BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como a tecnologia irá impactar as profissões no futuro?

Entenda como as mudanças tecnológicas podem impactar as profissões nos próximos anos. 

A tecnologia vem transformando o mercado de diferentes maneiras. Nos últimos anos, no entanto, as mudanças ocasionadas pelos seus adventos foram ainda mais perceptíveis e significativas do que nos anos anteriores devido à pandemia e a aceleração da Transformação Digital. 

Neste artigo, você acompanhará os seguintes tópicos: 

  • Impacto da tecnologia no mercado de trabalho  
  • Como os profissionais podem se adequar às mudanças tecnológicas? 

De 2020 para cá, muitas coisas mudaram. O trabalho híbrido se tornou uma realidade para muitas empresas e continua em ascensão. Em 2022, cerca de 56% das organizações atuaram com esse formato no Brasil, segundo a IDC Brasil.  

Além disso, movidas pela necessidade de automatizar tarefas, proteger dados e investir fortemente em cibersegurança, as empresas passaram a buscar novas ferramentas, sistemas e recursos. 

Em meio a esse novo cenário, entender como a tecnologia pode impactar as profissões no futuro se tornou uma das principais preocupações tanto do mercado, quanto dos profissionais.  

Leia outros artigos relacionados ao assunto: 

Embora haja muito burburinho de que certos cargos desaparecerão para sempre, não existem indícios suficientes que comprovem isso. No entanto, a tecnologia tem mostrado que as profissões devem passar por uma série de transformações e aprimoramentos.  

Até mesmo os cursos de graduação devem ser drasticamente modificados em relação ao que são hoje, segundo o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimento do Ensino Superior.  

Vamos entender mais sobre esse assunto? Continue acompanhando o conteúdo abaixo e veja como a tecnologia afetará as profissões no futuro: 

Impacto da tecnologia no mercado de trabalho 

Várias profissões foram impactadas pela tecnologia e precisaram passar por diversas modificações. No futuro, não será diferente, pelo contrário, a tendência é que esse processo aconteça cada vez mais. 

A TI, por exemplo, uma das verticais que mais vem sendo afetadas, exige que os profissionais do ramo busquem especializações e desenvolvam suas soft skills para acompanhar as demandas e mudanças provocadas pela Transformação Digital.    

As empresas querem trabalhar com mais automação, segurança e desburocratização, e esperam contar com profissionais que saibam lidar com desafios e que também consigam identificar potenciais ameaças — e saibam combatê-las da melhor maneira. 

Outra vertical que sofreu impactos é a de engenharia e arquitetura. Se antes os profissionais precisavam elaborar projetos no papel, evitando retrabalhados e novos ajustes, hoje fazem o uso de várias ferramentas e programas práticos que facilitam e agilizam essa atividade. 

O digital assumiu o lugar dos papéis e agora os profissionais trabalham com modelagem 3D, Inteligência Artificial e outras tecnologias para proporcionar — durante a apresentação do projeto — uma experiência mais imersiva e realista aos seus clientes. 

Quero conhecer

A tecnologia também impactou a vertical de saúde, possibilitando que consultas médicas fossem realizadas digitalmente, por meio de uma plataforma de chamado de vídeo.  

Muitos pacientes, inclusive, preferem que o atendimento ocorra virtualmente — dependendo do estado de saúde, da gravidade da consulta e quando não existe a necessidade de realizar exames — do que em um consultório. É uma prática ágil, simples e fácil de ser realizada em qualquer lugar. 

Sendo assim, os profissionais da saúde precisam saber administrar essas consultas online e utilizar ferramentas funcionais para auxiliá-los.  

O mesmo acontece na educação. Agora, mais do que nunca, muitos usuários estão optando por estudar online. As novas tecnologias educacionais são grandes facilitadoras e devem funcionar adequadamente, tanto para o aluno, quanto para o professor ou coordenador. Saber usar os recursos certos e promover ensino a distância de qualidade é essencial nesse novo cenário. 

Como os profissionais podem se adequar as mudanças tecnológicas? 

Muitos profissionais, enxergando o impacto causado pela tecnologia, estão buscando maneiras de se adequarem a essa nova realidade. Veja algumas atitudes que podem ser tomadas para isso: 

  • Acompanhar tendências para não se tornar um profissional obsoleto no mercado; 
  • Explorar recursos e ferramentas que estão em alta para otimizar tarefas; 
  • Aprimorar seus conhecimentos com especializações; 
  • Desenvolver habilidades individuais; 
  • Aprimorar a capacidade de lidar com novas culturas e desafios; 
  • Se preparar para trabalhar em diferentes ambientes e cenários (presencialmente ou não). 

Em conclusão, as profissões serão transformadas de acordo com a aceleração da Transformação Digital. Métodos tradicionais serão deixados de lado para que a tecnologia assuma o controle. Isso significa que com a tecnologia sendo cada vez mais potencializada, os profissionais devem desenvolver a capacidade de trabalhar em qualquer ambiente, solucionar problemas, lidar com prazos apertados, administrar novas ferramentas e se especializar cada vez mais. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!