Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024.
Apontada como uma das principais tendências para os próximos anos, a Engenharia de Plataforma (Plataform Engineering) pode ser definida como uma abordagem tecnológica emergente que acelera a entrega de aplicativos e seu impacto no valor comercial, de acordo com o Gartner.
O termo, que faz parte do Top 10 Strategic Technology Trends 2024, destaca-se como uma estratégia atraente para empresas que buscam otimizar a experiência e a produtividade do desenvolvedor, de modo a oferecer recursos de autoatendimento, operações de infraestrutura automatizadas e acelerar a entrega de valor ao cliente.
Aproveite para ler: 5 principais tendências tecnológicas para 2024
Até 2026, pelo menos 80% das grandes organizações de engenharia de software contarão com equipes de engenharia de plataforma como provedores internos de serviços, componentes e ferramentas reutilizáveis para a entrega de aplicativos.
Essa abordagem solucionará o problema central da cooperação entre desenvolvedores de software e operadores. Continue lendo o artigo para saber mais detalhes.
Como funciona a Engenharia de Plataforma?
O Gartner explica que a engenharia de plataforma na tecnologia é desenvolvida com o propósito de atender às demandas de desenvolvedores de software e outros profissionais, fornecendo ferramentas e recursos comuns e reutilizáveis que os integram à infraestrutura complexa.
Para que essa abordagem se torne realidade, as empresas devem manter uma equipe de produto dedicada para criar, manter e gerenciar a plataforma de engenharia. Os times responsáveis devem compreender as necessidades dos usuários, de modo a priorizar o trabalho e, em seguida, construir uma plataforma que seja útil para seu público-alvo.
O processo de criação de plataformas geralmente se inicia com Portais Internos do Desenvolvedor (IDPs), pois eles fornecem um conjunto de ferramentas, recursos e processos a serem aproveitados.
Os profissionais precisam selecionar e empacotar esses elementos, facilitando o consumo pelas equipes de desenvolvimento. O objetivo é proporcionar uma excelente experiência para o desenvolvedor de autoatendimento, oferecendo acesso aos recursos certos para impulsionar a produção de softwares valiosos, com o mínimo de desafios e sobrecargas.
Essa abordagem busca elevar a produtividade do desenvolvedor, reduzir a carga cognitiva e simplificar os processos. Por esse motivo, a engenharia de plataforma tornou-se um dos temas mais discutidos nas comunidades de DevOps, uma abordagem cultural e prática que integra o desenvolvimento de software com operações de TI.
Leia também: 5 mitos sobre o DevOps que você deveria saber
À medida que mais empresas reconhecem suas vantagens, essas ferramentas tendem a facilitar cada vez mais a construção e manutenção de plataformas ágeis e dinâmicas. Qual é a sua opinião sobre isso? Compartilhe nos comentários!
Escreva seu comentário