BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Oportunidades e riscos da internacionalização de soluções de TI

Tudo o que sua revenda precisa saber sobre a internacionalização de soluções de TI está aqui! 

Em um cenário global cada vez mais conectado, a internacionalização de soluções de TI tem se consolidado como uma estratégia essencial para empresas que buscam uma posição competitiva no mercado.  

Neste artigo você lerá:  

  • Oportunidades da internacionalização na TI  
  • Quais são os riscos nas internacionalizações de soluções de TI?  
  • O que fazer para superar os desafios?   

Segundo análises do Observatório Softex, o Brasil movimentou expressivos US$ 8,5 bilhões em exportações e importações de serviços de TI em 2022, posicionando-se como o 24º maior participante do comércio internacional nesse setor. 

Esse dado reflete um notável crescimento de 7,7% nas transações comerciais entre o Brasil e outros países no campo de TI e serviços de telecomunicações em comparação com o ano anterior, impulsionado, sobretudo, pelo aumento das importações relacionadas a serviços computacionais. 

Diante desse contexto, é importante explorar as oportunidades e desafios associados à internacionalização de soluções de TI, evidenciando o potencial de expansão global e a necessidade de precauções para mitigar riscos. A seguir, saiba mais detalhes. 

Oportunidades da internacionalização na TI 

Atualmente, a internacionalização é considerada uma estratégia essencial para que as organizações construam e consolidem sua presença global, buscando reconhecimento e credibilidade. Empresas, especialmente as do setor de tecnologia, estão buscando expandir sua atuação global para acessar novos mercados, proporcionando, assim, maior estabilidade e segurança aos seus negócios. 

Essa estratégia não apenas contribui para a diversificação de riscos, minimizando impactos durante crises internas, mas também impulsiona a busca por investimentos no exterior - muitos países destacam-se no mercado de tecnologia e inovação, atraindo empresas brasileiras com suas vantagens competitivas. 

No setor de TI, a internacionalização é impulsionada pelo uso crescente de soluções articuladas entre provedores de armazenamento, infraestrutura, conectividade e segurança. Aproveitar esse ecossistema internacional já consolidado pode ser crucial para a inserção bem-sucedida das empresas de tecnologia em outros países. 

Contudo, apesar das vantagens, a internacionalização também apresenta desafios que precisam ser enfrentados. 

Eu quero

Leia também: 3 boas práticas para otimizar seu portfólio de serviços de TI 

Quais são os riscos nas internacionalizações de soluções de TI? 

A internacionalização proporciona diversas oportunidades, no entanto, apresenta desafios consideráveis. Como discrepâncias culturais que podem resultar em falhas de comunicação e dificuldades na administração de equipes multiculturais, por exemplo. Além disso, a necessidade de inovação contínua para competir no mercado global pode ser um problema, exigindo a adoção constante de novas práticas, produtos e serviços. 

O que fazer para superar os desafios?  

Para uma internacionalização bem-sucedida, as empresas devem: 

  • Realizar uma pesquisa aprofundada sobre o mercado e seus desafios; 
  • Estudar a jornada do cliente e entender as preferências de seu público;  
  • Analisar seus concorrentes para identificar diferenciais; 
  • Definir a estratégia mais adequada para atuar nesse mercado; 
  • Buscar possíveis benefícios de investimento oferecidos pelo país-alvo. 

Aproveite para ler: por que um hub de soluções é importante para revendedores de tecnologia? 

Em conclusão, a internacionalização de soluções de TI oferece amplas oportunidades para as empresas, possibilitando o acesso a novos mercados, a diversificação de receitas e o fortalecimento da presença global. No entanto, é crucial reconhecer e gerenciar os riscos inerentes, como desafios culturais, complexidades regulatórias e a necessidade constante de inovação.  

Ao equilibrar oportunidades e riscos por meio de estratégias sólidas, as organizações podem maximizar os benefícios da internacionalização, fortalecendo sua posição competitiva e impulsionando o crescimento sustentável no cenário global de tecnologia. 

*Fonte: Infor Channel - Ed. 74, novembro de 2023. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 boas práticas para otimizar seu portfólio de serviços de TI

Potencialize o sucesso da sua revenda: veja estratégias para tornar suas ofertas mais atrativas para seus clientes. 

Dados escaláveis: o que são e por que desbloqueá-los?

Acompanhe o artigo para descobrir a importância dos dados escaláveis para os negócios. 

Por que ter uma cultura de dados é importante?

Entenda como estabelecer uma cultura de dados pode fazer a diferença para os negócios.