BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é internet quântica? Entenda como essa tecnologia pode revolucionar a segurança de rede mundial

A rede de internet quântica promete otimizar a conexão, deixando-a mais rápida e segura. Entenda tudo sobre essa novidade!  

Você já ouviu falar sobre a internet quântica? A tecnologia – que ainda está sendo estudada e aprimorada – é uma das principais apostas para o futuro. Muitos cientistas acreditam que a inovação poderá reinventar o conceito de internet, impulsionando a era da comunicação quântica. 

A seguir, você acompanhará os seguintes tópicos: 

  • O que é internet quântica?  
  • O que são os qubits?  
  • Alice, Bob e Charlie  
  • Por que a internet quântica é mais segura? 

Diferente das redes atuais que enviam informações por meio de bits clássicos, a internet quântica realiza esse processo por sinais quânticos, sendo capaz de conectar processadores de informação quântica para alcançar capacidades incomparáveis.  

Os primeiros testes já estão sendo feitos por uma equipe de físicos chineses que determinaram que a internet quântica consegue carregar a mensagem e mantê-la em segurança, enviando fótons entrelaçados entre o satélite quântico (chamado Micius) e as várias estações terrestres. 

Leia também: 

Continue a leitura para entender mais detalhes sobre esse novo conceito tecnológico. 

O que é internet quântica? 

Internet quântica é uma rede criada com base nos avanços científicos e tecnológicos que estão acontecendo ao longo dos anos, sendo capaz de proporcionar conexões mais rápidas e seguras. 

Seu principal diferencial está no modo de transmitir informações. Diferente das outras redes, a internet quântica transmite dados por meio de bits quânticos, conhecidos como Qubits.  

Estudiosos acreditam que a rede reinventará a internet e proporcionará uma rede de grande escala, com capacidade de conectar usuários a aplicativos e sistemas jamais produzidos antes na internet. 

Construir e dimensionar as redes quânticas, no entanto, exige esforços sustentados e concentrados em física, ciência da computação e engenharia. 

Veja como a internet quântica funciona: 

O que são os qubits? 

Qubit, como dissemos anteriormente, é a unidade de informações na internet quântica. 

Enquanto os bits clássicos podem assumir apenas dois valores, 0 ou 1, os qubits podem estar em superposição de 0 e 1 ao mesmo tempo.  

A superposição é a grande responsável por criar uma potência de conexão de alta capacidade para resolver problemas com mais agilidade que os sistemas convencionais.  

O estudo "Internet quântica: uma visão para o futuro" da revista Science também aponta que os bits quânticos não podem ser copiados, detectando qualquer tentativa que aconteça. Essa ação, no entanto, exige tecnologias radicalmente novas para funcionar. 
 Fazer cursos

Alice, Bob e Charlie 

Para estudar como funciona o teletransporte de informações, os cientistas criaram dois importantes personagens: Alice e Bob, dois “nós quânticos” ou elementos de “entrelaçamento quântico”. 

Chamamos de entrelaçamento quando duas partículas quânticas estão correlacionadas, mesmo que estejam distantes umas das outras, como o caso de Alice e Bob que estão em diferentes laboratórios, a vários metros de distância. 

Além desses dois elementos estarem conectados, Bob também está ligado ao novo personagem inserido ao estudo para aumentar o alcance de comunicação: Charlie.  

Embora tenha essa conexão, Alice e Charlie, no entanto, não conseguiriam se comunicar. 

Para mudar essa estratégia, os pesquisadores entrelaçaram os nós fisicamente conectados (em pares, sendo Alice e Bob e Bob e Charlie) e, posteriormente, usaram Bob como um elemento intermediário. 

Feito isso, efetuaram todo um processo de troca para conseguirem entrelaçar Alice e Charlie.  

O teste foi bem sucedido. Mesmo que não estivessem fisicamente conectados, os cientistas foram capazes de transmitir mensagens de um elemento quântico para o outro, proporcionando sinal com excelente qualidade, sem perdas ou oscilações.  

Com base nesse estudo, entende-se que a rede quântica abre portas para conexões em larga escala, assegurando que um repetidor quântico confiável (como Bob) poderia ser facilmente colocado entre dois nós a mais de 100 km de distância. 

Por que a internet quântica é mais segura? 

Mas afinal, como essa tecnologia pode revolucionar a segurança de rede mundial? 

Para muitos cientistas, a segurança cibernética está diretamente ligada à internet quântica, pois a superposição de fatores e suas demais características deixam a rede menos vulnerável a ataques virtuais. 

Já que os qubits dependem das propriedades físicas dos fótons e não de códigos vulneráveis para transmitir dados, acredita-se que seja praticamente impossível hackear mensagens quânticas.  

Por essa razão, a rede quântica vem sendo apontada como a principal estratégia para solucionar os problemas de segurança que estão se intensificando nos últimos anos.  

Conclusão: 

Com base nas informações citadas nesse artigo, concluímos que a internet quântica, embora seja um conceito complexo e futurístico, é uma inovação que ainda está passando por diversos estudos, mas que parece carregar o potencial necessário para oferecer uma rede otimizada, em que a transmissão de informações acontece de maneira mais rápida e segura.  

Além da segurança cibernética e da agilidade na conexão, este conceito também pode ser uma boa alternativa para auxiliar em diversos outros aspectos, como para melhorar as redes de telescópios e aprimorar a tecnologia de sensores, por exemplo. 

A expectativa dos pesquisadores é que com grande investimento de pesquisas será possível disponibilizar essa tecnologia o mais breve possível para a população. Os estudos estão caminhando rumo a esse propósito.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!