BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Conheça 7 dicas que melhoram a performance da rede corporativa

É principalmente para garantir cada vez mais produtividade que o setor de tecnologia evolui. Para isso, no entanto, é preciso ficar atento a muitos aspectos, inclusive ao desempenho da rede corporativa.

 

Conheça 7 dicas que melhoram a performance da rede corporativa

 

 

Em redes corporativas, de nada adianta ter máquinas de alta performance se a rede estiver com baixos níveis de desempenho, comprometendo a eficácia de sistemas operacionais e de hardware. Se você, profissional de TI, está tendo problemas frequentemente, ou se deseja evitar que eles apareçam logo, seguem algumas dicas que melhoram a performance da rede corporativa.


1 – ATUALIZE E INVISTA

Para um funcionamento adequado, que melhore processos e se transforme efetivamente em lucro, é necessário investimento. Ter uma rede com boa infraestrutura, arquitetura e dinâmica de dados, não são suficientes. O contrário também é verdadeiro. Por isso, é necessário modernizar o sistema como um todo. Custa caro, mas vale o dinheiro investido.


2 – REALIZE TESTES E DIAGNÓSTICOS

Para corrigir possíveis gargalos na rede e preveni-los, o ideal é que sejam realizados testes e levantados alguns diagnósticos. Assim, será possível identificar excelentes soluções, desde a adequada configuração de memória, até a aplicação de recursos ideais para o servidor. Alguns softwares que emulam o ambiente de rede, simulando diversos equipamentos, como switches e computadores, podem ajudá-lo nessa tarefa.

3 – ACOMPANHE E MONITORE

Se colaboradores notarem baixa velocidade em exercer suas tarefas é o setor de TI quem vai ouvir as diversas reclamações. Nem sempre, sabemos bem disso, o problema está na rede. É mais fácil que a lentidão esteja sendo causada pelo próprio usuário. Contudo, até para conseguir justificar isso, é necessário escolher a melhor solução de monitoramento de rede.


4 – ARMAZENAMENTO E DESEMPENHO

Aumentar a capacidade de armazenamento não significa que sua rede vá ficar mais veloz, depende de quantos IOPS (operações de entrada e saída por segundo) o disco rígido adotado suporta. Por isso, é necessário estabelecer a real necessidade que a empresa apresenta, respondendo a questões como: é necessário apenas concentrar ou processar os dados? Quais são os tipos de dados? Qual o volume destes dados? Quanto tempo eles precisam ficar armazenados? A partir destas informações, você consegue traçar uma boa estratégia e talvez migrar o servidor para a nuvem, por exemplo.

 

 

 


5 – SEGMENTAÇÃO

Dentro da corporação há atividades que consomem mais ou menos desempenho da rede. Algumas máquinas necessitam de mais recursos de armazenamento, tráfego e processamento. Por isso, é importante avaliar a necessidade de uso de cada um dos setores, levando em consideração o número de máquinas, os sistemas, os dados gerados e os processos executados.

 

Se o caso do seu cliente ou empresa tiver uma rede maior, com vários computadores, é interessante cogitar a possibilidade de segmentar a utilização da rede, definindo uma estratégia adequada de priorização de tráfego. Os benefícios desta abordagem são: evitar o desperdício e a ociosidade de recursos e facilitar a administração, já que restrições, por exemplo, não precisam ser feitas a cada host.

6 – DISPOSITIVOS CONFIGURADOS CORRETAMENTE

Este item é imprescindível para que as empresas consigam alcançar o retorno do investimento feito através do desempenho. Muitas vezes gargalo nas empresas, a devida configuração de todos os dispositivos de rede pode significar a solução para o tráfego lento dos dados. Como profissional de TI, procure conhecer a necessidade de usuários e setores, para posterior configuração adequada de cada ativo e, alcançando assim, a melhor performance possível da rede corporativa.


7 – CONSIDERE DESDUPLICAR

A desduplicação de dados pode ser uma alternativa interessante para melhorar o tráfego de dados da sua rede. Além disso, a utilização desta técnica economiza de 10 a 30 vezes o espaço usado no backup. Indicada para operações redundantes, a desduplicação segmenta o fluxo de dados de entrada, atribui um identificador aos segmentos de dados e compara esses segmentos aos dados armazenados anteriormente.

 

Isso significa que, se for exclusivo, o sistema armazena o segmento, caso contrário, ele identifica como duplicação e o segmento não é armazenado novamente.

A evolução tecnológica no setor de redes é muito grande. Então, é importante que os profissionais da área de TI, esteja sempre acompanhando as novidades, antenado com as novas tecnologias. E lembre-se: pequenos detalhes também melhoraram os resultados das empresas.

 

Ransomware - como proteger seus clientes
RANSOMWARE: COMO PROTEGER A EMPRESA DE SEUS CLIENTES

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Tendências tecnológicas: o que vai impactar negócios e TI em 2026

As tendências tecnológicas para os próximos anos estão redefinindo o papel da TI nos negócios e exigem um novo olhar estratégico por parte das lideranças. 

 

5 estratégias para sua revenda de TI crescer em períodos de alta demanda

Listamos as principais oportunidades para as revendas de TI que desejam aproveitar os períodos promocionais de forma estratégica. Leia o artigo completo! 

 

6 competências estratégicas em AI corporativa para 2026

2026 está próximo e você, como profissional de TI, precisa saber quais competências serão exigidas nos próximos meses. Saiba mais detalhes.