BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

3 dicas para deter ataques de phishing em 2023

Os ataques de phishing estão aumentando cada vez mais. O que é possível fazer para detê-los? Acompanhe o conteúdo para descobrir. 

Para muitos usuários e empresas, receber e-mails de usuários se passando por uma marca de confiança ou até mesmo por um conhecido, já se tornou comum nos últimos anos. Os ataques de phishing estão aumentando cada vez mais e o Brasil vem se tornando o principal alvo de golpes dessa categoria. 

Entenda mais detalhes sobre esse assunto acompanhando os seguintes tópicos: 

  • O que é a ameaça de phishing?   
  • Como deter os ataques de phishing? 

Embora os e-mails phishing sejam antigos e conhecidos, eles ainda são eficazes. De acordo com estudos realizados pela Hoxkunt, as ameaças virtuais por e-mail representam cerca de 90% de todas as violações de dados na internet. 

Foi em meio a pandemia que os ciberataques se intensificaram. Um relatório criado pela Kaspersky em 2020 constatou que um em cada cinco brasileiros sofreu ao menos uma tentativa de ataque phishing. Ao todo, foram mais de 38 milhões de acessos a sites fraudulentos – uma média de 1,5 mil tentativas por minuto. 

Em 2021 o cenário não foi diferente. A Avast identificou, por meio de uma pesquisa, que nesse período, 55% dos participantes foram vítimas dessa ameaça cibernética – um aumento de 41% em relação ao ano anterior. 

Mesmo com a pandemia chegando ao fim, em 2022, os ataques de phishing se mantiveram. Um relatório divulgado pela ESET detectou um crescimento de 226% somente no primeiro semestre do ano.  

Veja outros conteúdos interessantes sobre esse assunto: 

Com base nesses dados e estatísticas, a previsão para 2023 e para os anos seguintes, é que o índice de ataques cibernéticos phishing continue crescendo, alcançando não somente a caixa de entrada do e-mail, como chegando aos aplicativos de mensagens, como WhatsApp, por exemplo. 

Vamos conversar mais sobre esse assunto? Continue acompanhando o conteúdo a seguir e entenda o que são os golpes virtuais por phishing e quais são as melhores estratégias para detê-los. 

O que é a ameaça de phishing?  

O termo "phishing" é uma associação à palavra em inglês "fishing" ou "pescaria", em português. Consiste na prática de pescar informações pessoais, confidenciais e financeiras de um usuário ou instituição, por meio de e-mails, mensagens e ligações fraudulentas. 

Os cibercriminosos entram em contato com a vítima como se fossem sites e empresas legítimas – também entram em contato como se fossem um conhecido – e induzem o usuário a clicar em links falsos, enviar dados e demais informações.  

A semelhança com a escrita e layout originais costuma ser tão grande que muitas pessoas chegam a clicar nas mensagens sem perceber que está sofrendo um ataque virtual. Por essa razão, se atentar a todos os detalhes e seguir melhores práticas para não ser mais uma vítima, é fundamental.

Fazer cursos  

Como deter os ataques de phishing? 

Já que os ataques de phishing estão cada vez mais presentes na nossa realidade, não há outra alternativa a não ser detê-los. Para isso, seguir as seguintes práticas pode ser a melhor estratégia para se manter seguro:

1. Investir em softwares de segurança 

Contar com softwares e ferramentas de cibersegurança é fundamental para manter as ameaças virtuais longe dos dispositivos e de contas pessoais e corporativas. Essas soluções são vitais para proteger documentos, e-mails e informações que possam ser de interesse dos hackers. 

2. Entender os diferentes tipos de ataques de phishing

Existem vários tipos de ataques de phishing e reconhecê-los é fundamental para não ser mais uma vítima dessa ameaça.  

Por meio do e-mail phishing, por exemplo, os cibercriminosos enviam e-mails com anexos que acompanham malwares capazes de contaminar o sistema e o dispositivo. A partir daí, passam a acessar as informações que precisam. 

Além dessa, existe outra estratégia de phishing chamada de "smishing" (combinação de SMS e phishing) em que os hackers enviam mensagens de texto (SMS) com links maliciosos que levam a vítima a um site em que é induzida a revelar dados confidenciais.  

O "phishing de mídia social" também está mais presente do que nunca. Nessa categoria os ataques são executados em redes sociais – como Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn – com o objetivo de controlar a rede do usuário e usá-la para postar mensagens e direcionar novos usuários para uma outra conta ou link. 

3. Treinar os times para identificar tentativas de phishing

Os cibercriminosos entenderam que os ataques de phishing podem ser muito lucrativos e, por essa razão, estão mais focados em obter informações sigilosas de diversas empresas através de seus funcionários.  

Tendo o quadro de colaboradores como alvo, os especialistas em cibersegurança indicam que a melhor maneira de combater os ataques virtuais é fornecer treinamento de conscientização para toda a equipe. Essa prática não ajuda somente na identificação precoce de ataques como também fortalece a segurança corporativa. 

As instituições devem guiar seus colaboradores e oferecer precauções básicas, como: 

  • Sempre verificar o endereço de e-mail do remetente; 
  • Não abrir e-mails de remetentes desconhecidos; 
  • Não clicar em URLs encurtadas a menos que confie na fonte; 
  • Nunca fazer login em redes Wi-Fi desconhecidas; 
  • Manter as contas corporativas e pessoais separadas; 
  • Visualizar se a URL está correta antes de acessá-la; 
  • Saber que empresas legítimas nunca solicitam senhas e informações sigilosas. 

Em conclusão, seguir essas e outras dicas de cibersegurança significa minimizar as chances de se tornar mais uma vítima da ameaça phishing e de ter os dados roubados por hackers. Com a previsão de que em 2023 e nos próximos anos os ataques dessa categoria aumentem ainda mais, quem ficar desprotegido corre o risco de cair em diversas armadilhas digitais. Colocar a proteção de seus dados pessoais e corporativos deve ser sempre a prioridade para afastar usuários maliciosos. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!