Novas ferramentas de AI estão surgindo. Entenda quais são os pontos de atenção de cada uma delas.
Conforme os dias passam, novas ferramentas de AI são disponibilizadas na internet. Contar com essa tecnologia para escrever artigos e roteiros, criar códigos, imagens, vídeos, sons e até obras de arte já se tornou uma realidade para muitas pessoas.
As ferramentas de AI vêm sendo criadas para as mais diversificadas finalidades, porém seguindo um mesmo raciocínio: facilitar e automatizar tarefas no dia a dia.
Países como Brasil, China e Reino Unido anunciaram investimentos em AI para usá-la como aliada na saúde, na educação e em outras áreas. A tendência é que cada vez mais países entrem nessa lista.
Os avanços e aprimoramentos dessas plataformas de inteligência artificial, no entanto, além de acompanhar diversas inovações e facilidades, também acompanham alguns riscos que têm preocupado especialistas do mundo todo e, por isso, exigem alguns cuidados.
Leia também:
- A Inteligência Artificial oferece riscos? Entenda melhor sobre o tema
- Quais as próximas tendências de AI para ficar de olho?
Vamos conversar sobre esses pontos de atenção que acompanham cada uma dessas ferramentas? Continue acompanhando o conteúdo abaixo para ler todos os detalhes.
Tipos de ferramentas de AI e seus pontos de atenção:
Nos últimos meses a AI ganhou ainda mais notoriedade no mercado. Todos estão interessados em conhecer e explorar as ferramentas que estão disponíveis sem entender quais riscos elas podem oferecer, como, por exemplo:
1. ChatGPT
Criado pela OpenAI, a inteligência artificial GPT é uma plataforma que interage de maneira conversacional com os usuários na internet. Ela é treinada para seguir instruções baseadas em prompts (frases e pequenos textos) e oferecer respostas detalhadas.
Quais são os pontos de atenção?
- Pode promover desinformação e fake news por não identificar informações falsas;
- Pode ajudar cibercriminosos a criar e aprimorar ataques virtuais com códigos maliciosos;
- Muitas vezes responde instruções prejudiciais ou exibe comportamento tendencioso;
- Reproduz discursos de ódio.
Para entender mais detalhes sobre essa ferramenta, leia o artigo que preparamos para você.
2. GPT-4
O GPT-4 é a versão atualizada do chatGPT. Dessa vez, a OpenAI disponibilizou um software mais inteligente, colaborativo e criativo que aprende padrões por meio da interação com os usuários. A plataforma consegue criar modelos de linguagem ainda mais sofisticados.
Quais são os pontos de atenção?
- Pode propagar preconceitos sociais e discursos de ódio;
- Não reconhece fontes não confiáveis e preconceitos sociais;
- Ajuda cibercriminosos na criação de códigos maliciosos e aprimorados;
- Pode oferecer instruções perigosas para os usuários.
Recentemente, por meio de uma carta publicada na internet, grandes nomes da tecnologia solicitaram que os laboratórios pausem o treinamento de sistemas de AI mais poderosos que o GPT-4, pois acreditam que esses avanços são prejudiciais para a humanidade.
3. DALL-E 2
O Dall-E 2 também é uma plataforma criada pela OpenAI. No entanto, essa é uma inteligência artificial que cria imagens e artes realistas. A partir de uma descrição em prompt, o software gera fotos e artes combinando conceito, atributos, estilos, sombras, reflexos e texturas.
Quais são os pontos de atenção?
- Qualquer usuário pode criar imagens realistas para propagar informações, cenários e situações falsas;
- Obras de arte podem ser criadas em poucos segundos e substituir artes criadas sem o uso de tecnologias.
Especialistas afirmam que a fotografia é uma área que será cada vez mais afetada pelo advento das ferramentas de AI. Em abril deste ano, por exemplo, uma fotografia gerada por AI venceu o prêmio Sony World Photography.
No mesmo período, imagens do Papa Francisco usando roupas de grife, do Donal Trump sendo preso e de outras figuras públicas em situações inusitadas circularam pela internet. Devido a qualidade e riqueza de detalhes, muitas pessoas realmente acreditaram estar vendo fotografias reais, mas não passavam de imagens criadas por AI.
Apesar de ter pontos de atenção, a AI oferece muitas vantagens
Toda tecnologia está suscetível a riscos quando usada por pessoas mal-intencionadas. Apesar disso, a inteligência artificial é uma das inovações mais promissoras dos últimos tempos e oferece uma série de benefícios e possibilidades que podem ser aproveitadas.
À medida que as ferramentas de AI vão sendo criadas, novas vantagens são atribuídas ao mercado. Automação de tarefas, uso de dados para identificar melhorias e simplificação de processos, por exemplo, são apenas algumas das inúmeras vantagens de contar com a inteligência artificial.
Além das ferramentas de AI citadas nesse artigo, existem várias outras que estão surgindo e sendo aprimoradas. E, embora elas necessitem de certos cuidados, são plataformas que carregam o objetivo de auxiliar o usuário, ajudando a agilizar e automatizar tarefas.
Para o futuro, a expectativa é que surjam mais ferramentas desse porte para facilitar a rotina. Isso, consequentemente, exigirá novos cuidados, mas sabemos que os benefícios que elas irão proporcionar são muito maiores!
Mas e você? Qual plataforma de inteligência artificial está usando e para qual finalidade? Deixe seu comentário abaixo sobre esse assunto.
Escreva seu comentário