BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como modernizar a gestão de TI com a Nuvem?

Entenda como essa tecnologia pode facilitar o gerenciamento de recursos das empresas. 

A tendência da cloud computing está cada vez mais popular em empresas que buscam modelos de negócios mais flexíveis e econômicos. 

Ela traz transformações significativas para a gestão de TI, reduzindo a necessidade de infraestrutura, otimizando o tempo, aumentando a produtividade da equipe e reduzindo os gastos operacionais e de manutenção. 

Implementar este gerenciamento é uma evolução para as empresas, já que a maior parte da função operacional da TI vai estar por conta da nuvem, enquanto a equipe pode trabalhar em outras estratégias. 

O que é o gerenciamento de infraestrutura de TI na nuvem? 

Gerenciamento da infraestrutura de TI na nuvem é a gestão da operação realizada de forma segura na nuvem, sem precisar de uma estrutura física. 

Para que esse gerenciamento ocorra de forma segura, é preciso oferecer às empresas um planejamento da migração para a nuvem e também um treinamento para as equipes que forem administrar as infraestruturas em cloud. 

Acelere a modernização da sua empresa!

Por que as empresas estão migrando para a nuvem? 

A cloud computing já era considerada uma tendência antes mesmo da pandemia. Porém, com o isolamento social, as demandas obtiveram um crescimento exponencial e ela se tornou praticamente necessária. 

A consultoria Gartner previa um crescimento de 55% do setor até 2022. Mas as pesquisas de mercado foram feitas antes da Covid-19, então é bem provável que este número seja bem maior, já que a pandemia acelerou a adoção dos serviços de computação em nuvem. 

De forma geral, essa tecnologia é o que existe de mais avançado e acessível quando falamos sobre recursos de armazenamento e compartilhamento de dados. 

Quais benefícios a cloud computing possibilita à gestão da TI? 

Algumas vantagens são notadas rapidamente como a flexibilidade, escalabilidade, otimização de ambientes e dos times que cooperam para a gestão do serviço. 

Conheça outros benefícios que vão otimizar a infraestrutura: 

  • Otimização de custos 

Por meio de automações e modernizações, este modelo ajuda a otimizar os custos pela facilidade que as nuvens públicas proporcionam.  Optar por uma solução em nuvem custa menos que manter uma estrutura de TI interna na empresa, dispensando troca de servidores, manutenção ou até licenças específicas. 

  • Economia e agilidade no armazenamento e gestão de dados. 

Esta tecnologia cria uma nova abordagem de armazenamento e compartilhamento, permitindo que os dados e sistemas sejam mantidos em um ambiente cloud mais dinâmico e simples para gerar mais agilidade e economia, além de escalabilidade e alta performance. 

  • Segurança e confiabilidade 

Sistemas em nuvem possuem uma grande vantagem em relação à segurança por conta da automatização dos serviços que reduz a instabilidade das falhas humanas. Os provedores cloud também seguem práticas internacionais de segurança e padrões de qualidade ISO e possuem avançados métodos de criptografia. 

  • Mobilidade, flexibilidade e produtividade 

Ser flexível também gera uma economia de custos. A nuvem permite a realização de diversas atividades de forma remota, através de dispositivos que facilitam o acesso às operações, inserindo o conceito de mobilidade dentro das empresas, trazendo ganhos de produtividade.  

Qual será o efeito dessa migração no setor de TI? 

A computação em nuvem, como toda mudança, vai gerar uma desconstrução no modelo tradicional da TI, criando novas composições e estruturas dentro da empresa.  

Mas é necessário encarar como uma evolução para o setor, que receberá mais qualidade e capacidade, inovação, agilidade e inteligência para a área de tecnologia. 

A nuvem trará para a empresa uma simplificação na gestão de TI. Por exemplo, as tarefas que antes eram executadas de maneira trabalhosa, passam a ser mais simples com utilização de novos recursos ou criação de novos ambientes para produção. 

De modo geral, o gerenciamento da nuvem, quando configurado corretamente, garante uma alta performance e disponibilidade dos negócios, melhorando a experiência do usuário.  

São infinitas possibilidades em um investimento que contribui para o crescimento da empresa, tornando-a modernizada e melhorando sua gestão de oferta de serviços e produtos. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.