Otimizar tempo e economizar espaço físico são os grandes trunfos da Cloud Computing.
Quando se fala em reduzir custos e continuar com os mesmos benefícios, ou mesmo, melhorar o ritmo de crescimento de qualquer empresa, a atenção redobra. Principalmente quando se trata de cortar gastos na área de TI.
As recentes transformações tecnológicas no mercado inseriram a Internet das Coisas, as soluções na Nuvem e a computação cognitiva no dia a dia das revendas e empresas. Os investimentos no setor de TI dobraram, e não poderia ser diferente. A área é hoje crucial para o desenvolvimento e a aplicação de estratégias dentro de uma corporação.
Para continuar investindo, qualquer medida que ajude a reduzir custos é muito bem-vinda, principalmente se ela não comprometer a qualidade dos processos. Dessa forma, a empresa se equilibra e continua atuando no mercado de forma competitiva.
O banco de dados na Nuvem pode ser uma boa solução para economizar recursos, sem parar o andamento do trabalho. Vamos ver como funciona:
Banco de dados na Nuvem
Diversas empresas no mundo todo já usam a Cloud Computing (banco de dados na Nuvem) para ganhar capacidade, competitividade e, também, para reduzir custos. Além de ser uma das principais tendências de mercado, é um serviço que oferece plataformas flexíveis e sob demanda para armazenar dados na Nuvem, também conhecido como DBaaS (Data Base as a Service) .
Por meio de uma conexão de rede, é um tipo de computação que compartilha recursos físicos e virtuais sem precisar implantar softwares e hardwares locais. Todas as informações ficam armazenadas na Nuvem, o que gera economia de espaço e recursos.
Cloud computing x armazenamento interno
No modelo de arquivamento de informações tradicional, os dados eram mantidos internamente. Para funcionar, era preciso ter servidores, bancos de dados e outras ferramentas que ajudam na tarefa. Com a Cloud Computing não é preciso usar esses recursos. As informações estão na Nuvem e são de responsabilidade do provedor do serviço.
O fornecedor fica responsável por todo o trabalho de arquivamento e gerenciamento desses dados e os mantêm disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Cloud Computing e a redução de custos
É preciso levar em consideração as vantagens e funcionalidades da Cloud Computing e entender como ele ajuda na economia de recursos financeiros. Alguns itens são fundamentais, entre eles:
Flexbilidade e escabilidade
Uma das maiores vantagens de produtos flexíveis é que eles são também escaláveis, ou seja, eles se adaptam e aumentam os recursos tecnológicos na Nuvem sem prejudicar o andamento dos processos. Essas são características marcantes da Cloud Computing.
Otimização de processos
Quando se obtém mais recursos com menos custos, fica mais fácil atender a demanda de forma eficiente. Quando a tecnologia facilita a operação sem grandes investimentos, ela otimiza os processos e permite a integração de fluxos de trabalho. Esse ciclo ajuda no crescimento do negócio.
Segurança da informação
Os melhores provedores de banco de dados na Nuvem são seguros e trabalham com uma política de diminuição do risco de fraudes. Para isso, enviam aos usuários chaves de acesso intransferíveis.
Em caso de incêndios ou alagamentos, com a Cloud Computing as informações estão asseguradas. Os provedores geralmente possuem diversos Data Centers que garantem a segurança dos dados armazenados.
Mobilidade
Como o serviço na Nuvem é oferecido via internet, é possível ter mobilidade e usar dispositivos móveis para realizar operações. Assim, os colaboradores da empresa que utiliza o serviço podem acessar os dados diretamente de seus dispositivos móveis.
ROI
Qualquer tipo de investimento feito é preciso fazer uma avaliação do ROI (Return On Investment) para saber quais foram os resultados da ação. Na área de TI, em que os custos são altos, essa avaliação é mais do que necessária.
Por meio desses e outros recursos, o banco de dados na Nuvem consegue atender as necessidades de seus clientes e, ainda, reduzir custos na área de TI.
Escreva seu comentário