BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Transformação Digital: 5 setores rumo à disrupção digital

Com o mundo cada vez mais conectado, as empresas não veem outra alternativa a não ser caminhar rumo à Disrupção Digital. 

Para acompanhar os avanços tecnológicos, empresas de pequeno, médio e grande porte estão avançando para a disrupção digital para promover melhorias em seus processos e proporcionar experiências mais satisfatórias aos seus clientes. 

A disrupção digital pode ser entendida como o processo de otimização que leva as organizações a realizarem mudanças em seus negócios por meio do uso de recursos tecnológicos. Ou seja, usando a tecnologia como aliada para promover melhorias internas e externas. 

Buscando mudanças baseadas no uso da tecnologia, as empresas são capazes de ganhar vantagem competitiva, explorar nichos, trabalhar com produtos e serviços mais inovadores, otimizar a jornada de compra do consumidor e se concentrar em promover modelos de negócios originais e criativos. 

A seguir, listamos setores que encontraram na disrupção digital uma maneira de transformar seus negócios e o relacionamento com os clientes. Veja quais são eles para saber quais soluções ofertar: 

5 setores que estão avançando rumo à disrupção digital   

Sistema financeiro 

Nos últimos anos, o setor financeiro enxergou a tecnologia como oportunidade ao entender que o comportamento dos clientes mudou. 

Se antes as pessoas preferiam se dirigir a uma agência bancária para resolver problemas e efetuar transações, agora o cenário é outro. Os usuários estão buscando alternativas cada vez mais simples, intuitivas e rápidas para solucionar seus problemas. 

Compreendendo essas necessidades, os bancos estão contando com diversos recursos tecnológicos para garantir que a experiência de seus clientes seja mais satisfatória ao realizar movimentações bancárias. Como o uso de aplicativos, por exemplo. 

Em questão de segundos é possível consultar o saldo bancário, efetuar transferências, pagar boletos, acompanhar a fatura atual, alterar o limite do cartão de crédito, solicitar empréstimos e fazer várias ações usando apenas um smartphone, independentemente do horário e do local.  

A expectativa é que esse setor inove constantemente, apresentando soluções mais práticas aos clientes.  

Saúde 

Na saúde, a transformação digital também está avançando. Clínicas, hospitais e laboratórios estão investindo em equipamentos, estudos, medicamentos e técnicas capazes de otimizar atendimentos, solucionar problemas complexos e auxiliar de várias outras maneiras. 

O objetivo do uso da tecnologia nas empresas da área é proporcionar aos clientes consultas mais assertivas, resultados mais rápidos e detecção de doenças e sintomas com mais agilidade para iniciar os tratamentos necessários. 

Além de equipamentos de alta qualidade, o setor também está investindo em soluções tecnológicas como Inteligência Artificial (AI) para facilitar o registro de dados internos, Nuvem para armazená-los, cibersegurança para garantir que as informações sejam mantidas em segurança, internet de qualidade para oferecer telemedicina e muito mais. 

Aproveite também para ler: 

Eu quero

Varejo 

A pandemia da Covid-19 impulsionou uma série de mudanças no varejo e transformou os e-commerces em ótimos ambientes digitais para consumir produtos e contratar serviços — mesmo para aqueles que resistiam às compras on-line. 

O varejo, a partir desse cenário, passou por todo um processo de virtualização para oferecer opções para ambos os públicos: para os que preferem realizar suas compras pessoalmente e para aqueles que prezam por comodidade e não querem sair de casa para consumir os itens desejados. 

Uma alternativa para atender a todas as demandas foi estabelecer um varejo omnichannel que une experiência de uma compra física e virtual, estratégias de vendas em diferentes canais usando AI, realidade virtual e aumentada, aplicativos e outras ferramentas dinâmicas. 

Pode ser que você também queria entender: como reavaliar as estratégias de negócios no varejo digital?  

Turismo 

Com o turismo em alta novamente, as empresas do setor precisaram se reinventar para transformar a jornada dos clientes em uma experiência mais agradável e satisfatória. 

As agências de viagens, por exemplo, simplificaram seus processos e passaram a disponibilizar, por meio de aplicativos e sites, a possibilidade de contratar pacotes pela internet, possibilitando que os usuários tivessem autonomia para decidir destinos, hotéis, passagens e até passeios em atrações turísticas, por exemplo. 

Em apenas alguns cliques, os clientes conseguem selecionar as opções de acordo com o desejado, sem precisar falar diretamente com um atendente.  

Educação 

A tecnologia, que foi uma ótima solução para que a educação continuasse em andamento durante a pandemia, permanece sendo aproveitada pelas instituições de ensino.  

Durante o cenário da Covid-19, as pessoas descobriram que o estudo a distância poderia ser uma boa opção para expandir seus conhecimentos. Desde então, a abordagem continua sendo procurada por muitos usuários.  

As instituições que antes não ofereciam esse recurso, agora incluíram o EAD em seu catálogo de serviços para abranger todos os públicos e suas necessidades. 

Para que isso seja possível, as escolas e faculdades passaram a investir em internet de qualidade, equipamentos sofisticados, ferramentas de colaboração para garantir a participação do aluno (e dos professores também), dentre outras alternativas capazes de impulsionar a transformação digital. 

Como você pôde notar, independentemente do setor, o número de empresas investindo em tecnologia é cada vez maior. As mudanças implementadas têm sido impulsionadas, principalmente, pelo desejo de responder às expectativas do consumidor. 

Os clientes da sua revenda que quiserem se manter competitivos no mercado, devem acompanhar o avanço da transformação digital para identificar tendências, soluções compatíveis com sua demanda e possíveis oportunidades para alavancar os negócios.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!