BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é FinOps e como seus clientes podem aproveitar?

Entenda o que é o conceito de FinOps e como ele pode ser útil para os clientes da sua revenda. 

Há cada ano que passa, os custos com a Nuvem aumentam. De acordo com previsões do Gartner, os gastos mundiais em nuvem pública devem chegar a quase US$ 600 bilhões ainda em 2023. 

Administrar os custos têm sido cada vez mais desafiador para as empresas e o conceito de FinOps (abreviação para Cloud Financial Operations) chegou ao mercado para auxiliar nesse aspecto e otimizar essa estratégia.  

No artigo de hoje você descobrirá: 

  • O que é FinOps?  
  • Quais os primeiros passos para aproveitar FinOps nos negócios? 

A prática de FinOps vem ganhando visibilidade e sendo, pouco a pouco, reconhecida como uma metodologia com potencial para ser aproveitada nos negócios. 

Provavelmente você já leu esse termo por aí, sem saber que ele poderia ser bastante útil para os clientes da sua revenda. Mas, felizmente, no artigo de hoje você vai entender o que é esse conceito e o que ele pode representar para as empresas. Leia mais a seguir. 

O que é FinOps? 

Segundo o Conselho Consultivo Técnico da FinOps Foundation, “FinOps é uma disciplina e prática cultural de gerenciamento financeiro em nuvem em evolução, que permite que as organizações obtenham o máximo valor comercial ajudando as equipes de engenharia, finanças, tecnologia e negócios, a colaborar em decisões de gastos baseados em dados.” 

Ou seja, a FinOps estabelece as melhores práticas de gerenciamento financeiro na nuvem, ajudando as empresas a removerem barreiras, terem um controle mais centralizado de seus gastos e a operarem em escala na nuvem de forma eficiente.  

As empresas que seguirem as práticas de FinOps podem criar relatórios otimizados que ajudam a alocar despesas, implementar ferramentas de automação para melhorar as operações de nuvem, identificar eficiências, além de tomar ações de otimização baseadas em métricas em tempo real.  

Já que estamos falando de nuvem, aproveite para dar uma olhadinha nestes artigos: 

Iniciar minha jornada

Quais os primeiros passos para aproveitar FinOps nos negócios? 

Para que os clientes da sua revenda consigam utilizar FinOps a seu favor, seja para alinhar os custos em nuvem com as necessidades e objetivos do negócio, evitar gastos desnecessários ou otimizar os investimentos, é preciso dar alguns passos, como: 

  • Estabelecer uma mudança cultural na empresa com o propósito de facilitar ainda mais a comunicação e colaboração entre equipes; 
  • Exigir que as equipes de TI assumam o controle e a responsabilidade pelos gastos com a nuvem, tratando esse investimento como uma métrica de eficiência; 
  • Promover conexão entre os setores de TI, financeiro, comerciais e outros para que juntos possam gerenciar os custos na nuvem para garantir que a empresa não seja prejudicada.  

Além dessas ações, a FinOps Foundation determina três estágios pelos quais seus clientes devem passar para implementar essas práticas em seus negócios: planejar, informar e preparar. 

O estágio de planejamento consiste em contar com profissionais (de diferentes setores) para auxiliar nesse processo, criando uma base de apoio. Além disso, criar um plano personalizado, identificar as ferramentas necessárias e reunir as equipes também faz parte desse estágio. 

A segunda etapa é fazer com que os líderes financeiros, de produtos e de TI compreendam a importância de adotar FinOps no negócio, entendendo os problemas e explicando como minimizá-los. É o momento de definir o modelo inicial dessa estratégia, mapear a rede de mudança em toda a organização e criar um roteiro completo para aproveitar todas as vantagens. 

A última fase, a de preparo, consiste em implantar, configurar e testar todas as ferramentas selecionadas para otimizar os negócios e auxiliar na redução de custos em nuvem, por meio das práticas estabelecidas por FinOps. 

Em conclusão, conforme a adoção de soluções em nuvem aumenta, maior são as despesas e os desafios a serem enfrentados. O gerenciamento financeiro em nuvem FinOps é uma boa abordagem para as empresas que desejam potencializar seus negócios e reduzir seus custos sem que isso impacte negativamente no desempenho da corporação.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Oportunidades e riscos da internacionalização de soluções de TI

Tudo o que sua revenda precisa saber sobre a internacionalização de soluções de TI está aqui! 

3 boas práticas para otimizar seu portfólio de serviços de TI

Potencialize o sucesso da sua revenda: veja estratégias para tornar suas ofertas mais atrativas para seus clientes. 

Dados escaláveis: o que são e por que desbloqueá-los?

Acompanhe o artigo para descobrir a importância dos dados escaláveis para os negócios.