BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios. 

A Nuvem Híbrida vem sendo adotada por empresas de diferentes verticais que têm como objetivo equilibrar eficiência operacional e inovação. Contudo, de acordo com a IBM, 71% dos executivos enfrentam dificuldades ao tentar aproveitar todo o potencial de uma Transformação Digital sem ter uma estratégia sólida de nuvem híbrida em vigor. 

Isso significa que embora essa solução de armazenamento ofereça bons benefícios, o gerenciamento de operações de negócios em um ambiente híbrido acompanha dificuldades expressivas que precisam ser enfrentadas. 

Nesse cenário, a implementação de uma estratégia robusta de gerenciamento de riscos mostra-se crucial para maximizar os benefícios da nuvem híbrida, ao mesmo tempo em que reduz vulnerabilidades. 

Este artigo explora três maneiras de estabelecer uma estratégia sólida de nuvem híbrida. Saiba quais são elas a seguir. 

Construindo uma estratégia eficiente de nuvem híbrida 

Veja quais elementos são fundamentais para otimizar as oportunidades com essa solução: 

Aprimorar a segurança e proteger dados críticos contra ciberameaças 

Em um ambiente empresarial cada vez mais digital, interconectado e que tem impulsionado a crescente sofisticação das ameaças virtuais, a proteção de dados críticos se tornou uma das grandes prioridades das corporações. 

Com o custo médio global de uma única violação de dados atingindo US$4,45 milhões —um aumento de 15% em 3 anos —, conforme relevado pelo estudo Cost of Data Breach Report 2023 da IBM, a importância de uma abordagem proativa torna-se ainda mais evidente. 

Agora, diante desta nova realidade, as empresas precisam definir uma estratégia de gestão de dados robusta para assegurar que estejam preparadas para enfrentar o impensável.  

Manter-se à frente das ameaças, no entanto, exige mecanismos de resposta integrados em seus ambientes de nuvem híbrida para agir o mais rápido possível diante de incidentes de segurança. 

Ao menos 51% das organizações planejam aumentar os investimentos em segurança como resultado de uma violação, incluindo planejamentos e testes de resposta a incidentes (RI), treinamento de funcionários e ferramentas de detecção e respostas a ameaças. 

Aprimorar a segurança na nuvem híbrida não apenas visa mitigar riscos, como também proporcionar uma defesa poderosa contra ciberataques, mantendo os dados confidenciais e as cargas de trabalho seguras. 

Conheça mais

Leia também: 8 maneiras de prevenir a violação dos dados 

Integrar práticas de conformidade 

Estabelecer práticas de conformidade nos negócios também se tornou uma necessidade imperativa para as empresas que buscam evitar custos extraordinários.  

A análise da IBM também revela uma correlação direta entre altos níveis de não conformidade e custos significativamente elevados em casos de violação de dados. Empresas com deficiências em suas práticas de conformidade enfrentam um aumento de 12,6% nos custos associados a incidentes de segurança, o que destaca a importância crítica de manter padrões regulatórios rigorosos. 

Para enfrentar esses desafios, contar com soluções que ofereçam controles integrados e garantam conformidade contínua é uma boa estratégia para os negócios. Principalmente porque essas soluções não apenas abordam as preocupações de segurança, mas também facilitam a adaptação às mudanças normativas.  

Além disso, integrar práticas de conformidade com a nuvem híbrida também é uma medida fundamental para promover sustentabilidade e resiliência dos negócios no cenário atual. 

Fortalecer a resiliência para sustentar a continuidade operacional dos negócios 

Manter os negócios em pleno funcionamento exige resiliência. Os líderes empresariais devem incorporar em sua estratégia de gerenciamento de risco de nuvem híbrida as ferramentas essenciais para responder com agilidade a interrupções inesperadas.  

Esta resposta proativa não apenas visa a rápida restauração de operações, como também a plena recuperação de dados comprometidos, assegurando a integridade e a continuidade dos processos vitais para a empresa. 

Veja também: o que é cultura ciber-resiliência e como implementá-las nas empresas? 

Ao fortalecer a resiliência na infraestrutura de TI, os líderes protegem suas operações diárias e criam um alicerce sólido para a inovação contínua, garantindo que imprevistos não se transformem em obstáculos intransponíveis para o progresso empresarial. 

A partir dessas três abordagens, as empresas poderão definir uma estratégia mais robusta de nuvem híbrida para ter um plano de resposta aos desafios tecnológicos e saber como enfrentar dificuldades de maneira mais resiliente. 

Integrando cuidadosamente práticas de conformidade e soluções de cibersegurança para manter os dados críticos seguros e garantir a continuidade operacional, as organizações conseguirão usufruir com mais eficiência dos benefícios oferecidos pela nuvem híbrida. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Por que seu cliente deve investir em backups inteligentes?

As empresas estão lidando com dados e ameaças cibernéticas que visam roubá-los. Por isso, protegê-los é essencial! Entenda a importância de um backup inteligente. 

5 desafios a serem superados pelos gestores de nuvem

Entenda quais dificuldades os gestores de nuvem têm enfrentado nos últimos anos para ofertar as melhores soluções. 

Segurança na nuvem: desafios e prioridades para proteger dados

Entenda como ajudar seus clientes a promoverem a segurança na nuvem!