Entenda tudo sobre uma inovação tecnológica que vem sendo apontada como uma das principais tendências para o futuro: a Computação de Borda de Multiacesso.
O mundo está cada vez mais conectado e as cidades inteligentes já são uma realidade, usando tecnologias como 5G, Big Data, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) para melhorar a qualidade de vida da população, impulsionar o crescimento econômico e otimizar os municípios em geral.
Graças a esse novo cenário, mais dispositivos estão se conectando e gerando um excesso muito grande de dados que devem ser processados com agilidade (de preferência em tempo real) para garantir a satisfação do usuário, assim como assegurar que tudo funcione adequadamente.
Mas de que maneira a computação de borda de multiacesso é importante e pode contribuir para essa nova realidade tecnológica? Acompanhe o conteúdo a seguir e entenda tudo sobre esse conceito.
O que é computação de borda de multiacesso?
A Computação de Borda de Multiacesso, também conhecida como Multi-Acess Edge Computing (MEC), é uma arquitetura de rede criada especialmente para executar aplicativos e serviços mais perto do usuário, ou seja, na borda da rede, de uma maneira mais rápida e personalizada.
Ela fica responsável por auxiliar justamente nesse aspecto, analisando diversos tipos de dados com baixo índice de latência, entregando respostas imediatas aos usuários.
Além disso, ela também pode auxiliar não somente na análise de dados e vídeos, como em serviços de rastreamento de localização ou em dispositivos IoT.
Devido a essas características, é uma tecnologia que vem sendo apontada como uma das principais tendências para o futuro, os gastos globais de MEC devem crescer de US$ 8,8 bilhões em 2022 para cerca de US$ 22,7 bilhões em 2027, segundo estudos realizados pela Juniper Research.
Leia outros artigos relacionados ao assunto:
- Como simplificar a computação de borda nas empresas?
- 5 desafios da computação de borda em nuvem que as empresas precisam enfrentar
Principais benefícios da computação de borda de multiacesso:
Como ressaltamos anteriormente, estamos falando de um conceito que visa descentralizar o processamento de dados e aplicativos de um data center, executando todo o processo na borda da rede, ficando mais próximo do usuário final e de seus dispositivos de acesso, minimizando a taxa de latência e contribuindo com uma experiência mais satisfatória.
Sendo assim, a MEC é uma tecnologia que consiste em processar dados e executar aplicativos e tarefas mais perto da borda da rede, reduzindo a taxa de latência e o tráfego na rede, melhorando a eficiência e a qualidade de serviços em diferentes verticais.
Outro ponto positivo é a sua capacidade de suportar vários dispositivos e aplicativos de acesso, incluindo smartphones, tablets, computadores e sensores IoT. Ela também pode ser implementada em torres de celular, pontos de acesso Wi-Fi e roteadores.
Como você pôde ver, com o avanço da Transformação Digital e o aumento de dispositivos se conectando às redes, a computação de borda de multiacesso tende a se tornar uma das principais tendências para os próximos anos, entregando tempos de respostas mais ágeis e personalizados para os usuários.
A MEC consegue aproximar o processamento de dados da borda da rede, ao invés de realizar esse processo em um data center centralizado, proporcionando mais flexibilidade, virtualização e agilidade. Pontos positivos tanto para as pessoas que desejam obter melhor desempenho e resultados, quanto para as empresas que desejam fidelizar clientes, oferecendo experiências mais satisfatórias.
Escreva seu comentário