O modelo de negócio iPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.
Para modernizar os negócios, atender a novas demandas e solucionar problemas de processos, o número de sistemas adotados pelas empresas é cada vez maior.
Essas múltiplas implementações, embora pareçam uma boa estratégia de negócio, nem sempre acabam sendo a melhor e mais prática abordagem para mitigar as dificuldades, pelo contrário, só geram mais desafios.
Devido a necessidade de contar com soluções mais organizadas, rápidas e automatizadas, a adoção do modelo de negócio iPaaS (Integration Platform as a Service) vem crescendo no mercado como uma alternativa para superar esses desafios.
A seguir, explicaremos o que é iPaaS e quais são seus benefícios. Continue lendo para conferir.
O que é uma plataforma iPaaS?
Chamamos de iPaaS (Plataforma de Integração como Serviço, em português) a plataforma capaz de conectar diversos aplicativos, softwares e até sistemas hospedados localmente, na nuvem.
Esta inovação oferece às empresas a oportunidade de criar, executar, governar e proteger suas integrações e aplicações em um só lugar, de uma maneira mais simples, segura e escalonável.
Ao adotar a iPaaS, as organizações conseguem concentrar processos, serviços, aplicativos e dados na nuvem, eliminando a necessidade de contratar soluções e sistemas de terceiros.
Criada para simplificar e padronizar a integração de ferramentas, a iPaaS garante que a equipe de TI crie, acesse e atualize integrações em tempo real.
Também recomendamos a leitura destes artigos:
- Como escolher uma plataforma de virtualização confiável?
- Uma plataforma completa de segurança e compliance para dados críticos
- Como escolher a melhor plataforma de inteligência de dados para os negócios?
Após compreender o significado de iPaaS, sua revenda também deve acompanhar quais são os principais benefícios proporcionados por essa solução. Listamos alguns deles no tópico a seguir.
10 benefícios da iPaaS para os negócios
O modelo de negócio iPaaS oferece uma série de vantagens, como:
- Integração de softwares para melhorar o compartilhamento de dados;
- Comunicação otimizada entre os diferentes setores da companhia;
- Retornos mais rápidos;
- Redução de desafios operacionais relacionados à integração;
- Ganhos maiores de produtividade e eficiência operacional;
- Amplo leque de possibilidades de integração;
- Consistência de dados entre aplicativos e fontes de dados;
- Dados organizados e disponíveis em tempo real;
- Nenhum dado importante é perdido pois estão centralizados em um só ecossistema;
- Processos mais automatizados.
Esses benefícios, aplicados em cada setor, podem ser essenciais para os negócios. Na TI, por exemplo, os colaboradores podem gerenciar melhor as ameaças virtuais e automatizar tarefas.
Já no setor de vendas, fica ainda mais fácil gerenciar oportunidades, garantindo que os funcionários tenham acesso a uma série de insights importantes e em tempo real.
O mesmo acontece no setor de RH. Essa união de aplicações nas soluções de iPaaS otimiza o processo de contratação e integração dos funcionários e contribui para facilitar outros processos.
Com base nestas informações, chegamos à conclusão de que o modelo de negócio iPaaS é uma abordagem interessante para seus clientes que desejam reduzir o número de sistemas utilizados no dia a dia, sem que essa ação prejudique o desempenho corporativo e os processos.
Trata-se de uma solução que chegou para simplificar e agilizar a integração entre os sistemas locais e a nuvem, garantindo que os dados, softwares e ferramentas sejam mantidos em um mesmo ecossistema, podendo ser acessados em tempo real pelas equipes e usuários.
Escreva seu comentário