BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é Banco de Dados como Serviço (DBaaS)?

Entenda como esse serviço tem ajudado diversas empresas a otimizarem seus processos internos e a melhorar o desempenho de seus negócios.

O uso de Cloud Computing pelas empresas já se popularizou graças a seus inúmeros benefícios. O Banco de Dados Híbridos, ou Database as a Service (DBaaS), assim como os outros sistemas que funcionam como serviço, pode ajudar uma organização em seus processos.

O DBaaS é baseado em sistemas na Nuvem e é capaz de oferecer plataformas flexíveis, escalonadas e sob demanda para seus usuários. A entrega do software de banco de dados é feita pelo fornecedor do serviço, que é responsável por alocar fisicamente o Data Center.

Esse tipo de serviço tem se tornado, cada vez mais, essencial para os negócios, visto que a maioria das empresas já migraram para a Cloud, aumentando a importância de se ter uma base de dados online.

As principais características do DBaaS são:

• Disponibilidade sob demanda: o serviço deve estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para os usuários. Não há a necessidade de se instalar e configurar hardwares ou softwares. A utilização é totalmente virtual.

• Pagamento por assinatura: a empresa que contratar o DBaaS realizará o pagamento por meio de uma assinatura, conforme estabelecido em contrato. Normalmente, o pagamento é mensal e de acordo com a capacidade de armazenamento utilizada, processamento e desempenho.

• Fornecedor é responsável pela gestão: uma das principais características desse serviço na Nuvem é que a responsabilidade de todo o gerenciamento é do fornecedor. Assim, a empresa não precisa se preocupar em manter, atualizar ou administrar seu banco de dados.

O grande diferencial do DBaaS em relação a um banco de dados comum é seu autoatendimento, que torna a gestão e uso das ferramentas uma tarefa fácil. Ele ainda permite que os usuários consumam, operem e configurem o banco de dados por meio de conjuntos de abstrações, mesmo que não tenham conhecimento técnico para isso.

New call-to-action

A flexibilidade do DBaaS pode ajudar a empresa a otimizar os resultados de seu negócio. Graças a isso, é possível reagir rapidamente às mudanças de necessidade da organização. Assim, quando passar por momentos críticos, a TI pode retornar ao tamanho original, evitando prejuízos e perdas.

Além disso, investir em bancos de dados como serviço, ajuda as empresas a reduzir custos operacionais, otimizar processos internos, garantir a escalabilidade automática e outras vantagens. Confira quais são elas:

1. Redução de custos

Com esse serviço, a empresa não precisa dispor de altos investimentos para comprar softwares e hardwares. Além disso, é possível evitar desperdícios, comprando apenas os recursos que a empresa realmente precisa.

2. Otimização de processos

Ao adotar o DBaaS, a empresa passa a contar com o auxílio do fornecedor do serviço, que realiza a administração e monitoramento do banco de dados. Diversas tarefas, como backups, recuperações, correções e atualizações são realizadas pelo provedor. Assim, a equipe de TI da empresa consegue se focar em tarefas mais importantes para os negócios.

3. Escalabilidade automática

O DBaaS permite a escalabilidade automática, assim, a empresa não precisa comprar novos equipamentos, nem se preocupar com a instalação e integração de hardwares.

Dessa forma, sempre que precisar aumentar a capacidade ou adicionar novas funcionalidades, o DBaaS é capaz de aumentar automaticamente o processamento de dados e a memória sem a necessidade de se investir em novos sistemas.

4. Elasticidade

Uma infraestrutura de TI elástica é aquela que permite o aumento ou a redução dos recursos disponíveis de forma ágil. O banco de dados como serviço permite justamente isso. Caso haja picos ou quedas na demanda, suas ferramentas aumentam ou reduzem a quantidade de recursos de forma automática.

Podemos concluir que o DBaaS é um grande aliado das empresas que buscam modernizar, automatizar e transformar seus Data Centers. Esse tipo de serviço é capaz de aumentar a produtividade e o desempenho das empresas, garantindo a padronização e a segurança de seus dados.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios. 

Por que seu cliente deve investir em backups inteligentes?

As empresas estão lidando com dados e ameaças cibernéticas que visam roubá-los. Por isso, protegê-los é essencial! Entenda a importância de um backup inteligente. 

5 desafios a serem superados pelos gestores de nuvem

Entenda quais dificuldades os gestores de nuvem têm enfrentado nos últimos anos para ofertar as melhores soluções.