam seguir os seguintes passos: 

Como usar Big Data e IoT juntas? 

Para aproveitar a união de Big Data e IoT é necessário:

  • Ter um planejamento: como se trata de um grande fluxo de informações, é necessário que a TI defina uma estratégia antes de iniciar as análises, estabelecendo os possíveis problemas, as soluções e outras informações úteis aos negócios.
  • Inteligência na captura de dados: coletar dados na Internet das Coisas precisa ser um processo projetado cuidadosamente, é preciso separá-los conforme as demandas da empresa e armazená-los por um tempo, pois em caso de mudanças de estratégias, dados não utilizados podem se tornar úteis.
  • Utilizar camadas abstratas: as informações, sejam elas estruturadas ou não, devem ser fornecidas em uma camada abstrata, pois ela facilitará os processos da TI em lidar, posteriormente, com múltiplos tipos de formatos de dado.
  • Inovações na medida certa: ainda que a IoT exija diversas transformações na metodologia da TI, a equipe não pode se esquecer de o processo continua sendo de análise e deve seguir as premissas estabelecidas pelo Big Data. Por isso, para implementar essas inovações, é ideal começar com projetos menores e gradativamente ir tornando o processo mais complexo.
  • Profissionais especializados: é importante contratar profissionais experientes ou treinar os próprios funcionários para criar uma equipe dedicada ao processo.

Para integrar essas duas tecnologias, no entanto, as empresas esbarrarão em certas dificuldades, como as citadas a seguir.  

Quais barreiras dificultam a união do Big Data com IoT? 

Um grande desafio da união do Big Data com IoT é a questão da segurança dos equipamentos, que antes estavam isolados e agora estão conectados. As empresas precisam ser capazes de contar com uma conexão e um ambiente seguros e confiáveis para suportar todos os dispositivos conectados.

Ao realizar a coleta de informações desses dispositivos, alguns problemas podem afetar o desempenho da análise, como a possibilidade da coleta indiscriminada de dados acarretar em violações de brechas de segurança, problemas de governança, acessos não autorizados, dados duvidosos e falhas na escalabilidade.

Dessa forma, alguns métodos de proteção reforçada devem ser utilizados, como o controle das informações com autenticação e autorização, acessos de usuários privilegiados, encriptação de dados (não apenas dos coletados, mas também daqueles que estão em trânsito), segurança em APIs, monitoramento e a criação de relatórios, entre outras medidas. Além disso, ter uma equipe dedicada é essencial para separar as responsabilidades e funções, o que é fundamental para manter a segurança geral.

Ao mesmo tempo em que essas duas tecnologias promovem diversos benefícios para que as empresas estejam sempre à frente no mercado, elas tornam os processos mais complexos e, se não receberem os cuidados necessários, podem gerar grandes impactos negativos aos negócios. Portanto, para o desenvolvimento de análises mais eficientes e inteligentes, a segurança precisa fazer parte das estratégias inovadoras das corporações.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados