BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é CISO, quais as funções e como se tornar um?

Quer revender soluções de segurança para um CISO ou contratar o profissional certo para esse cargo? Confira o artigo de hoje. 

Com o número de ataques cibernéticos contra empresas aumentando cada vez mais, muito se fala sobre a importância de contar com uma equipe de segurança altamente qualificada e que tenha um líder especializado no assunto para direcionar o time, identificar melhorias e tomar as melhores decisões caso ocorram ciberataques, vazamento de dados e outras ações maliciosas, como um CISO, por exemplo. 

Neste conteúdo, você acompanhará estes tópicos: 

  • Quais são as funções de um CISO?  
  • O que é preciso para ocupar o cargo de CISO em uma empresa?   

A sigla para ‘Chief Information Security Officer’ (Diretor de Segurança da Informação, em português), está relacionada a um profissional que cuida da cibersegurança de uma empresa, tendo como foco principal proteger informações e dados. 

Após entender o que é CISO, continue acompanhando o texto a seguir para descobrir o que esse executivo faz e quais são os requisitos para ocupar esse cargo.  

Quais são as funções de um CISO? 

Esse profissional é responsável por uma série de funções importantes, como: 

  • Analisar erros e riscos que comprometam os dados;  
  • Tomar decisões rápidas para impedir que ações maliciosas se consolidem; 
  • Garantir que o time de TI use os dados corretamente; 
  • Prevenir fraudes e perda de dados por parte dos colaboradores; 
  • Estabelecer uma arquitetura de segurança completa; 
  • Planejar e implementar as soluções adequadas às necessidades da empresa; 
  • Gerenciar o acesso a informações; 
  • Certificar que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos dados e sistemas;
  • Disponibilizar treinamentos para a equipe de TI; 
  • Se atentar quanto ao surgimento de novas ameaças ou aprimoramento daquelas que já existem para saber como proteger os dados. 

A lista, que já é longa, deve aumentar conforme novas ameaças cibernéticas vão surgindo.  

Aproveite também para ler estes artigos: 

Fazer cursos

O que é preciso para ocupar o cargo de CISO em uma empresa? 

O profissional que deseja ocupar a cadeira de CISO em uma empresa deve, antes de mais nada, ter certificações que comprovem o seu conhecimento em cibersegurança.  

Possuir bacharel em Ciência da Computação, certificações em CompTIA PenTest+, CISSP (Certified Information Systems Security Professional) e CISM (Certified Information Security Manager), além de cursos e mestrados relacionados à área de segurança ajudam as empresas a compreenderem o nível de entendimento do candidato. 

Além dos conhecimentos técnicos, para se tornar um CISO, o profissional também deve ser uma pessoa comprometida, com ampla visão de riscos e ameaças virtuais, organizada, ética, com pensamento estratégico e com habilidades para liderar uma equipe que deve estar preparada para lidar com ameaças virtuais de diferentes proporções.  

Você também pode ser interessar por estes conteúdos: 

Como a revenda pode contribuir para o sucesso desse profissional? 

O papel da revenda é entender as necessidades de seus clientes e a partir daí, ofertar as soluções adequadas para o negócio.  

Para os CISO’s, não poderia ser diferente. Cabe a revenda saber como se comunicar com esse profissional, entendendo seus objetivos principais.  

Ofertando as ferramentas, serviços e sistemas de cibersegurança certos, a revenda pode ajudar o CISO a construir um plano resiliente e seguro, além de simplificar atividades e agregar mais valor para o negócio e, consequentemente, para esse colaborador. 

Isso significa que ao disponibilizar soluções tecnológicas de segurança, a revenda ajuda o CISO a alcançar ótimos resultados usando a tecnologia a seu favor. 

Em conclusão, o trabalho do Chief Information Security Officer é garantir que todos os dados da empresa permaneçam em segurança. Para isso, esse profissional deve antecipar ações maliciosas, identificar ameaças, preparar a equipe de TI, tomar decisões mais direcionadas, ficar por dentro dos ataques cibernéticos que estão crescendo e saber quais soluções de cibersegurança devem ser adotadas para minimizá-los.  

À medida que as ameaças virtuais crescem e evoluem, maior será a necessidade de contar com um profissional qualificado para assumir esse cargo importantíssimo nas empresas.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Profissões do futuro: cargos que estarão em destaque até 2027

A expectativa é que até um quarto dos empregos mude nos próximos cinco anos. Saiba quais profissões em TI se destacarão! 

3 profissões de TI com potencial de crescimento em 2024

Listamos três profissões para quem deseja se destacar em 2024. Veja quais são elas: 

Quatro desafios do mercado de trabalho de TI para 2023

O mercado de trabalho de TI não ficará livre de desafios em 2023. Saiba mais sobre o assunto!