BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Inteligência de ameaças cibernéticas: o que é e qual a importância para empresas?

A inteligência de ameaças cibernéticas ajuda as organizações, dando-lhes insights sobre os mecanismos e implicações das ameaças.

 

No mundo tecnologicamente desenvolvido e evoluído de hoje, indivíduos e organizações estão constantemente conectados à Internet para realizar todo tipo de transações pessoais e financeiras. A internet tornou-se tão útil que os criminosos aproveitam nossa conectividade constante para roubar nossas informações e, em muitos casos, nosso dinheiro.

Podemos citar o exemplo da Amazon, a gigante multinacional de tecnologia, que sofreu uma grande violação de segurança de dados apenas dois dias antes da Black Friday 2018. Na violação, milhões de nomes de clientes, senhas, e-mails e outras informações pessoais foram acessados ​​ilegalmente.

Quando mesmo a empresa líder em tecnologia do mundo sofre de problemas de segurança, sabemos que há um problema com a maneira como o mundo aborda a segurança.

Esse tipo de invasão continuará se as organizações não entenderem os requisitos de uma equipe de inteligência de ameaças cibernéticas e como ela deve fazer parte de uma estratégia geral de segurança cibernética para manter esses hackers e violações à distância.

O que é Inteligência contra ameaças cibernéticas?

A Inteligência de ameaças ou a Inteligência de ameaças cibernéticas (em inglês, CTI) faz parte da segurança cibernética que se concentra na análise e coleta de informações sobre os ciberataques atuais e potenciais que ameaçam a segurança de uma organização ou de seus ativos.

A Inteligência de ameaças cibernéticas é uma medida de segurança proativa que evita violações de dados ou segurança e economiza o custo financeiro necessário para limpar essa bagunça após uma violação.

O principal objetivo do CTI é fornecer às empresas um entendimento aprofundado sobre as ameaças cibernéticas que apresentam os maiores riscos para sua infraestrutura e sobre como proteger seus negócios a longo prazo. Todas as informações fornecidas pelas equipes da CTI precisam ser acionáveis ​​para fornecer suporte adequado à organização.

Importância da inteligência de ameaça cibernética

A inteligência de ameaças cibernéticas ajuda as organizações, dando-lhes insights sobre os mecanismos e implicações das ameaças, permitindo que eles construam estratégias e estruturas de defesa e reduzam sua superfície de ataque com os objetivos finais de mitigar danos e proteger sua rede.

O principal objetivo da inteligência de ameaças cibernéticas é fornecer às organizações uma compreensão mais profunda do que está acontecendo fora de sua rede, dando-lhes uma melhor visibilidade das ameaças cibernéticas que trazem mais riscos à sua infraestrutura.

Com a inteligência de ameaças cibernéticas, você pode determinar se o seu sistema de defesa de segurança pode realmente lidar com essas ameaças e melhorá-las conforme necessário.



Aqui estão outros benefícios importantes para a boa inteligência de ameaças cibernéticas em sua organização também.

1.Eficiência de custos

Com as equipes prontamente conscientes e as estratégias de defesa apropriadas, uma violação pode ser identificada e sanada muito mais rapidamente. Uma pesquisa recente mostra que os programas de inteligência contra ameaças economizaram US $ 8,8 milhões às organizações norte-americanas nos últimos 12 meses.

2.Eficiência da equipe de segurança

Uma anomalia na sua rede é sinalizada e sua equipe de segurança é alertada, eles precisam saber se é uma ameaça real ou apenas um falso positivo. A integração da inteligência de ameaças fornecerá às suas equipes mais informações sobre o que precisa ser tratado.

Além disso, vai melhorar a taxa de resposta e permitirá que elas se concentrem no que realmente importa. Isso não apenas aumentará sua eficiência no tratamento de alertas de segurança e minimiza sua carga de trabalho, mas também reduzirá a necessidade de mais pessoal.

3.Conhecimento colaborativo

O conhecimento é a única coisa que cresce depois que é compartilhado. O mesmo vale para a inteligência de ameaças. A mesma pesquisa mostra que 66% dos tomadores de decisão de segurança cibernética em organizações com programas de inteligência contra ameaças disseram que seus negócios buscam informações ou dados sobre ameaças cibernéticas ao governo.

4.Redução de Risco

Os adversários, ou qualquer pessoa com intenção e capacidade de causar danos, estão constantemente descobrindo novas maneiras de se infiltrar nas redes das organizações. A inteligência sobre ameaças fornece visibilidade desses riscos de segurança existentes e emergentes.

Ao adquirir esse conhecimento e aplicá-lo ao seu ambiente, você pode reduzir o risco de perda de dados, evitar ou minimizar interrupções nas operações de negócios e aumentar a conformidade regulatória.

5. Investindo em sua infraestrutura

Além de liberar sua equipe para outras necessidades, quando você sabe quais ameaças são mais urgentes para os seus negócios, você pode alocar mais investimentos em sua infraestrutura para resolver esses problemas importantes.

Alinhar inteligência interna, na forma de gerenciamento de vulnerabilidades e patches, com inteligência externa, é um ótimo primeiro passo para a priorização de recursos.





80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Por que a escassez de talentos em cibersegurança é um problema?

A escassez de talentos em cibersegurança pode trazer riscos significativos para as empresas. Veja mais detalhes: 

Glossário de ciberataques: entendendo as principais ameaças

Conheça todos os detalhes sobre os principais tipos de ataques cibernéticos. 

Entendendo o conceito de SSE (Security Service Edge)

As empresas estão buscando estratégias eficientes para proteger seus negócios. Entenda como o conceito de SSE pode ajudar nessa missão. 

\n", css: '', target: '#hs_form_target_module_1583526946734102_blog_subscribe_2178', formData: { cssClass: 'hs-form stacked' } });