Confira 6 estratégias que vão fazer sua empresa ter mais sucesso nas vendas através da motivação de uma equipe bem alinhada.
Uma boa equipe de vendas é um dos pilares na hora de construir uma trajetória de sucesso em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. No entanto, muitos gestores ainda acreditam que apenas assinando a carteira do colaborador é o suficiente para mantê-lo dentro das expectativas dos negócios. Mas essa não é uma realidade.
Profissionais de vendas podem chegar à empresa com diferentes objetivos para a sua carreira, ideias ímpares e propostas divergentes. Alinhar tudo isso pode ser um grande desafio para o gestor, que também será cobrado pelos resultados caso eles não cheguem da maneira esperada.
Quando falamos em motivação, ela não deve ser compreendida como algo pessoal. Além da necessidade de se trabalhar a motivação individual e coletivamente, um bom gestor da área de vendas precisa entender que motivação nenhuma irá trazer resultados se os objetivos não forem claros para todos e possíveis de serem alcançados.
Conhecer o ponto de partida é tão importante quanto determinar o ponto de chegada para que uma estratégia seja realizável. Definir possibilidades, prazos, dificuldades e ferramentas para resolver todas as questões são as primeiras ações que farão o seu objetivo de vendas ser atingido. Depois de comunicar claramente à sua equipe quais são as reais metas, é importante também conhecer a fundo o perfil de cada colaborador. Isso ajudará você, gestor, a elaborar recompensas pelas metas atingidas. Personalizar prêmios ou até mesmo entregar recompensas em dinheiro, viagens e jantares é uma forma de valorizar o seu colaborador, fazendo com que ele se sinta motivado a ultrapassar suas próprias limitações e fazer o seu melhor dia após dia.
Abaixo, listamos seis passos que irão ajudá-lo a criar essa cultura em sua Revenda de TI para obter uma equipe de vendas bem sucedida e mais produtiva:
1 – Transparência
A parte mais importante da criação de uma fórmula de sucesso de vendas é instaurar um processo claro para verificar exatamente o que você espera de sua equipe. Estabelecer diretrizes e metas é o primeiro passo. Depois, é fundamental documentar tudo para manter a sua integridade e acompanhar sempre os processos, mas deixando que cada gerente ou vendedor trabalhe com autonomia. Quanto maior a autonomia, maiores serão os desafios para cada colaborador e, consequentemente, a confiança em seu seu trabalho.
2 – Conheça cada membro de sua equipe
Um estudo sobre vendas divulgado pela Harvard Business Review apontou que as comissões são o fator que mais motiva o colaborador a levantar da cama toda manhã e partir para a sua empresa. Ou seja, a possibilidade de receber mais pelo seu esforço não só impulsiona a qualidade do trabalho, mas também garante a sua constância. No entanto, não somente o dinheiro é o motivador principal. Com contextos e ambições diferentes, cada colaborador se sente motivado com diversos tipos de recompensa. Conhecer a fundo o perfil de cada um vai ajudar o gestor a criar estratégias para cada um deles.
O gestor ainda poderá dividir sua equipe em categorias internas como “estrelas”, “executores” e “retardatários”, claro que isso não deverá ser explícito. Entender onde os grupos de vendedores estão é uma boa oportunidade para criar ações planejadas para cada um dos grupos darem o melhor de si dentro de suas limitações e talentos.
3 – Tudo é um jogo
Criar um ambiente competitivo não é sinal de que os colaboradores serão colocados uns contra os outros. Competições saudáveis podem ser muito inspiradoras, já o tipo errado de competição pode destruir as equipes e prejudicar a autoestima dos colaboradores, fazendo com que uns desconfiem dos outros. Isso gera um ambiente de trabalho tóxico que só irá afastar os verdadeiros talentos da equipe.
A gamificação é um processo de competição que separa os aspectos motivacionais de concorrência das rivalidades improdutivas. Diferentes métricas podem ser colocadas em distintas posições na equipe, para que eles alcancem seus objetivos. Métricas fundamentais como a satisfação do cliente e alcance representam mais para a saúde da empresa a longo prazo. A Microsoft, por exemplo, adquiriu a Fantasia equipe de vendas, uma plataforma inovadora de gamificação de vendas que ajuda as organizações a aumentarem a produtividade e melhorarem a adoção de CRM por meio da colaboração e da concorrência baseada em equipe.
4 – Recompensas
Determine as recompensas que são alinhadas com a filosofia e a estratégia da empresa. Faça uma pesquisa antes para ter a certeza de que suas recompensas atrairão o interesse dos seus colaboradores, evitando que os prêmios sejam irrelevantes.
5 – Entenda o mercado
As empresas geram mais leads quando seu departamento de vendas está alinhado com o departamento de marketing, assegurando que todos trabalham com objetivos de negócio unificados. Tenha certeza de que sua equipe de vendas compreende as campanhas de marketing atuais e recursos para que eles possam usar essas táticas para ajudar a vender mais e vice-versa.
Quer gerar mais oportunidades de negócios para sua Revenda de TI? A equipe Microsoft Westcon pode ajudar sua empresa a se desenvolver e crescer gerando mais demanda e receita recorrente. Fale conosco e saiba mais.
Escreva seu comentário