Área que há anos vem se desenvolvendo, a Inteligência Artificial (IA) ganha cada vez mais espaço nas empresas, abrindo caminho para profissionais e para o surgimento de novas carreiras.
Ainda que seja um assunto constantemente estudado, a Inteligência Artificial tem recebido mais atenção nos últimos anos, principalmente em decorrência dos avanços no poder de processamento de computadores e pelo cada vez mais debatido e pesquisado conceito de Big Data.
Continue acompanhando o artigo para ler os seguintes tópicos:
- Quais profissões trabalham com Inteligência Artificial?
- Como trabalhar na área de Inteligência Artificial?
O tema está presente em avanços e novas aplicações de diversas empresas de grande porte, tendo recebido investimentos da Samsung, Apple, Microsoft, Toyota, Facebook, Google, Amazon, IBM e Sony, entre diversas outras que buscam na Inteligência Artificial novas formas de oferecer uma experiência diferenciada ao usuário, desenvolvimento de algoritmos e diversas outras oportunidades dentro e fora da área de TI.
E este é o grande motivo para se poder afirmar no futuro de carreiras na área de IA. Os grandes investimentos feitos na área trarão aplicações cada vez mais específicas e aperfeiçoadas, o que vai exigir uma maior capacitação e especialização de profissionais, que deverão ser capazes de atuar em projetos de diversos tamanhos e tipos.
Mas não basta apenas afirmar o crescimento do setor, é necessário saber em quais carreiras é realmente válido investir. Podemos destacar entre as profissões do futuro que vão entrar em evidência três principais: Cientista de Machine Learning, Engenheiro de Machine Learning e Cientista de Dados.
Quais profissões trabalham com Inteligência Artificial?
A primeira das profissões, a de Cientista de Machine Learning, é o cargo ocupado pelo profissional responsável pela pesquisa e desenvolvimento dos algoritmos utilizados na criação de sistemas inteligentes, elaborando sistemas que fazem recomendações de produtos ou previsões a respeito da demanda de produtos e serviços específicos, além de explorarem a Big Data para que seja possível obter padrões de dados. Está é a área perfeita para profissionais com afinidade com pesquisas e grandes conhecimentos de Estatística e Matemática.
Já o Engenheiro de Machine Learning, apesar de desempenhar um trabalho parecido com o do Cientista de Machine Learning, tem foco maior no desenvolvimento de soluções de softwares que auxiliem na resolução de problemas do negócio por meio de modelos preditivos. Assim, enquanto o Cientista desenvolve os algoritmos, o Engenheiro de Machine Learning os aplica para criar novas soluções.
Esta também é uma profissão para aqueles com conhecimento em Matemática e Estatística, incluindo a afinidade com procedimentos de limpeza e pré-processamento de dados, além de conhecimentos de ao menos uma linguagem ligada à Data Science, como R ou Python.
O último dos cargos mencionados, Cientista de Dados, é o responsável por utilizar habilidades em Matemática, Estatística e Programação para pegar um grande volume de dados desorganizados, com ou sem estrutura, e limpar, selecionar, transformar e organizar tais dados.
Além dessas competências, e após a organização dos dados, o Cientista de Dados faz uso de habilidades Analíticas para desvendar soluções para os problemas que o negócio apresenta, auxiliando no processo decisório e de definição de uma estratégia empresarial por meio da compreensão contextual, conhecimento do negócio e do uso dos algoritmos de Machine Learning.
Todo seu conhecimento, que é extremamente amplo, se volta para a aplicação inteligente de Big Data, sendo um profissional que pode colaborar de forma impactante em diferentes áreas do mercado.
Esta profissão merece ainda mais destaque pois, mesmo sendo uma profissão recente, já foi considerada como profissão em maior demanda nos EUA por três anos consecutivos, oferecendo remuneração atual superior a 100 mil dólares.
Apesar de essas três serem as principais carreiras para a área de Inteligência Artificial, existem diversas outras que também podem ser exploradas por profissionais, entre elas: Engenheiro de Dados, Engenheiro de Big Data, Arquiteto de Soluções de Big Data, Especialista em Business Analytics (Analista de Negócios), Desenvolvedor de Visualização de Dados, Gerente de Analytics, Estatístico e outras.
Leia mais artigos sobre Inteligência Artificial:
- Como implementar estratégias de inteligência artificial nas empresas?
- Top 8 perguntas e respostas das empresas sobre Inteligência Artificial
- As 6 principais aplicações de Inteligência Artificial nas empresas
Como trabalhar na área de Inteligência Artificial?
Afinal, qual faculdade estuda Inteligência Artificial? Como trabalhar nessa área?
A formação desses profissionais pode ser feita por meio de cursos de Formação de Cientistas de Dados e Formação em Inteligência Artificial, que permite aos profissionais buscar conhecimentos mais avançados na área, aprendendo o necessário para o desenvolvimento de aplicações inteligentes.
A Inteligência Artificial é um campo amplo para profissionais, como é possível notar, e está cada vez mais presente em nossas vidas, principalmente por meio de assistentes pessoais como a Siri, oferecida pela Apple, a Cortana, da Microsoft, a Alexa, da Amazon e o Google Now, da Google. Estes assistentes permitem que operações sejam realizadas em smartphones e desktops por meio de reconhecimento de fala.
No entanto, especialistas da área destacam que o segmento ainda tem muito para desenvolver, considerando como próximo passo desenvolver formas para que seja possível ensinar máquinas, um processo próximo ao da educação humana, trabalhando o aprendizado de sentenças contextuais, permitindo que elas evoluam cada vez mais e supram as necessidades de rápido processamento de dados, tudo por meio do desenvolvimento dos conhecimentos que essas carreiras aplicam diariamente.
Escreva seu comentário