BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O futuro das vendas: a AI como aliada dos vendedores

Os profissionais de vendas estão preocupados com os avanços da Inteligência Artificial. Neste artigo, contamos como a AI pode complementar a profissão. 

Os avanços da Inteligência Artificial e o surgimento de ferramentas cada vez mais automatizadas têm instaurado uma onda de medo e preocupação entre profissionais de diferentes áreas, que temem ser substituídos por essa tecnologia. 

Neste artigo, você passará pelos seguintes tópicos: 

  • A atuação da Inteligência Artificial no mercado   
  • As ferramentas de AI vão substituir os atendentes?  
  • A melhor estratégia é se aprimorar no assunto 

A AI está reformulando funções e embora o cenário pareça ser assustador, a melhor estratégia é avaliar todos os pontos e estudar maneiras de aproveitá-la como uma aliada. 

Para os colaboradores, usar essa tecnologia pode ser essencial para elevar a qualidade de suas tarefas, enquanto para as empresas, a AI tem potencial para capacitar melhor toda a organização. 

Vamos conversar mais sobre o assunto? Continue acompanhando o conteúdo abaixo: 

A atuação da Inteligência Artificial no mercado  

Nos últimos meses, a AI ganhou mais notoriedade no mercado e vem sendo reconhecida como um agente de transformação nos mais variados setores, do varejo ao transporte.  

A tecnologia, embora não esteja isenta de riscos, tem afetado positivamente os negócios ao conseguir automatizar tarefas e lidar rapidamente com grandes quantidades de dados.  

No setor de saúde, por exemplo, a inteligência artificial vem sendo utilizada para identificar padrões que ajudam na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças. 

Enquanto isso, em outros nichos ela tem ajudado as empresas a obterem estatísticas sobre o que os consumidores precisam e também sobre o que é necessário na cadeia de suprimentos.    

Mas e no setor de vendas? Essas funcionalidades são capazes de substituir os colaboradores que atuam com o atendimento ao cliente? Te explicaremos no próximo tópico. 

Eu quero

As ferramentas de AI podem substituir os atendentes? 

Muitos especialistas afirmam que as ferramentas de AI surgiram com o objetivo de auxiliar os humanos em suas tarefas e não os substituir. 

Embora a AI seja rápida, ela ainda não é humanizada, nem possui inteligência emocional para estreitar bons relacionamentos com os clientes e entender suas necessidades, sem precisar consultar dados. Ações que os vendedores fazem com facilidade.  

Também é válido considerar que muitos consumidores ainda resistem à tecnologia e preferem ser atendidos por pessoas ao invés de acessar chatbots, canais de comunicação e outras ferramentas online.  

Além disso, de acordo com o Gartner, clientes que evitam interações de vendas humanas são mais propensos a expressarem arrependimento em uma compra do que aqueles que interagem com vendedores. 

Ou seja, não é preciso tratar essa tecnologia como inimiga, mas sim como aliada, entendendo que as ferramentas podem capacitar a equipe de vendas, além de aumentar a eficiência, a produtividade e a criatividade. 

Compreender a AI e saber como administrá-la é um diferencial que muitas empresas estão exigindo no processo de contratação de um profissional de vendas. Esse cenário prevê um futuro em que os líderes de vendas esperam que os vendedores e a AI operem como uma equipe. 

Caso você tenha alguma dúvida, te explicamos: como a inteligência artificial tem revolucionado a produtividade das empresas. 

Usar a AI como aliada pode trazer bons resultados 

Como você pôde perceber, cada vez mais empresas estão enxergando potencial em adotar a inteligência artificial em seus negócios para otimizar processos, identificar padrões e automatizar tarefas.  

Contudo, a implementação desenfreada de ferramentas de AI vem preocupando os profissionais que temem ser substituídos por uma tecnologia que tem tudo para ser mais rápida e ágil — algo que não dificilmente acontecerá.  

Fugir dessa tendência tecnológica, no entanto, não é uma boa alternativa para esses profissionais já que tudo indica que a AI chegou para ficar. Os colaboradores devem se concentrar em dominar essas ferramentas e utilizá-las cada dia mais a seu favor.  

Aproveite que você chegou ao fim deste artigo para ler outro conteúdo superinteressante em que te ajudamos a entender se investir em uma carreira em inteligência artificial vale a pena 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são aplicativos inteligentes alimentados por AI?

Seus clientes estão investindo na criação de aplicativos inteligentes alimentados por AI. Sua revenda está preparada para lidar com essa demanda? 

O que é AI TRiSM? Tudo sobre a inovação!

AI TRiSM (AI Trust, Risk and Security Management) é uma das principais tendências tecnológicas para o futuro. Veja o que você precisa saber sobre ela! 

4 benefícios das ferramentas de AI na cibersegurança

Por que seus clientes deveriam incluir ferramentas de AI em suas estratégias de segurança? Veja aqui!