BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

SaaS, PaaS, IaaS: quais as diferenças e o ideal para seus clientes?

Entenda como diferentes serviços de Computação em Nuvem são utilizados e ofereça a solução certa para cada um de seus clientes.

Sabemos que a Nuvem se refere a como e onde os dados são armazenados - e talvez mais importante, onde não estão. A Nuvem permite que software e serviços sejam executados na Internet, em vez de apenas localmente em um dispositivo, porque os dados são armazenados remotamente em uma variedade de servidores diferentes.

Esses softwares e serviços podem ser acessados ​​em qualquer navegador da Internet ou através de aplicativos online que podem ser acessados ​​em diferentes dispositivos.

Como você já deve saber, a Nuvem é um grande negócio. Você também pode estar se perguntando, como esses serviços baseados em Nuvem são criados? Você aprenderá como diferentes serviços de Computação em Nuvem são usados ​​para criar as tecnologias que você usa todos os dias.

IaaS vs. PaaS vs. SaaS: Qual é a diferença?

IaaS, PaaS e SaaS representam as três principais categorias de Computação em Nuvem (Cloud Computing). Trata-se da prática de usar uma rede de diferentes servidores que hospedam, armazenam, gerenciam e processam dados online. Aqui está um resumo das diferentes maneiras pelas quais as empresas estão monetizando a Computação em Nuvem para oferecer aos clientes diferentes tipos de serviços online:

IaaS

IaaS significa infraestrutura como serviço, em tradução livre do inglês. Refere-se aos recursos de infraestrutura baseados em Nuvem que são entregues às organizações por meio da tecnologia de virtualização que ajuda as organizações a criar e gerenciar seus servidores, rede, sistemas operacionais e armazenamento de dados.

Os clientes de IaaS podem controlar sua própria infraestrutura de dados sem precisar gerenciá-la fisicamente no local. Em vez disso, eles podem acessar e armazenar dados nos servidores por meio de um painel ou API (interface de programação de aplicativos).

O que o IaaS faz?

O IaaS ajuda as empresas a construir e gerenciar seus dados à medida que crescem, pagando pelo espaço de armazenamento e servidor necessário para construir hardware ou software, sem ter que realmente hospedar e gerenciar os próprios servidores no local. Os produtos IaaS compõem as bases da construção de novas tecnologias entregues na Nuvem.

Conheça o K•NOW!

Prós e contras de IaaS

A infraestrutura em Nuvem IaaS oferece às empresas e administradores o maior nível de controle e poder sobre software e hardware, mas eles também serão responsáveis ​​por garantir que estejam tecnologicamente seguros e funcionando corretamente para evitar interrupções em partes críticas das operações da sua empresa.

PaaS

PaaS significa "plataforma como serviço". Refere-se a serviços de plataforma baseados em Nuvem que fornecem aos desenvolvedores uma estrutura que eles podem usar para criar aplicativos personalizados.

Dessa maneira, o PaaS não fornece software pela Internet, mas fornece uma plataforma online acessível a diferentes desenvolvedores para criar software entregue pela Internet.

O que o PaaS faz?

Os produtos PaaS permitem que os desenvolvedores construam aplicativos personalizados on-line sem precisar lidar com o serviço, armazenamento e gerenciamento de dados.

Prós e contras de PaaS

A maior vantagem do modelo PaaS é a quantidade de controle que ele fornece aos administradores de TI sobre o software e os aplicativos da plataforma que estão sendo construídos. A desvantagem do modelo PaaS é que você só pode controlar o que é construído na plataforma - se houver uma falha ou problema no hardware ou sistema operacional em que a plataforma é construída, ele removerá o software com eles.

SaaS

"SaaS" significa "software como serviço". Refere-se ao software baseado em Nuvem que é hospedado on-line por uma empresa e está disponível para compra com base em assinatura e é entregue via Internet.

O que o SaaS faz?

Os produtos SaaS estão entre os serviços de Computação em Nuvem mais usados ​​pelas empresas para construir e expandir seus negócios. O SaaS é fácil de usar e gerenciar, e é altamente escalável, pois não precisa ser baixado e instalado em dispositivos individuais para implementá-lo em uma equipe ou empresa inteira. Isso é particularmente útil para equipes globais distribuídas de pessoas que não trabalham em estreita proximidade física.

Prós e Contras de SaaS

A maior vantagem do uso de produtos SaaS é a facilidade de instalação e o uso deles: como os produtos SaaS são baseados na Nuvem, tudo o que você precisa fazer é fazer logon online para começar a acessar os aplicativos online e começar a usá-los, sem a necessidade local. hospedando o software em servidores nas instalações do seu escritório ou empresa.

No entanto, essa facilidade de uso se presta à desvantagem do uso de produtos SaaS: Quando você usa um produto SaaS, não tem controle sobre a infraestrutura baseada em nuvem em que é executado.

Se comparar o SaaS e o PaaS, nos dois produtos existe o risco de problemas externos de dados de gerenciamento comprometerem a funcionalidade ou a segurança das ferramentas que você está usando. O SaaS é o melhor para empresas que buscam uma facilidade de uso pronta para uso, e o PaaS é o melhor para empresas que procuram criar uma solução em uma rede existente.


80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias!