BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Desafios e benefícios da TI verde para os clientes da sua revenda

A TI Verde está se popularizando nas empresas. Sua revenda está preparada para lidar com essa demanda?  

Sustentabilidade é o assunto do momento entre as empresas. Todas as áreas, inclusive a de TI, estão passando por melhorias para as organizações reduzirem os impactos causados no meio ambiente. 

A TI Verde surgiu no mercado em meio à necessidade de garantir que a infraestrutura de TI também pudesse fazer parte da estratégia de sustentabilidade das empresas.  

Para te deixar por dentro do assunto, hoje vamos falar sobre: 

  • O que é TI verde? 
  • Desafios da TI verde  
  • Quais são os benefícios da TI verde?  
  • Qual é o conceito de TI verde?  
  • Quais são as práticas da TI verde? 
  • Como transformar TI em TI verde? 

Continue acompanhando o conteúdo para ler todas as informações. 

O objetivo principal desse conceito é garantir que os efeitos causados na natureza por servidores, máquinas e outros recursos usados pelas equipes de TI sejam cada vez menores. 

As soluções de TI verde estarão entre as principais tecnologias a serem adotadas pelas empresas nos próximos dois anos — 36% das organizações afirmaram ter colocado essa estratégia na lista de prioridades de acordo com a IBM. 

Isso significa que os clientes que ainda não ajustaram suas infraestruturas de TI, devem começar a fazer isso a qualquer momento para promover a TI verde nos negócios e sua revenda deve estar preparada. Saiba mais:   

O que é TI verde? 

Chamamos de TI verde ou Evergreen IT, em inglês, quando uma empresa utiliza uma abordagem mais sustentável para transformar sua infraestrutura de TI.  

Ou seja, quando a organização substitui sistemas, equipamentos, materiais e processos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente por soluções mais sustentáveis e novas formas de trabalhar. 

A TI verde tem por principal objetivo minimizar os impactos causados pelas empresas na natureza, como a poluição do ar devido a emissão de carbono, por exemplo. 

Além disso, as mudanças recomendadas não visam reduzir o desempenho das empresas. Pelo contrário, a TI verde chegou para provar ao mercado que alternativas mais sustentáveis podem ser tão bem-sucedidas quanto as já usadas no dia a dia.  

É importante ajudar seu cliente a entender qual a importância de investir em uma TI verde e quais estratégias podem ser estabelecidas nos negócios. Assim como devem compreender os desafios que podem acompanhar essa tendência. Veja a seguir: 

Desafios da TI verde 

Toda mudança implementada em um negócio está ligada a desafios que devem ser superados e em relação à TI verde, não poderia ser diferente. Embora as estratégias sustentáveis e as iniciativas ESG sejam cada vez mais comuns, as empresas precisarão lidar com: 

  • A dificuldade para identificar quais tecnologias, sistemas e ferramentas sustentáveis podem substituir aquelas que já são utilizadas pela corporação; 
  • O gerenciamento de todo o ciclo de mudanças para minimizar impactos negativos; 
  • A adequação do negócio às expectativas e preferências dos clientes; 
  • A otimização dos recursos de testes para garantir que nada saia do controle. 

Sua revenda pode ajudar a superar esses e outros desafios. Para dar o primeiro passo, reservamos um artigo especial para você: cinco tecnologias sustentáveis para reduzir os impactos ambientais.  

Eu quero

Quais são os benefícios da TI verde? 

Desafios a parte, a TI verde é uma infraestrutura que também oferece benefícios capazes de: 

  • Reduzir os impactos provocados pela organização no meio ambiente; 
  • Potencializar a produtividade com a adoção de tecnologias mais ágeis — como a Nuvem; 
  • Diminuir os custos com operação, sistemas e materiais; 
  • Melhorar a reputação da empresa no mercado — 36% dos usuários preferem não comprar produtos ou contratar serviços de uma empresa que não trabalha com as práticas de ESG; 
  • Automatizar processos e tarefas com o uso de tecnologias como AI e IoT. 

No Brasil, para 61% dos líderes, os investimentos em sustentabilidade são como “soluções que ajudam a gerenciar ativos, instalações e infraestrutura para impulsionar a transição para energia limpa, gerenciamento eficiente de resíduos e descarbonização” e “soluções que ajudam a impulsionar a eficiência energética em computação e TI”, segundo a IBM 

Além desses pontos, pode ser que os seus clientes também queriam saber: 

Qual é o conceito de TI verde? 

Otimizar a infraestrutura de TI e garantir que ela seja mais sustentável, sem que isso prejudique o desempenho das empresas. O objetivo da TI verde é minimizar, ao máximo, os efeitos provocados na natureza pelas equipes de TI. 

Quais são as práticas da TI verde? 

Adotar novas formas de trabalhar, assim como tecnologias mais sustentáveis para compor a infraestrutura de TI e, dessa maneira, reduzir os impactos provocados no meio ambiente pelas máquinas, sistemas, ferramentas e demais recursos usados pelas equipes do setor. 

Como transformar TI em TI verde? 

A empresa que deseja contar com uma TI verde deve substituir processos e tecnologias que prejudicam o meio ambiente por opções mais sustentáveis, assim como reduzir o consumo de energia, efetuar o descarte correto de materiais e encontrar outras melhorias. 

Com base nessas informações, deu para notar a importância de conversar sobre esse tema com seus clientes? Essa abordagem sustentável está sendo vista como uma das principais tendências para os próximos anos e sua revenda precisa estar preparada para atender todas as demandas. 

Ofertar as soluções adequadas nesse novo cenário movido a estratégias mais sustentáveis, será crucial para garantir o sucesso e melhorar ainda mais a imagem de seus clientes no mercado.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Oportunidades e riscos da internacionalização de soluções de TI

Tudo o que sua revenda precisa saber sobre a internacionalização de soluções de TI está aqui! 

3 boas práticas para otimizar seu portfólio de serviços de TI

Potencialize o sucesso da sua revenda: veja estratégias para tornar suas ofertas mais atrativas para seus clientes. 

Dados escaláveis: o que são e por que desbloqueá-los?

Acompanhe o artigo para descobrir a importância dos dados escaláveis para os negócios.