Chegou a hora de tornar as fábricas inteligentes! Entenda quais vantagens o 5G oferece aos seus clientes da indústria.
Graças a sua capacidade de proporcionar baixo índice de latência e potência suficiente para manter milhares de dispositivos conectados simultaneamente, o 5G vem sendo apontado como a tecnologia que transformará a indústria nos próximos anos.
A quinta geração da rede móvel ou a evolução do 4G, como também é conhecida, chegou oficialmente ao Brasil no segundo semestre de 2022 e desde então vem facilitando a transmissão de dados e ajudando indústrias na automação de tarefas, no aumento da produtividade e na adoção de novas tecnologias.
Leia outros artigos relacionados ao assunto:
- Como desenvolver uma estratégia eficiente para o 5G?
- Quais transformações o 5G está propondo para as empresas?
- Como o 5G irá impactar o uso de cloud computing?
Dados do estudo Ericsson Mobility Report mostram que o tráfego de dados da rede móvel global dobrou nos últimos anos e o esperado é que 60% desse tráfego aconteça em redes 5G até 2027 — cerca de 4,4 bilhões de assinaturas 5G devem ocorrer até esse período.
Além disso, segundo a Accenture Research, ao menos 50% dos executivos planejam combinar 5G, AI, nuvem e IoT para acelerar o desempenho de seus negócios.
A seguir, entenda mais detalhes sobre essa tecnologia e descubra como ajudar seus clientes a embarcarem na era das fábricas inteligentes:
Quais vantagens o 5G oferece para as indústrias?
O 5G pode ser útil no setor industrial para as seguintes finalidades:
Otimiza as rotas e torna os transportes mais inteligentes — O 5G viabiliza a interconexão e comunicação entre veículos e robôs, otimizando rotas e garantindo que elas ocorram de maneira mais ágil e com processamento dos dados em nuvem. Além disso, a rede sem fio de alta velocidade também permite que as indústrias gerenciem e rastreiem os transportes em tempo real.
Garante a segurança dos colaboradores — Contando com um sistema de câmeras com AI (Inteligência Artificial) e sensores, o 5G possibilita a detecção de erros de produção, pessoas não autorizadas em determinada área e a emissão de alertas em caso de perigo para proteger os funcionários.
Promove automação industrial — O uso dessa rede de internet móvel mais rápida e segura estabelece uma conectividade mais consistente, mantendo os dispositivos IoT conectados para acompanharem o desempenho da produção, inspecionar produtos e processos, entre outras ações.
Oferece análises de dados em tempo real — Por meio de uma conexão ágil, as indústrias podem coletar, explorar e analisar dados em tempo real para melhorar a tomada de decisão, a predição de falhas e promover respostas mais seguras baseadas nas demandas que vão surgindo.
Com base nessas vantagens, chegamos à conclusão de que essa nova geração de rede de internet sem fio pode otimizar a produção nas indústrias, tornando os processos mais ágeis, flexíveis e seguros. A conexão possui taxa de latência próxima a 0, promove sinal com níveis de segurança E2E e ainda oferece wireless rápido independentemente do número de usuários conectados à rede.
Aliada a outras tecnologias como IoT, AI e edge computing, por exemplo, o 5G ajuda a estabelecer um ambiente industrial mais conectado e eficiente para atender demandas.
Visto que o 5G é interessante para os clientes deste setor, as revendas devem mapear a jornada com essa tecnologia e identificar de que maneira ela pode ser útil para integrar cada negócio.
Escreva seu comentário