BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Por que seus clientes do setor automotivo podem estar em perigo?

Pode ser que seus clientes desse ramo estejam enfrentando uma série de desafios. Entenda o porquê.  

Os ataques cibernéticos contra empresas estão se proliferando. No setor automotivo, isso também vem ocorrendo à medida que os automóveis se tornam mais conectados e a indústria passa a digitalizar cada vez mais suas operações, gerando mais dados.  

Neste artigo você lerá os seguintes tópicos: 

  • Desafios de cibersegurança no setor automotivo  
  • Quais são as previsões e como sua revenda pode ajudar? 

Segundo a pesquisa ‘Global Automotive Cybersecurity Report 2023’ da Upstream, em 2022, houve um aumento de 380% no número de ataques de API — “Application Programming Interface" ou "Interface de Programação de Aplicação", em português — automotivos. 

A falta de treinamento dentro das empresas automotivas também vem sendo um dos principais problemas de o setor, pois os funcionários não adotam uma abordagem proativa para garantir que os dados sejam mantidos em segurança. 

De acordo com a Salesforce, cerca de 30% dos colaboradores automotivos, por exemplo, não costumam verificar os protocolos de segurança de uma ferramenta antes de utilizá-la, colocando em risco os dados tanto da organização quanto de seus consumidores. 

Por esses e outros motivos, a segurança cibernética se tornou uma preocupação crescente no setor. 

A seguir, acompanhe os principais desafios da indústria automotiva para saber como sua revenda pode auxiliar os clientes. 

Desafios de cibersegurança no setor automotivo 

Como dissemos anteriormente, o mercado automotivo vem enfrentando uma série de desafios. Os líderes e as equipes agora lidam com ataques diretos que visam não somente ter acesso aos dados, mas também as frotas, aplicativos, serviços de mobilidade e até a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos. Além disso, há outros desafios, como: 

Fazer com que os colaboradores entendam a quais riscos podem ser expostos 

Muitos funcionários do setor automotivo não sabem como lidar com ataques virtuais e afirmam não ter conhecimento quanto aos perigos disponíveis na internet.  

A pesquisa ‘New Era of Data Stewardship in Automotive’ da Salesforce identificou que 49% dos colaboradores da área acreditam que usar ferramentas de AI generativa (como o ChatGPT, por exemplo) no ambiente de trabalho seja seguro e não entendem quais riscos podem acompanhar essa nova tendência tecnológica. 

Além do mais, a falta de um treinamento de segurança também abre portas para que as ameaças entrem.  

Segundo o estudo da Upstream, 26% dos funcionários não sabem o que fazer em caso de violação, 29% já clicou acidentalmente em um link suspeito no trabalho e 35% usam as mesmas senhas para logins pessoais e relacionados ao trabalho. 

Estabelecer boas práticas de cibersegurança para equipes internas 

Outro desafio a ser enfrentado pelos seus clientes do setor automotivo é criar uma cultura de conscientização em cibersegurança, orientando quanto às melhores práticas para manter as ameaças virtuais longes do negócio. 

A pesquisa da Salesforce também revela que quase 64% dos colaboradores têm o costume de acessar documentos ou sistemas de trabalho usando um dispositivo pessoal, como telefone e computador.  

Além disso, 63% acreditam que seus dispositivos pessoais e profissionais são igualmente seguros. 

Adotar tecnologias que promovam mais segurança corporativa 

Identificar quais soluções de segurança são boas para garantir a proteção de dados, dos processos e de outros recursos na indústria automotiva, nem sempre é uma tarefa simples.  

Além disso, com tantas tecnologias surgindo no mercado, fica cada vez mais complexo identificar quais fazem mais sentido para atender às necessidades e promover mais segurança no ambiente corporativo.  

Confira outros artigos relacionados ao assunto: 

Fazer cursos

Quais são as previsões e como sua revenda pode ajudar? 

A tendência para o futuro é de um crescimento cada vez maior de ataques cibernéticos, ações maliciosas e do surgimento de vulnerabilidades de API contra empresas do setor automotivo.  

A missão dessas organizações será promover uma cultura de cibersegurança mais fortalecida, envolvendo funcionários e oferecendo treinamentos atualizados e adotando medidas, ferramentas e soluções que garantam a proteção contra diferentes ameaças. 

Nesse cenário, sua revenda deve compreender os desafios e, a partir daí, desempenhar um papel importante ajudando os clientes a transformarem seus negócios com soluções e serviços altamente qualificados, tanto para mitigar ameaças quanto para gerenciar quem tem acesso aos dados, definir as melhores ferramentas e outros recursos necessários para minimizar essas e outras dificuldades que surgirão com o avanço da Transformação Digital 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!