Falhas sempre podem acontecer. O importante é saber como evitar.
O hype em torno da tecnologia Blockchain está finalmente desaparecendo, enquanto o interesse na tecnologia de contabilidade distribuída permanece alto, de acordo com uma pesquisa recente da Gartner. Apenas 11% dos CIOs implantaram ou estão planejando a curto prazo implantar o Blockchain,em parte porque a maioria desses projetos não foi além da fase inicial de experimentação.
O mercado de plataformas e tecnologias Blockchain ainda é incipiente e não há consenso no setor sobre os principais componentes, como o conceito do produto, o conjunto de recursos e os principais requisitos de aplicativos.
Para realizar com sucesso um projeto Blockchain, é necessário entender as causas das falhas. Para ajudar nesse aspecto, o Gartner identificou os sete erros mais comuns nos projetos Blockchain e como evitá-los.
1. Mal-entendido ou uso indevido de Blockchain
A maioria dos projetos Blockchain é usada para registrar dados em plataformas via tecnologia de ledger descentralizada (DLT). Embora essa seja uma função do Blockchain, ela ignora seus outros recursos críticos, incluindo consenso descentralizado, tokenização e contratos inteligentes.
O DLT é um componente do Blockchain, não de todo ele. O fato de as organizações usarem tão raramente o conjunto completo de recursos leva a questão de se eles precisam mesmo de Blockchain. É bom começar com o DLT, mas a prioridade dos CIOs deve ser esclarecer os casos de uso do Blockchain como um todo e passar para projetos que também utilizem outros componentes.
2. Assumir que a tecnologia está pronta para uso
O emergente mercado de plataformas Blockchain é cada vez maior e fragmentado. Os fornecedores concentram-se em tudo, desde a confidencialidade à tokenização, até a computação universal, na tentativa de diferenciar-se dos clientes. No entanto, a maioria permanece muito imatura para o trabalho de produção em grande escala, segundo a pesquisa.
Os CIOs devem ficar de olho no mercado para monitorar essas plataformas à medida que elas evoluírem nos próximos anos, e mudar seus cronogramas de projeto de Blockchain.
3. Confundir um protocolo com uma solução de negócios
O Blockchain é uma tecnologia de nível básico - embora possa ser usado em vários setores para diferentes situações, não é um aplicativo completo. Ele também deve incluir recursos como interface do usuário, lógica de negócios, persistência de dados e mecanismos de interoperabilidade.
Quando se trata de Blockchain, há a suposição implícita de que a tecnologia de nível básico não está muito distante de uma solução completa de aplicativos. É útil ver o Blockchain como um protocolo para executar uma determinada tarefa dentro de uma aplicação completa.
4. Pensar que o Blockchain como um mecanismo de armazenamento
A tecnologia ainda não se adapta bem, já que cada nó na rede peer-to-peer recebe uma cópia completa do ledger distribuído toda vez que é atualizado; à medida que cresce, o desempenho diminui.
Blockchain foi projetado para fornecer um registro confiável, imutável e confiável de eventos decorrentes de uma coleção dinâmica de partes não confiáveis. Essa arquitetura vem com o preço dos recursos de gerenciamento de banco de dados.
Em sua forma atual, a tecnologia não implementa o modelo completo "criar, ler, atualizar, excluir" encontrado na tecnologia convencional de gerenciamento de banco de dados. Em vez disso, ele deve ser visto como um livro eletrônico de gravação única e com muitos anexos.
5. Padrões de interoperabilidade
Como a maioria das plataformas Blockchain ainda está sendo desenvolvida, a interoperabilidade com outras ainda não é totalmente possível, segundo a pesquisa. Os CIOs devem abordar os fornecedores que discutem a interoperabilidade com cautela neste momento.
Qualquer conversa de fornecedor sobre interoperabilidade de plataforma deve ser vista pelos CIOs e outros como um marketing. Nunca selecione uma plataforma Blockchain com a expectativa de interoperar com a tecnologia do próximo ano de um fornecedor diferente.
6. Supor que a tecnologia de contrato inteligente é um problema resolvido
Contratos inteligentes são um dos recursos mais poderosos habilitados pelo blockchain. No entanto, muitos desafios em termos de escalabilidade e capacidade de gerenciamento desses contratos ainda existem, observou o Gartner. Os CIOs devem realizar pequenos experimentos com tecnologia de contrato inteligente para começar, já que isso mudará significativamente nos próximos dois a três anos, disse a pesquisa.
7. Ignorar questões de governança
Blockchains públicos exigem governança dos CIOs, observou o relatório, enquanto a governança para Blockchains privados e autorizados é normalmente tratada pelo proprietário.
Governança em Blockchains públicos como Ethereum e Bitcoin é principalmente voltada para questões técnicas. Comportamentos humanos ou motivação raramente são abordados. Os CIOs devem estar cientes do risco que as questões de governança de blockchain podem representar para o sucesso de seu projeto. Especialmente organizações maiores devem pensar em unir-se ou formar consórcios para ajudar a definir modelos de governança para o Blockchain público.
Escreva seu comentário