BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é cultura ciber-resiliência e como implementá-la nas empresas?

Entenda tudo sobre o conceito de cultura ciber-resiliência e entenda a sua importância.  

As empresas vêm enfrentando uma série de ataques cibernéticos nos últimos anos. O Relatório de 2023 de Pesquisa Global da Fortinet mostra que as violações estão cada vez mais frequentes. 84% das organizações foram alvo de uma ou mais violações nos últimos 12 meses. 

Nesse mesmo período, cerca de 48% das empresas alegaram ter sofrido ciberataques que custaram mais de US$ 1 milhão para serem remediados. Ou seja, além da frequência, o prejuízo financeiro desencadeado pelos ataques virtuais também é cada vez maior. 

Neste artigo você acompanhará os seguintes tópicos: 

  • O que é ciber-resiliência?  
  • Por que as empresas devem estabelecer uma cultura de ciber-resiliência?    
  • Como inserir a cultura ciber-resiliência em uma empresa? 

Continue acompanhando. 

O aumento contínuo de ameaças virtuais e as mudanças complexas que vêm ocorrendo no mercado exaltam a importância de estabelecer uma cultura ciber-resiliente, especialmente porque 68% das organizações afirmam enfrentar outros riscos devido à escassez de habilidades em cibersegurança.  

O termo “ciber-resiliência” está se popularizando nas empresas que se preocupam em proteger seus dados, processos, sistemas e dispositivos contra potenciais ameaças.  

Um relatório realizado pela Tempest apontou que cerca de 69% das corporações têm olhado para a ciber-resiliência com mais cuidado, e, consequentemente, estão aumentando seus investimentos na categoria. 

Para entender o que significa essa prática e descobrir como ajudar seus clientes a estabelecê-la nos seu negócio, continue acompanhando o conteúdo abaixo:  

O que é ciber-resiliência? 

A cultura ciber-resiliência é uma prática que combina segurança e resiliência corporativa para lidar com ataques virtuais, ameaças e outras ações maliciosas que possam provocar danos consideráveis a empresa ou ao cliente.  

Essa combinação tem como propósito identificar ameaças antes que elas se consolidem, assim como garantir que as empresas tenham um plano a ser executado caso sofram algum ataque cibernético e saibam tomar decisões claras para minimizar danos. 

Fazer cursos

Por que as empresas devem estabelecer uma cultura ciber-resiliência?   

Visto que os ataques virtuais estão sendo aprimorados à medida que a tecnologia evolui, fortalecer a segurança corporativa deixou de ser opcional e se tornou uma necessidade, sem contar que os clientes estão cada vez mais atentos à segurança proporcionada por uma empresa.  

Estabelecer uma cultura ciber-resiliência em um negócio, significa promover a cibersegurança e ser resiliente o suficiente para lidar com imprevistos, ameaças e outras ações que possam, de alguma maneira, prejudicar a corporação ou um usuário. 

Além disso, a ciber-resiliência é uma prática que ajuda em outros aspectos, como desenvolver a capacidade de inovar na segurança, agregar valor ao negócio e fortalecer a confiança com o cliente, por exemplo.  

Fique por dentro dos ataques virtuais do momento: 

Como inserir a cultura ciber-resiliência em uma empresa? 

Para introduzir essa cultura, a organização deve: 

  • Disponibilizar treinamentos para orientar as equipes quanto aos riscos que vão surgindo e as melhores práticas para prevenir ameaças; 
  • Investir continuamente em soluções, sistemas e ferramentas de cibersegurança; 
  • Identificar potenciais ameaças antes que elas se instaurem e causem prejuízos; 
  • Contar com soluções de fabricantes que carreguem a mesma cultura; 
  • Estabelecer objetivos claros e simples quanto a segurança corporativa. 

Em conclusão, a cultura ciber-resiliência é uma prática que visa fortalecer a segurança no ambiente corporativo, ao mesmo tempo em que ajuda os diretores, as equipes e os profissionais de TI a serem resilientes nas tomadas de decisões. Ou seja, unindo a capacidade de ser resiliente com a cibersegurança, as empresas podem lidar com mais agilidade e confiança com ciberataques, identificar ameaças e inovar cada vez mais nessa categoria.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!