US$5,72 bilhões é a projeção para o mercado global de Data Fabric em 2027. Saiba mais detalhes!
A modernização está acontecendo e o uso de dados está aumentando. Mas o que isso significa? De acordo com projeções do relatório “Data Fabric Global Market Report 2023” da Business Research Company, o mercado global de Data Fabric atingirá US$ 5,72 bilhões em 2027, indicando um crescimento de 25,5% na adoção dessa tecnologia nos próximos quatro anos.
Essa estimativa confirma que o mercado está passando por uma revolução na gestão de dados, com Data Fabric emergindo como uma solução abrangente para o gerenciamento e integração de dados, de acordo com o Gartner. A abordagem usa metadados para observar, analisar e sugerir soluções.
Entenda mais sobre o termo:
O que é Data Fabric na TI?
O glossário do Gartner define o Data Fabric (ou Malha de Dados) como um projeto emergente de gerenciamento de dados que oferece suporte a casos de uso operacionais e analíticos, fornecidos em várias plataformas e processos de implantação e orquestração.
Em outras palavras, o Data Fabric é uma arquitetura de dados que simplifica o acesso às informações, oferecendo uma experiência de uso unificada e otimizando os processos de gerenciamento e integração.
As malhas de dados também estão fornecendo suporte a uma ampla combinação de estilos de integração de dados e estão fazendo uso de metadados ativos, gráficos de conhecimento, semântica e Machine Learning para aprimorar o design e a entrega de informações.
Essa prática envolve desafios, vantagens e previsões para os próximos anos. Veja a seguir:
Quais são os desafios de adotar uma abordagem de Data Fabric?
Cada vez mais, as empresas estão identificando no Data Fabric uma solução para otimizar a prática de governança de dados. Contudo, sua implementação está relacionada a desafios que precisam ser superados, como a necessidade de uma mudança cultural para entender de forma mais abrangente o valor estratégico do Data Fabric e estabelecer o gerenciamento adequado das informações, por exemplo.
Embora os desafios existam (e demandem tempo, mudanças, inovações e investimentos), os clientes da sua revenda também podem se beneficiar de diferentes maneiras.
Quais são as vantagens do Data Fabric?
Essa abordagem, impulsionada pela digitalização em curso nas grandes empresas, possibilita:
- Alertas e recomendações acionáveis;
- Mais confiança aos usuários empresariais na análise de informações;
- Simplificação dos processos para que os desenvolvedores possam atuar com êxito;
- Mais agilidade, escalabilidade e flexibilidade;
- Maximização do valor dos dados;
- Cultivo de uma cultura orientada por dados;
- Maior capacidade de acessar, analisar e interpretar dados em tempo real;
- Visões unificadas dos dados;
- Criação de uma base sólida para a tomada de decisões estratégicas;
- Identificação de oportunidades e ameaças nos negócios.
Leia mais sobre segurança de dados e veja como manter os dados protegidos em 2024.
Para concluir, o Data Fabric representa uma abordagem moderna que marca um avanço significativo na gestão e utilização de dados.
As empresas, especialmente aquelas que lidam com volumes massivos de dados, como os setores de finanças, telecomunicações, varejo e transporte, poderão encontrar muitas vantagens, de modo a transformar seus negócios e a forma como aproveitam os dados.
O mercado espera uma aceleração cada vez mais rápida na adoção dessas soluções nos próximos anos. Sua revenda de TI está preparada para atender essas demandas e capacitar seus clientes?
*Fonte: Revista InforChannel, edição 76.
Escreva seu comentário