BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é automação de vendas e quais os benefícios para revendas de TI?

Acompanhar todas as novas demandas e necessidades não é uma tarefa fácil. Saiba como não perder vendas com a automação.

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as revendas de TI precisam readaptar constantemente suas estratégias de vendas para superar os resultados dos concorrentes e continuar satisfazendo as demandas e necessidades de seus clientes.

Com a chegada da Cloud Computing e a Transformação Digital, as empresas passaram a exigir cada vez mais parcerias capazes de oferecer soluções inovadoras, altas capacidades de armazenamento, recursos flexíveis e escaláveis, além de constantes manutenções, atualizações e cuidados com cibersegurança.

Por isso, para que seu canal de TI seja capaz de continuar fornecendo os melhores serviços e produtos aos consumidores, é importante adotar a automação de vendas em suas estratégias. 

De acordo com a publicação Fortune Business Insights, o mercado mundial de automação industrial alcançou 157,04 bilhões de dólares em 2018 e deve chegar a 296,70 bilhões de dólares em 2026, quase o dobro de alguns anos atrás.

O interesse das organizações por tecnologias que facilitem a automação como IoT, Inteligência Artificial (IA) ou Blockchain se deve aos benefícios que elas trazem. Representa vantagens notáveis ​​em muitos aspectos, mas acima de tudo em termos de economia de tempo e custos.

Acesse nosso treinamento

Acompanhe o conteúdo a seguir e conheça os benefícios para sua revenda de TI!

Como realizar a automação de vendas?

A automação consiste em otimizar processos para que eles possam ser executados sem a necessidade de intervenção humana, ou seja, por meio de softwares e programas.

Quando aplicada ao setor de vendas, ela torna a rotina desse setor mais produtiva, assertiva e focada no sucesso dos clientes. Portanto, é essencial que sua revenda invista em uma estratégia automatizada para melhorar o desempenho das equipes de vendas. 

Por meio de um software de automação ágil e eficiente, seu canal de TI poderá acompanhar todos os processos de negociação com os clientes. É possível saber em qual etapa cada vendedor está, aumentando ainda mais a produtividade da equipe.

Para que a automação seja bem-sucedida, é importante que sua revenda analise detalhadamente todos os processos realizados para identificar tarefas rotineiras e o impacto no dia a dia da equipe. 

Será necessário realizar um mapeamento de tarefas. Essa atividade consiste na identificação de cada passo do processo, das pessoas e recursos envolvidos e também dos resultados obtidos em cada uma das etapas.

Desse modo será possível identificar pontos de melhoria e aproveitar o mapeamento para redesenhar o que for preciso. Assim, sua revenda poderá garantir uma maior qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

Quais os benefícios para as revendas de TI?

Ao automatizar os processos de vendas, você conseguirá ter uma visão mais ampla e estratégica sobre esse procedimento, o que pode proporcionar inúmeras vantagens para os negócios. Confira:

1. Melhor aproveitamento das vendas

Os sistemas de automação de vendas permitem que sua revenda de TI não perca nenhuma oportunidade de up-sell e cross-sell, táticas importantíssimas para a venda de tecnologia.

Isso é possível graças ao maior controle que as equipes terão sobre o gerenciamento de follow-ups. É possível estabelecer lembretes em cada etapa do processo para que nada seja esquecido. Assim os representantes de vendas podem se concentrar em melhorar a qualidade da interação do cliente.

2. Foco em clientes potenciais

Ao automatizar etapas do processo de vendas, os leads frios poderão ser classificados e separados de forma ágil das reais chances de vendas. Desse modo os vendedores poderão focar o tempo deles em leads realmente qualificados. 

Além disso, é possível desenvolver estratégias diferentes para cada tipo de lead de acordo com o nível em que ele está no funil de vendas. Assim será possível transformar leads de topo de funil em clientes reais.

3. Previsões mais precisas

Outro grande benefício da automação de vendas está relacionado à capacidade de analisar dados. É possível executar esse processo de forma rápida e inteligente, assim, os vendedores poderão ter em mãos previsões baseadas em dados reais do mercado, cotações, pedidos e outros.

Ao contar com previsões mais precisas sua revenda poderá direcionar melhor suas vendas de acordo com as novas demandas do mercado.

4. Otimização de vendas cruzadas

Os sistemas de automação também podem ajudar os vendedores a entender melhor seus clientes e suas necessidades por meio do acesso a dados demográficos, histórico de pedidos e outras métricas importantes.

Desse modo, eles estarão mais bem preparados para entender quais serão as próximas necessidades dos consumidores e, assim, antecipá-las. Isso poderá estimular as vendas cruzadas.

A automação de vendas permite que sua revenda de TI tenha total controle sobre o processo, acompanhe o desempenho da equipe de vendedores, controle os lucro em tempo real, além de alertar sobre a necessidade de atualizações e manutenções dos sistemas dos clientes. Desse modo, seu canal consegue agregar maior valor aos negócios e oferecer uma melhor qualidade aos clientes.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é AI TRiSM? Tudo sobre a inovação!

AI TRiSM (AI Trust, Risk and Security Management) é uma das principais tendências tecnológicas para o futuro. Veja o que você precisa saber sobre ela! 

4 benefícios das ferramentas de AI na cibersegurança

Por que seus clientes deveriam incluir ferramentas de AI em suas estratégias de segurança? Veja aqui! 

4 dúvidas de AI que seus clientes podem ter

Seus clientes querem levar a AI para seus negócios, mas não sabem como fazer isso. Sua revenda pode ajudar!