BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Crescimento dos investimentos em Cloud Computing: quais modelos “as a service” utilizar?

Muitas empresas estão adquirindo recursos de computação em nuvem para manter a continuidade de suas operações com a adoção do trabalho híbrido. Veja as opções de modelo desse serviço que podem ser adquiridas.

 

As demandas por Nuvem aumentaram de forma acelerada no ano passado devido a crescente adoção do trabalho remoto pelas empresas. Desse modo, passou a ser fundamental fornecer os recursos e infraestrutura necessários para que os colaboradores possam executar todas as suas funções no modelo híbrido de trabalho, ou seja, tanto no escritório quanto no home office.

Essa nova realidade fortaleceu o papel da Computação em Nuvem no dia a dia das empresas como uma ferramenta essencial para o sucesso dos negócios. Ela é vista como potencializadora de outras tecnologias e permite que as organizações modernizem seus processos e operações.

De acordo com o relatório “2020 State of the Cloud” com base em 750 tomadores de decisão e usuários de serviços em Nuvem, 26% dos entrevistados aumentaram significativamente o uso dessa tecnologia após o coronavírus. 61% pretendem migrar mais dados para Cloud ainda esse ano.

Além disso, a IDC apontou como protagonista para este ano a estratégia Multicloud que nada mais é que a combinação de vários tipos de nuvem para que as empresas tenham flexibilidade para escolher quais opções utilizar.

No entanto, ainda que o uso da Cloud esteja aumentando, muitas empresas ainda contratam esse serviço de forma desordenada, não possuindo uma estratégia direcionada para conseguir utilizar os melhores serviços de acordo com as suas necessidades.

Atualmente, além dos modelos de serviços mais conhecidos como o IaaS, PaaS e SaaS, há inúmeras outras possibilidades disponíveis para que as empresas possam contratar. Esse conceito evoluiu, surgindo o termo XaaS, que significa justamente Everything as a Service, ou seja, “Qualquer coisa” como serviço. A partir dele qualquer função de TI pode ser transformada em serviço para o consumo corporativo.

Você já conhecia o termo XaaS? Sabe como ele pode ser utilizado pelas empresas? Para ajudar sua revenda de TI a entender melhor sobre este assunto, preparamos este conteúdo com as informações necessárias sobre o crescimento dos investimentos em Nuvem e as novidades sobre os modelos disponíveis. Desse modo é possível escolher corretamente qual deles é melhor para os negócios. Boa leitura!

O que é XaaS e quais os seus benefícios?

Everything as a Service (XaaS) indica que qualquer função de TI pode ser transformada em serviço e oferecido via internet de forma flexível, sem compra ou licença inicial. 

Desse modo, as empresas podem usufruir de soluções em Nuvem por meio de demandas específicas, ao invés de precisar realizar uma nova compra cada vez que necessitasse de um novo recurso.

Ainda que a computação em Nuvem tenha começado com apenas seus três serviços principais - PaaS, IaaS e SaaS - nos dias atuais a capacidade de entrega às empresas é muito maior. 

É possível fornecer qualquer demanda pela nuvem. Esse tipo de serviço oferece mobilidade e flexibilidade para que os colaboradores acessem suas informações e arquivos corporativos a qualquer hora e lugar, permitindo que o home office seja realizado sem problemas. 

Desse modo, o XaaS se tornou o responsável pelo envolvimento dos mais diversos modelos de negócios fundamentados na prestação de serviços, que utilizam como infraestrutura local a internet e a tecnologia de cloud computing.

Esse conceito pode proporcionar grandes benefícios para as empresas, tais como:

  • Aumento da produtividade: qualquer serviço de TI pode ser movido e estruturado completamente na nuvem. Assim os colaboradores conseguem acessá-los de qualquer dispositivo e lugar, basta que estejam conectados à internet;
  • Redução de gastos e aumento dos lucros: o XaaS elimina diversos gastos, como o de aquisição de novos equipamentos, licenças, manutenção, entre outros. Desse modo, a organização pode contratar o recurso de TI que necessita por meio da Nuvem, pagando apenas pelo o que utilizar;
  • Flexibilidade e escalabilidade: graças aos benefícios da Cloud Computing, o XaaS fornece flexibilidade e escalabilidade ágil para que as empresas possam aumentar ou reduzir os recursos contratados de acordo com a alteração de suas demandas.

Quais os novos modelos de serviço em Nuvem?

Graças às possibilidades do Everything as a Service, inúmeras novidades relacionada a entrega de recursos em Nuvem se tornaram possíveis. Confira as alternativas de serviços disponíveis para que seus clientes consigam escolher as melhores para seus negócios:

Comunicação como Serviço (CaaS)

A comunicação é peça-chave para o sucesso de qualquer negócio. Com o isolamento social e o trabalho remoto ela se tornou ainda mais importante e um desafio para as empresas. 

Para que seja possível manter uma comunicação rápida, segura e sem interrupções entre os colaboradores, as empresas podem contar com os serviços de comunicação na Nuvem por meio de recursos como o VoiP.

Monitoramento como Serviço  (MaaS)

Outra novidade fornecia como serviço na Nuvem que pode contribuir diretamente com o trabalho remoto é o monitoramento como serviço.

É possível que os gestores de TI controlem toda a infraestrutura, acessos dos usuários aos sistemas e dados corporativos e ainda controlem os custos da empresa com a Nuvem. O MaaS oferece uma visão geral do ambiente e possibilita esse controle por demanda.

Desktop como Serviço (DaaS)

Por meio desse serviço, as empresas podem economizar com a compra de novos equipamentos mais modernos e robustos. Os colaboradores conseguem acessar todos os recursos necessário no home office até mesmo por meio de dispositivos domésticos mais simples.

Isso é possível pois a virtualização proporcionada pelo DaaS fornece sistemas de desktop virtuais que são capazes de realizar várias tarefas sem exigir máquinas robustas.

O XaaS passou a ser um modelo operacional de TI que impulsiona os negócios digitais, libertando os diretores do estigma da TI como centro de custos. Nesse momento de isolamento social e incertezas econômicas, ele se tornou essencial para que as empresas consigam manter suas operações mesmo à distância e com baixos investimentos. 

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

4 motivos para ofertar soluções SASE para seus clientes

Por que sua revenda de TI deveria incluir as soluções SASE no portfólio de soluções? Listamos quatro bons motivos para você considerar o assunto. 

Hybrid multicloud e seu potencial de transformação

Flexibilidade, escalabilidade, otimização de custos e segurança são alguns dos benefícios da HybridMulticloud. Confira mais detalhes! 

Entendendo o conceito de SSE (Security Service Edge)

As empresas estão buscando estratégias eficientes para proteger seus negócios. Entenda como o conceito de SSE pode ajudar nessa missão. 

\n", css: '', target: '#hs_form_target_module_1583526946734102_blog_subscribe_8298', formData: { cssClass: 'hs-form stacked' } });