BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

4 passos para promover a escalabilidade de TI nos negócios

As demandas dos clientes mudam constantemente e para que as empresas consigam acompanhar o mercado é necessário se adaptar.

 

A escalabilidade é um dos pontos-chave para que a Tecnologia da Informação seja capaz de contribuir para o desenvolvimento e melhoria da gestão das empresas. Por meio dela, é possível expandir as funcionalidades de componentes de TI e as capacidades de armazenamento e processamento conforme as necessidades do negócio.

Graças à Cloud Computing, as soluções e infraestruturas de TI estão se tornando cada vez mais escaláveis, o que tem contribuído para otimizar a capacidade tecnológica das empresas.

A partir disso, as corporações se tornam mais capazes de melhorar suas operações, investindo em opções de serviços na Nuvem que lhes permitam otimizar seus processos sempre que necessário.

Desse modo, não é mais preciso adquirir novos equipamentos e softwares todas as vezes que as demandas de trabalho aumentarem, basta que a organização altere seu contrato de serviço e, sem parar suas operações, expanda ou reduza seus recursos.

Em projetos de TI, esse conceito pode ser incorporado para melhorar as receitas do negócio, permitindo que a organização consiga prestar um melhor serviço, mais rentável e com melhores resultados.

Para isso, é necessário promover a escalabilidade em TI corretamente. Você sabe como isso é possível? Confira o conteúdo a seguir e saiba tudo sobre o tema!

O que é escalabilidade em TI e qual a sua importância?

A escalabilidade é um termo que se refere à produção em escala e seu objetivo é permitir aplicar esse conceito nos negócios para que eles possam aumentar em larga escala, com custos reduzidos e melhores resultados.

Desse modo, um negócio escalável é aquele que pode ampliar suas ações e serviços para atender maiores demandas, sem que isso acabe gerando atrasos ou aumento de investimentos financeiros.

Ser capaz de escalar os serviços para atender o aumento repentino de clientes passou a ser fundamental para todas as empresas que querem manter sua competitividade no mercado.

A escalabilidade em TI tornou-se essencial para qualquer negócio e, quando aplicada corretamente, pode trazer diversas vantagens para as empresas. Confira algumas delas:

- Otimização do tempo: um dos principais benefícios da escalabilidade é o ganho de tempo. A automatização dos serviços torna os processos mais ágeis, permitindo que a equipe realize mais tarefas em menores prazos.

- Maior adaptação: o ganho rápido e prático de escala permite que os sistemas, operações e até mesmo equipes se ajustem mais facilmente para as novas demandas.

- Aumento do faturamento: as empresas que apostam na escalabilidade são capazes de acompanhar a expansão do mercado de forma flexível e sem aumentar seus custos de produção. Desse modo, seu faturamento tende sempre a aumentar.

- Uso estratégico da TI: além de otimizar o tempo e automatizar tarefas, os ganhos de escalabilidade possibilitam à equipe de TI se focar em tarefas mais estratégicas para os negócios.

4 passos para promover a escalabilidade em projetos de TI

Como você pôde ver, a escalabilidade consegue otimizar o tempo gasto em tarefas, desburocratiza processos, traz maior flexibilidade e agilidade para as equipes de TI enfim, gera um ambiente mais produtivo e estratégico para os negócios.

Por isso, cada vez mais empresas estão apostando nesse conceito para aprimorar seus empreendimentos. Mas, para que seja possível usufruir de todos os seus benefícios, é necessário saber como promover a escalabilidade.

Para ajudá-lo nessa missão, separamos 4 passos essenciais para que sua empresa promova a escalabilidade em seus projetos de TI:

1 Adotar o modelo HaaS

O HaaS (Hardware as a Service) é um modelo de serviço em Nuvem em que as empresas contratam recursos de hardware de acordo com as suas necessidades. Por meio dele, não é necessário se preocupar com a compra de novos equipamentos de TI e a corporação pode ter certeza de que eles serão escaláveis, adequando-se às suas estratégias.

2. Terceirização de TI

A terceirização de TI é uma aliada no momento de escalar a estrutura de uma organização, pois ela oferece mão de obra especializada e recursos de TI otimizados, possibilitando que a equipe interna se concentre apenas no gerenciamento de seus trabalhos.

Na prática, a equipe de TI da organização consegue otimizar as operações e assumir uma função muito mais estratégica para os negócios.

3. Organizar processos

Para que um negócio se torne escalável, é fundamental ter processos bem definidos. Isso facilita a adaptação das equipes às novas atividades. Além disso, elas precisam ser simplificadas para que possam ser replicadas para outros ambientes e pessoas com facilidade.

4. Reduzir a dependência do ambiente físico

Para que a organização consiga tornar seus serviços escaláveis, é necessário investir em tecnologia. Há diferentes soluções tecnológicas no mercado que podem contribuir para a agilidade dos processos e aumento da produtividade.

É fundamental substituir equipamentos físicos que já se tornaram obsoletos que são incompatíveis com a escalabilidade por ferramentas modernas e inteligentes que podem otimizar o processo.

A escalabilidade permite que uma empresa esteja pronta para responder rapidamente a qualquer mudança no mercado. Isso significa ter uma infraestrutura de TI capaz de suportar a implementação de novos serviços e sistemas, aumentando ou diminuindo a capacidade computacional conforme as demandas atuais.

Contar com uma estratégia escalável é cada vez mais fundamental para que as corporações consigam atender a todas as necessidades de seus clientes e acompanharem a evolução do mercado.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Quais tecnologias estão associadas ao 5G?

Fique por dentro das tecnologias associadas à quinta geração de rede móvel, o 5G. 

Geotecnologias: significado, funcionamento e benefícios

Para empresas de diferentes verticais, as geotecnologias apresentam oportunidades únicas de otimização e inovação.  

4 principais tendências do 5G para o futuro

Confira as principais tendências do 5G para os próximos anos. 

\n", css: '', target: '#hs_form_target_module_1583526946734102_blog_subscribe_517', formData: { cssClass: 'hs-form stacked' } });