BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócio iPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda. 

Para modernizar os negócios, atender a novas demandas e solucionar problemas de processos, o número de sistemas adotados pelas empresas é cada vez maior.   

Essas múltiplas implementações, embora pareçam uma boa estratégia de negócio, nem sempre acabam sendo a melhor e mais prática abordagem para mitigar as dificuldades, pelo contrário, só geram mais desafios.   

Devido a necessidade de contar com soluções mais organizadas, rápidas e automatizadas, a adoção do modelo de negócio iPaaS (Integration Platform as a Service) vem crescendo no mercado como uma alternativa para superar esses desafios.  

A seguir, explicaremos o que é iPaaS e quais são seus benefícios. Continue lendo para conferir. 

O que é uma plataforma iPaaS? 

Chamamos de iPaaS (Plataforma de Integração como Serviço, em português) a plataforma capaz de conectar diversos aplicativos, softwares e até sistemas hospedados localmente, na nuvem. 

Esta inovação oferece às empresas a oportunidade de criar, executar, governar e proteger suas integrações e aplicações em um só lugar, de uma maneira mais simples, segura e escalonável. 

Ao adotar a iPaaS, as organizações conseguem concentrar processos, serviços, aplicativos e dados na nuvem, eliminando a necessidade de contratar soluções e sistemas de terceiros. 

Criada para simplificar e padronizar a integração de ferramentas, a iPaaS garante que a equipe de TI crie, acesse e atualize integrações em tempo real.   

Também recomendamos a leitura destes artigos: 

Me especializar

Após compreender o significado de iPaaS, sua revenda também deve acompanhar quais são os principais benefícios proporcionados por essa solução. Listamos alguns deles no tópico a seguir.  

10 benefícios da iPaaS para os negócios 

O modelo de negócio iPaaS oferece uma série de vantagens, como: 

  1. Integração de softwares para melhorar o compartilhamento de dados;
  2. Comunicação otimizada entre os diferentes setores da companhia;
  3. Retornos mais rápidos; 
  4. Redução de desafios operacionais relacionados à integração;
  5. Ganhos maiores de produtividade e eficiência operacional;
  6. Amplo leque de possibilidades de integração;
  7. Consistência de dados entre aplicativos e fontes de dados;
  8. Dados organizados e disponíveis em tempo real;
  9. Nenhum dado importante é perdido pois estão centralizados em um só ecossistema;
  10. Processos mais automatizados. 

Esses benefícios, aplicados em cada setor, podem ser essenciais para os negócios. Na TI, por exemplo, os colaboradores podem gerenciar melhor as ameaças virtuais e automatizar tarefas. 

Já no setor de vendas, fica ainda mais fácil gerenciar oportunidades, garantindo que os funcionários tenham acesso a uma série de insights importantes e em tempo real. 

O mesmo acontece no setor de RH. Essa união de aplicações nas soluções de iPaaS otimiza o processo de contratação e integração dos funcionários e contribui para facilitar outros processos. 

Com base nestas informações, chegamos à conclusão de que o modelo de negócio iPaaS é uma abordagem interessante para seus clientes que desejam reduzir o número de sistemas utilizados no dia a dia, sem que essa ação prejudique o desempenho corporativo e os processos. 

Trata-se de uma solução que chegou para simplificar e agilizar a integração entre os sistemas locais e a nuvem, garantindo que os dados, softwares e ferramentas sejam mantidos em um mesmo ecossistema, podendo ser acessados em tempo real pelas equipes e usuários.   

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

O que é computação de borda de multiacesso?

Entenda tudo sobre uma inovação tecnológica que vem sendo apontada como uma das principais tendências para o futuro: a Computação de Borda de Multiacesso.