Alinhar as metas e objetivos da empresa ao setor de TI é um grande desafio a ser superado.
O que seria das empresas de todo porte se não houvesse o suporte técnico de TI? O setor, que desenvolve um trabalho de muita responsabilidade, é fundamental para as soluções de ordem prática e estrutural que envolvam Tecnologia da Informação.
Estamos falando de uma área em que os gestores são diariamente desafiados. Para oferecer sempre o melhor atendimento na empresa, o setor deve ser gerenciado por profissional responsável, que entenda a importância de entregar um serviço de qualidade de forma pontual.
A empresa depende desses profissionais capacitados para garantir a otimização de seus processos e o bom andamento da rotina empresarial. Entretanto, os processos gerenciais como registro de atendimento e prazos, por exemplo, devem ser coordenados com eficácia para que tudo funcione.
A necessidade de melhorar os processos na área de TI acarreta alguns obstáculos e desafios que precisam de soluções no dia a dia da empresa. Vamos conferir alguns desses desafios e como é possível superá-los:
Demora no tempo de resposta
A demanda no setor de TI é sempre alta. O número de chamados de suporte cresce exponencialmente a cada passo de investimento na infraestrutura de TI. Para reduzir o tempo de resposta é preciso fazer algumas alterações no setor, e uma delas é contratar mais funcionários para suprir a alta demanda.
Dessa forma, pode-se criar uma nova forma de atender dentro do próprio setor. Enquanto uma parte da equipe atende os novos chamados, a outra metade fica focada em resolver problemas mais complexos ou pendências antigas que estavam paradas.
Outra solução seria trabalhar em esquema de rotatividade de funcionários para que nenhuma área fique descoberta por muito tempo. Dessa forma, a equipe pode oferecer uma resposta mais rápida e assertiva e reduz a fila de espera do atendimento.
Proteção de dados
Esse é um dos grandes desafios do suporte de TI: manter seguros dados e a rede da empresa contra ataques, invasões e vírus. Ameaças digitais têm impacto muito forte quando encontram a rede exposta. Trabalhar duro e com mais atenção para proteger essas informações é como se fosse uma questão de honra do departamento.
Por esse motivo, para assegurar a proteção das informações, as empresas não hesitam em implantar políticas rígidas e a investir em tecnologias de monitoramento de redes, segurança de dados e criptografias.
Resguardar os arquivos dos servidores, adotar criptografia, realizar monitoramentos periódicos na rede garantem que os usuários não fiquem expostos a ataques virtuais e, também, preserva a corporação como um todo.
Falta de conhecimento da equipe
Problemas de natureza técnica assustam quem não é familiarizado com área e exige mais entendimento de quem já atua no ramo. Basta algum funcionário de algum setor ter algum problema com e-mail que ele logo aciona o profissional de TI.
Em alguns casos, o problema é tão simples que, com um pouco de conhecimento do sistema, é possível que o próprio usuário consiga resolver. Para que isso seja possível, o ideal é que as empresas ofereçam treinamentos para a utilização de todos os sistemas.
Esses treinamentos podem estimular os funcionários a resolver pequenos entraves do dia a dia que não precise deslocar um funcionário do setor de TI. Dessa forma, além do funcionário ser mais autônomo, evita-se acionar o setor de TI a todo momento e o profissional pode focar na resolução de contratempos maiores que afetem toda a empresa.
Falta de engajamento dos funcionários
Os colaboradores da empresa nem sempre estão motivados a ter iniciativas de melhorar a empresa, como: buscar novas soluções, a trazer inovações ou implantar melhorias.
Uma solução para isso é recompensar o funcionário a cada atitude pró-ativa que ele desempenhar para melhoria em algum segmento. Pesquisas apontam que funcionários que são reconhecidos na empresa são mais produtivos e felizes.
TI e os negócios da empresa
Para que a empresa não sofra os impactos de um alto custo da infraestrutura de TI, como é comum em muitos casos, é preciso que ela alinhe seus objetivos e metas
com as soluções de tecnologia. Ou seja, a TI tem que andar junto com a empresa. Assim, evitam-se erros em processos, não há comprometimento nos serviços prestados e nem acontecem quedas em investimentos.
Escreva seu comentário