A Inteligência Artificial (AI) pode ser bem útil para as equipes de RH. Saiba mais detalhes!
Os profissionais de RH (Recursos Humanos) lidam com centenas de currículos, agendamentos de entrevistas e outras tarefas, resultando em uma sensação generalizada de sobrecarga.
De acordo com o Panorama da Saúde Emocional do RH, nove em cada dez profissionais de RH relatam sentir-se sobrecarregados com tantas demandas — 90% relataram níveis de média a extrema sobrecarga.
Externamente, 60% dos candidatos, segundo pesquisas da Greenhouse, desejam processos seletivos mais modernos e menos demorados.
Além disso, muitos candidatos afirmam sentir falta de receber um retorno do empregador durante os processos seletivos, mesmo que seja uma resposta negativa.
Para muitas organizações, a AI e a AI Generativa (GenAI) podem ser a resposta para esses desafios.
A integração de ferramentas de AI é uma solução promissora para automatizar tarefas rotineiras e permitir que os profissionais de RH se concentrem em atividades estratégicas e mais humanas. Saiba mais a seguir.
Como implementar estratégias de AI nas empresas? Confira neste artigo.
Benefícios da AI nos processos seletivos
A automação proporcionada pela AI permite que:
- Os processos seletivos sejam conduzidos com maior rapidez e precisão.
- Milhares de currículos sejam analisados em pouco tempo.
- Os candidatos mais qualificados sejam identificados com base em critérios predefinidos — isso não só acelera o processo, mas também permite que um número maior de candidatos seja avaliado em menos tempo, aumentando a possibilidade de encontrar o talento ideal para a posição.
Além disso, essa tecnologia também beneficia tanto os profissionais de RH quanto os candidatos, uma vez que muitos candidatos se sentem mais confortáveis sabendo que estão sendo avaliados por uma ferramenta automatizada, que julga suas qualificações de maneira objetiva e imparcial.
Isso pode resultar em uma experiência de candidatura mais positiva e menos estressante, além de oferecer uma experiência mais ágil e transparente.
Leia também: Por que capacitar as equipes para o uso da AI generativa?
Entendendo esse cenário, as revendas de TI devem agir.
Como as revendas de TI podem ajudar seus clientes?
De acordo com uma pesquisa da McKinsey, 70% das empresas em todo o mundo já implementaram ou possuem planos de implementar a AI no setor de recrutamento e seleção. Esse dado reforça a tendência global de adoção de tecnologias avançadas para otimizar os processos de contratação.
Para as revendas de TI, compreender e comunicar esses benefícios aos seus clientes é fundamental. As empresas que oferecem soluções de AI para processos seletivos podem posicionar-se como parceiras estratégicas dos departamentos de RH, proporcionando ferramentas que não apenas aumentam a eficiência, mas também melhoram a qualidade das contratações.
A AI vai roubar seu emprego? Confira o artigo do diretor comercial da TD SYNNEX.
A adoção da inteligência artificial nos processos seletivos é vista como uma necessidade real para enfrentar os desafios modernos do RH. Revendas de TI que ofertam essas tecnologias para seus clientes promoverão um ambiente de trabalho mais eficiente, justo e humano para as organizações.
Sua revenda está preparada para oferecer os melhores serviços e soluções para otimizar essa área?
Escreva seu comentário