BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Automação: o que é e qual o papel na Transformação Digital?

Com a aceleração da Transformação Digital, a automação assume um papel super importante. Entenda mais detalhes sobre o assunto: 

Impulsionadas pelo objetivo de gerenciar melhor os serviços, gerar valor e alcançar a eficiência operacional, muitas empresas estão recorrendo à automação. Isso vem acontecendo desde o período de pandemia, em que a Transformação Digital acelerou e as instituições precisaram passar por diversas transformações e reavaliações para se adequarem às mudanças estabelecidas nesse período.  

Neste artigo, você acompanhará os seguintes tópicos: 

  • O que é automação e qual seu objetivo?  
  • Quais tipos de automação existem?  
  • Como a automação pode ajudar as empresas?  
  • Por que a automação é importante na Transformação Digital? 

As empresas têm enxergado a automação como uma ferramenta para facilitar e agilizar tarefas, substituindo processos contínuos por operações mais ágeis e simplificadas nas mais variadas verticais. 

A automação, portanto, agora tem um papel super importante na Transformação Digital, uma vez que representa para o mercado uma nova forma de fazer negócio, auxiliando em múltiplos fatores, inclusive na redução de custos. 

De acordo com o Gartner, essa será uma das áreas de maior investimento nos próximos anos. Suas pesquisas indicam que grande parte dos líderes planejam priorizá-la nos seus negócios.  

Leia outros artigos relacionados ao assunto: 

Vamos conversar mais sobre esse assunto? Continue acompanhando o conteúdo abaixo: 

O que é automação e qual seu objetivo? 

A automação é uma prática que consiste em usar a tecnologia para transformar tarefas padronizadas e pouco flexíveis em processos mais rápidos e descomplicados, sem a necessidade de assistência humana.  

Seu objetivo é agilizar atividades, aumentar a produtividade e gerar valor em diferentes áreas, por isso, vem sendo implementada em verticais de TI, manufatura, indústria, varejo e agricultura, por exemplo. 

Quais tipos de automação existem? 

Um exemplo de automação são os chatbots para atendimento ao cliente. Entendendo a urgência e ansiedade de seus clientes para tirar dúvidas e solucionar problemas, lojas, escritórios, e-commerces e outras empresas estão implementando essa tecnologia, com o objetivo, principalmente, de garantir que seus clientes não fiquem esperando para serem atendidos.  

Outro exemplo, dessa vez na vertical de saúde, são os sistemas criados pelos planos de saúde para garantir que os seus pacientes consigam agendar consultas e exames de qualquer lugar, de um jeito bem menos burocrático e prático. Várias outras funcionalidades e informações também estão atribuídas a essas plataformas visando sempre facilitar o dia a dia dos usuários. 

Na agricultura, o tipo de automação é um pouco diferente dessas. A tecnologia ajuda a monitorar e controlar a produção, o solo e o plantio usando sistemas inteligentes, máquinas, drones e sensores para identificar pragas, manter o padrão de qualidade e reduzir o trabalho manual.  

Quero conhecer

Como a automação pode ajudar as empresas? 

  • Automatizando e otimizando os fluxos de trabalho; 
  • Aumentando a produtividade; 
  • Facilitando suas demandas; 
  • Acompanhando os desafios operacionais; 
  • Cortando gastos desnecessários; 
  • Alcançando a eficiência operacional;  
  • Impulsionando resultados. 

É válido ressaltar que embora a lista de vantagens esteja crescendo cada vez mais, isso não quer dizer, necessariamente, que os profissionais devem ser substituídos. É uma estratégia que, sendo implementada da maneira certa, pode garantir que os times fiquem mais focados em projetos e tarefas que tragam lucro e resultados para as empresas, já que não precisarão passar tanto tempo executando atividades repetitivas.  

Por que a automação é importante na Transformação Digital? 

A Transformação Digital está acelerando e isso é um fato. A automação, no entanto, faz com que ela acelere ainda mais, ajudando as organizações no processo de se adequar a uma nova realidade amplamente tecnológica, além de tornar as mudanças mais simples, permitindo que as empresas foquem mais em inovação. 

Em conclusão, a automação é uma tecnologia que usa padrões para trazer mais simplicidade e agilidade, otimizando processos e, consequentemente, aumentando a performance e os resultados. Por ser uma medida interessante para melhorar os fluxos de trabalhos e obter ganhos de eficiência, ela assumiu um papel essencial na Transformação Digital e promete desencadear outras mudanças significativas no mercado.     

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!