BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5G na indústria: quais vantagens essa tecnologia oferece aos clientes desse setor?

Chegou a hora de tornar as fábricas inteligentes! Entenda quais vantagens o 5G oferece aos seus clientes da indústria. 

Graças a sua capacidade de proporcionar baixo índice de latência e potência suficiente para manter milhares de dispositivos conectados simultaneamente, o 5G vem sendo apontado como a tecnologia que transformará a indústria nos próximos anos. 

A quinta geração da rede móvel ou a evolução do 4G, como também é conhecida, chegou oficialmente ao Brasil no segundo semestre de 2022 e desde então vem facilitando a transmissão de dados e ajudando indústrias na automação de tarefas, no aumento da produtividade e na adoção de novas tecnologias. 

Leia outros artigos relacionados ao assunto: 

Dados do estudo Ericsson Mobility Report mostram que o tráfego de dados da rede móvel global dobrou nos últimos anos e o esperado é que 60% desse tráfego aconteça em redes 5G até 2027 — cerca de 4,4 bilhões de assinaturas 5G devem ocorrer até esse período.  

Além disso, segundo a Accenture Research, ao menos 50% dos executivos planejam combinar 5G, AI, nuvem e IoT para acelerar o desempenho de seus negócios.  

A seguir, entenda mais detalhes sobre essa tecnologia e descubra como ajudar seus clientes a embarcarem na era das fábricas inteligentes: 

Quais vantagens o 5G oferece para as indústrias? 

O 5G pode ser útil no setor industrial para as seguintes finalidades: 

Otimiza as rotas e torna os transportes mais inteligentes — O 5G viabiliza a interconexão e comunicação entre veículos e robôs, otimizando rotas e garantindo que elas ocorram de maneira mais ágil e com processamento dos dados em nuvem. Além disso, a rede sem fio de alta velocidade também permite que as indústrias gerenciem e rastreiem os transportes em tempo real. 

Garante a segurança dos colaboradores — Contando com um sistema de câmeras com AI (Inteligência Artificial) e sensores, o 5G possibilita a detecção de erros de produção, pessoas não autorizadas em determinada área e a emissão de alertas em caso de perigo para proteger os funcionários.  

Promove automação industrial — O uso dessa rede de internet móvel mais rápida e segura estabelece uma conectividade mais consistente, mantendo os dispositivos IoT conectados para acompanharem o desempenho da produção, inspecionar produtos e processos, entre outras ações. 

Oferece análises de dados em tempo real — Por meio de uma conexão ágil, as indústrias podem coletar, explorar e analisar dados em tempo real para melhorar a tomada de decisão, a predição de falhas e promover respostas mais seguras baseadas nas demandas que vão surgindo. 

Certifique-se!

Com base nessas vantagens, chegamos à conclusão de que essa nova geração de rede de internet sem fio pode otimizar a produção nas indústrias, tornando os processos mais ágeis, flexíveis e seguros. A conexão possui taxa de latência próxima a 0, promove sinal com níveis de segurança E2E e ainda oferece wireless rápido independentemente do número de usuários conectados à rede. 

Aliada a outras tecnologias como IoT, AI e edge computing, por exemplo, o 5G ajuda a estabelecer um ambiente industrial mais conectado e eficiente para atender demandas. 

Visto que o 5G é interessante para os clientes deste setor, as revendas devem mapear a jornada com essa tecnologia e identificar de que maneira ela pode ser útil para integrar cada negócio. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!