BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

3 boas práticas para otimizar seu portfólio de serviços de TI

Potencialize o sucesso da sua revenda: veja estratégias para tornar suas ofertas mais atrativas para seus clientes. 

Ter um portfólio otimizado de serviços de tecnologia, além de trazer vantagem competitiva, também desbloqueia o potencial de impulsionar a eficiência de custos, a flexibilidade operacional e a escalabilidade necessária para levar aos clientes as soluções que realmente necessitam. 

Ao otimizar o catálogo de soluções tecnológicas, as revendas se capacitam suficientemente para realocar recursos, direcionar esforços para projetos que impulsionam bons resultados e moldar parcerias estratégicas. 

Providenciar esse nível de otimização, entretanto, pode ser um desafio. Continue lendo este conteúdo para ver quais passos seguir para deixar o portfólio de serviços de TI atualizado, eficiente e atrativo para atender às necessidades dos clientes. 

Aproveite também para ler: 4 dicas para aumentar seu portfólio de serviço em TI 

3 passos para criar um catálogo de serviços de TI otimizado 

Para ofertar bons serviços de tecnologia para empresas de diferentes verticais, com diferentes necessidades, metas e desafios, sua revenda deve: 

1. Antecipar demandas  

Estamos observamos uma crescente onda de soluções tecnológicas chegando no mercado, todas projetadas com o propósito de atender às necessidades das empresas — automatizar tarefas, reduzir complexidades, melhorar a eficiência operacional e proteger ativos digitais são alguns dos objetivos dessas inovações. 

Diante desse cenário, a antecipação e previsão de demandas tornaram-se cruciais para entender quais recursos, soluções, sistemas e ferramentas os clientes necessitam para alcançar seus objetivos. 

Para atingir essa previsibilidade, as revendas devem analisar dados, tendências de uso, padrões e outros fatores relevantes, a fim de determinar proativamente as demandas futuras por serviços de TI. 

Essa antecipação é essencial para garantir que sua revenda ofereça soluções adequadas e atualizadas, evitando a escassez de recursos quando seus clientes procurarem por seus serviços. 

2. Analisar a distribuição de gastos entre os tipos de serviço 

Outra estratégia para otimizar o catálogo de serviços de TI é efetuar uma análise detalhada da distribuição de gastos entre os diversos tipos de serviço, mesmo em meio a desafios econômicos. 

Ao realizar um balanço cuidadoso da distribuição de soluções, as revendas poderão identificar desequilíbrios em suas áreas de serviços e recursos, sinalizar oportunidades e analisar a força da alocação de gastos em sua base de provedores. 

Essa prática proporciona insights valiosos por fornecedor e tipo de serviço, identificando áreas de destaque e oferecendo uma compreensão agregada dos gastos.  

Fazer um balanço do desempenho e da eficiência dos serviços oferecidos por sua base de fornecedores trará uma perspectiva valiosa que informará futuras decisões de fornecimento ou mudanças nas preferências dos clientes. 

Eu quero

3. Realizar um levantamento de mercado 

Realizar um minucioso levantamento de mercado emerge como um passo estratégico e essencial para otimizar o catálogo de serviços tecnológicos oferecidos por diversas razões: 

  • Permite que a sua revenda entenda as demandas específicas e as dores dos clientes; 
  • Ajuda a identificar lacunas nos serviços existentes e as áreas que precisam de melhorias; 
  • Proporciona dados sobre as tendências emergentes e as tecnologias mais demandadas pelo mercado; 
  • Permite buscar e ofertar soluções mais relevantes e adaptadas, aumentando a satisfação do cliente; 
  • Contribui para a alocação eficiente de recursos ao direcionar investimentos para áreas com maior potencial de retorno; 
  • Constrói relações mais sólidas e duradouras com base na confiança e na entrega de soluções relevantes.

Esses três passos são essenciais para ofertar aos clientes soluções relevantes e baseadas em cada tipo de demanda. A otimização do portfólio de serviços de TI para uma revenda deixou de ser apenas uma estratégia e se tornou uma necessidade vital. 

Manter o catálogo de soluções atualizado não apenas permite que a revenda incorpore as mais recentes inovações e tendências tecnológicas, como também garante que os serviços oferecidos estejam alinhados às necessidades em evolução dos clientes.  

Além disso, essa otimização também assegura que as revendas adquiram a capacidade de responder de maneira ágil às demandas emergentes do mercado, posicionando-as como parceiras confiáveis e capazes de impulsionar a satisfação dos clientes ao auxiliá-los na solução de problemas e na obtenção de bons resultados. 

Quais outras práticas a sua revenda têm adotado para manter o portfólio em constante otimização? Compartilhe conosco nos comentários! 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Dados escaláveis: o que são e por que desbloqueá-los?

Acompanhe o artigo para descobrir a importância dos dados escaláveis para os negócios. 

Por que ter uma cultura de dados é importante?

Entenda como estabelecer uma cultura de dados pode fazer a diferença para os negócios. 

3 tecnologias para modernizar treinamentos nas empresas

Ajude as empresas de seus clientes a oferecerem treinamentos imersivos e personalizados para os colaboradores.