BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas. 

O glossário do Gartner descreve “Open Source” (ou “Código Aberto” em tradução livre) como um software que pode ser usado, copiado e distribuído para diferentes usuários, seja gratuitamente ou mediante um custo específico. 

Para que essa solução tecnológica funcione, o código-fonte deve ser disponibilizado, pois refere-se ao conjunto de instruções escritas pelos programadores para o funcionamento do software. 

Neste artigo, você lerá os seguintes tópicos: 

  • Principais características do Código Aberto  
  • Vantagens do Open Source 

Boa leitura! 

Em outras palavras, é um tipo de software cujo código-fonte fica acessível ao público, permitindo visualização, modificação e distribuição conforme as necessidades individuais. Por isso, o nome "código aberto". 

Os softwares de open source contam com cerca de 56 milhões de desenvolvedores contribuindo globalmente para sua evolução, enquanto 95% das organizações já adotam essas práticas disruptivas em seus negócios, de acordo com a InforChannel. 

Atualmente, organizações, desde startups até grandes empresas e governos, estão ativamente adotando essa alternativa devido à acessibilidade, flexibilidade, inovação e independência que ela proporciona.  

A seguir, conheça suas características e vantagens. 

Principais características do Código Aberto 

  • Acesso ao código-fonte: os desenvolvedores têm acesso ao código-fonte completo do software, permitindo que o estudem e compreendam seu funcionamento; 
  • Liberdade de modificação: os usuários podem alterar o software conforme suas necessidades ou corrigir problemas identificados, promovendo colaboração e aprimoramento contínuo; 
  • Liberdade de distribuição: os usuários podem distribuir versões modificadas do software, contribuindo também para a disseminação de melhorias e inovações; 
  • Transparência: os desenvolvedores podem compreender como o software opera, o que é importante para garantir a segurança e a confiança.  

Quero me preparar

Leia também: 5 erros graves que impactam a segurança de softwares corporativos. 

Vantagens do Open Source 

Devido a essas características, algumas vantagens são desbloqueadas, tais como: 

  • Desenvolvimento colaborativo e flexível; 
  • Independência em relação a fornecedores; 
  • Custo reduzido; 
  • Segurança, governança e resiliência; 
  • Acesso facilitado às inovações; 
  • Certificações de escalabilidade; 
  • Padrões abertos que não os restrinjam a um único fornecedor; 
  • Maior controle sobre a infraestrutura de TI e seus processos.

Conforme os avanços tecnológicos ocorrem e a Transformação Digital se acelera, espera-se que as soluções de open source se consolidem cada vez mais no mercado, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento de inovações e ecossistemas digitais no futuro. 

O código aberto, um tipo de software compartilhável, proporciona às empresas a oportunidade de adotar abordagens mais colaborativas, assegurar uma segurança mais robusta e obter um maior controle sobre suas infraestruturas.  

Sua revenda de TI já está familiarizada com esse termo? Está preparada para lidar com essas demandas? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

A evolução da televisão está chegando! Conheça a TV 3.0

A TV 3.0 une televisão e internet em um único padrão tecnológico. Aprofunde-se no assunto! 

O que você precisa saber sobre Open Health?

Entenda mais sobre o conceito de Open Health e descubra seus benefícios para a área da saúde. 

Atendimento ao cliente: tendências para otimizar a experiência do usuário em 2024

Veja como as empresas líderes utilizarão tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) para otimizar o atendimento ao cliente em 2024.