A governança de dados é fundamental para o seu negócio e só se tornará mais necessário no futuro próximo.
A governança de dados é a iniciativa que uma empresa toma para criar e impor um conjunto de regras e políticas relacionadas a seus dados, arquivos. Essas políticas abrangem questões como:
- Atribuir responsabilidade aos funcionários responsáveis pelos ativos de dados;
- Conceder ou restringir o acesso aos dados, conforme necessário;
- Manter os dados de maneira a garantir precisão e consistência;
- Armazenar seus dados com segurança;
- Fazer backup de seus dados corretamente;
- Proteger seus dados contra ameaças internas e externas.
Para proteger os dados contra criminosos cibernéticos e usá-los de acordo com as leis de compartilhamento, você deve priorizar sua governança. Mas a implementação de políticas de governança de dados precisa ser um esforço de toda a empresa.
Objetivos de Governança de Dados
Há muitas metas definidas por meio da governança de dados. O objetivo maior é ajudar as pessoas da organização a aceitar o processo de governança. Algumas das etapas que levam a isso são descritas abaixo.
Tomada de decisão informada: Uma boa governança de dados ajudará na tomada de decisões. Isso tornará os tomadores de decisão mais confiantes porque estão baseando suas decisões em dados consistentes e confiáveis.
Segurança: Um dos principais objetivos de qualquer plano de governança de dados é a segurança. Isso inclui definir e verificar os requisitos para políticas de distribuição de dados, mas também manter a vigilância contra ataques cibernéticos externos. Isso tudo deve entrar em um plano de continuidade de negócios, que nenhuma empresa deve ficar sem.
Rentabilidade: Não é segredo que os dados podem ser monetizados e a governança de dados ajuda a aproveitar ao máximo esse potencial. Sempre há um potencial para que as informações da empresa permitam ser rentabilizadas, e esse potencial é mais provavelmente realizado por meio de uma governança eficaz.
Prestação de contas: Para garantir que os dados sejam administrados para apoiar essas metas e outros, deve haver responsabilidade. Os sistemas não ligam e funcionam sem supervisão. Deve haver alguém designado para gerenciar, monitorar e relatar a qualidade das informações.
Manutenção Eficiente: Os dados devem ser gerenciados para atingir qualquer meta. Portanto, ter um plano de governança de dados em prática ajuda a fornecer aos supervisores os meios para cumprir quaisquer objetivos que a organização tenha decidido. Naturalmente, isso evita ter que trilhar a mesma estrada duas vezes ou refazer algo que não foi completamente pensado.
Disponibilidade: Ter dados disponíveis para todos os que precisam em uma organização também contribuirá para funcionários melhores e mais produtivos. Quanto menos obstáculos forem necessários, e quanto mais seguros e precisos forem os dados, melhor será o trabalho resultante.
Por que a governança de dados é importante?
A falta de governança efetiva de dados dentro de uma empresa garante uma coisa: a existência de dados ruins. Esses dados ruins se manifestam em definições inconsistentes, duplicatas, campos ausentes e outros dados clandestinos. Esses são problemas claros que devem ser resolvidos. A seguir, seguem os 3 principais benefícios que destacam por que essa questão é importante:
1. A governança de dados economiza dinheiro
Ter esse planejamento aumenta a eficiência e reduz os erros em seu banco de dados, dando à sua empresa um banco sólido para trabalhar. Além disso, ela economiza um tempo precioso que, de outra forma, seria usado para corrigir os dados existentes. E tempo economizado é dinheiro economizado.
Ela também força uma empresa a definir claramente seus dados principais e as regras que os governam. O início de um projeto de governança de dados é uma oportunidade de ouro para colocar todos na mesma página. A aplicação disso garante maior eficiência operacional ao longo do tempo.
2. Má governança é arriscada
A falta de governança de dados eficaz é uma preocupação de segurança por dois motivos: riscos de segurança externos associados a dados sujos e não estruturados e problemas de conformidade normativa.
Dados ruins e mal estruturados representam um risco de segurança pela simples razão de que, se houver dados sujos obstruindo seu banco, como você pode saber quando algo está errado e como você pode monitorar com eficiência quais dados estão em risco?
Boas práticas e ferramentas de controle de dados facilitam o monitoramento do que está acontecendo em seu banco de dados e facilitam a visualização de quais áreas podem estar em risco.
3. Boa governança fornece clareza
Tome um segundo para imaginar o que a garantia de dados perfeitos significaria para o seu negócio. A governança de dados eficaz fornece a tranquilidade de que os dados são geralmente limpos, padronizados e precisos. Os efeitos disso refletem em toda a empresa.
Aqui estão alguns dos benefícios que essa clareza proporcionará:
- Garantia de que suas métricas são precisas - como estão seus KPIs?
- Insights sobre quais são as suas métricas mais importantes;
- Maior confiança em suas análises.
A chave para a governança de dados é a colaboração eficaz. A ferramenta certa de governança de dados deve andar de mãos dadas com esses princípios. Certifique-se de que a ferramenta que você está avaliando seja fácil de usar para empresas e usuários de TI, permite a colaboração perfeita entre as equipes e é flexível o suficiente para evoluir com suas necessidades de negócios em constante mudança.
Escreva seu comentário