Diversos são os benefícios ao realizar esse movimento, mas algumas medidas são necessárias para que a empresa esteja preparada. Saiba quais são:
Muitas organizações ainda utilizam servidores físicos, que são computadores destinados às atividades corporativas, ocupam um grande espaço físico, altos gastos com manutenção e ainda exigem diversas medidas de segurança. Enquanto isso, servidores em nuvem são uma série de computadores interligados por uma arquitetura inteligente, que permitem às empresas alocar mais ou menos recursos e capacidade, de acordo com suas necessidades e pagando apenas por aquilo que utilizarem.
Uma das grandes vantagens dessa arquitetura é permitir que se amplie ou reduza o volume de recursos, espaço e fluxo de dados. Além disso, é dimensionável não apenas o uso de servidores, mas também os gastos com a estrutura.
A economia e escalabilidade não são as únicas vantagens ao utilizar uma abordagem de servidores na nuvem. O serviço de Cloud Server oferece todos os recursos de um Data Center de uma grande empresa sem todos os trabalhos e exigências de gerenciamento que este acarreta normalmente. A diferença é que você conta com todos os recursos de uma só vez, usando o quanto necessita e no momento que precisar.
Além disso, preocupações com manutenção, suporte técnico, resfriamento e controle de temperatura, acesso à internet, entre outros são de total responsabilidade do provedor da estrutura. A empresa apenas paga mensalmente os recursos utilizados.
Outra vantagem do servidor em Cloud é o total controle das definições das configurações dos sistemas utilizados. É possível monitorar todos os recursos, como a adição de novos IPs, agendamento de backups, políticas de configurações de firewall e outras medidas de proteção a partir de uma interface única.
Mas como a TI pode definir se a corporação está preparada para ir para a nuvem? Confira quais servidores que devem ser migrados e como prepará-los:
Quais tipos de servidores podem ir para as nuvens:
Muitos servidores de e-mail já estão na nuvem, mas ainda é comum empresas utilizarem em servidor local. O e-mail na nuvem aumenta consideravelmente a disponibilidade da aplicação e a segurança das informações enviadas, além de trazer a mobilidade de se acessar as mensagens e agendas utilizando qualquer dispositivo conectado à internet.
Servidores de arquivos físicos podem não ser uma tarefa complexa se a empresa contar com uma solução direcionada. Existem produtos na nuvem preparados para substituir o servidor de arquivos físicos e ainda agregar uma série de características que aumentam a colaboração e produtividade de equipes.
O processo mais complexo pode ser considerado o de migração do sistema de gestão (ERP), porém é, cada vez mais, adotado pelas empresas. É preciso considerar o impacto que um atraso ou uma indisponibilidade pode trazer para o negócio, além da necessidade de definir todas as permissões de acesso e regras de segurança.
Muitos outros sistemas utilizados pelas corporações já estão no ambiente virtual e, aqueles que ainda não estão, provavelmente, estão sendo preparados para realizar o movimento para a nuvem. Todas as empresas podem se beneficiar com os recursos oferecidos, porém é preciso ter em mente que cada organização possui suas especificidades e demandas. Por isso, a equipe de TI deve levantar uma série de requisitos, levar em consideração vários aspectos para enfim dar início ao processo.
Escreva seu comentário