BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como a tecnologia está influenciando o setor de educação

Soluções a cada dia mais inovadoras usando os benefícios da tecnologia.

A pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil" apontou dados alarmantes sobre a educação no país. Segundo o estudo, 44% da população não possui o hábito da leitura, 30% nunca comprou um livro, e 67% das pessoas disseram que não receberam incentivo à leitura durante a vida. Sabemos que o melhor momento para se adquirir o hábito da leitura é durante a alfabetização da criança, quando ela vai incluir a leitura como um afazer diário. O setor da educação no Brasil tem grande potencial para crescer, mesmo porque há muito que ser feito para a melhoria do ensino. Devido a instabilidade financeira vivida no país houve um aumento grande de startups, visando criar soluções inovadoras principalmente no setor da educação, o que chamou a atenção de investidores. O grupo financeiro IBIS Capital, focado em inovações digitais, aponta por meio de uma pesquisa que o setor de educação vai crescer 17% por ano, movimentando cerca de U$252 bilhões até 2020. Essa é, portanto, a melhor hora para as startups do mercado de educação começarem a criar, pensar em novas soluções e se colocarem à frente neste mercado.


Microsoft BizSpark

Pensando nesse cenário, a Microsoft disponibilizou o Microsoft BizSpark, um programa de auxílio e benefícios para startups que oferece acesso às melhores ferramentas e créditos para o Azure. O programa é gratuito, mas são necessários alguns requisitos para participar: ser empresa privada, faturar entre 0 e U$1 milhão por ano, e ter no máximo 5 anos. Fazendo parte desse programa a startup tem a chance de participar de eventos exclusivos da Microsoft, além de ganhar visibilidade perante investidores por meio do Angels 2Gether, um evento realizado quatro vezes por ano onde são selecionadas empresas com ideias inovadoras para a captação de investimentos.

Um exemplo de projeto que recebeu a ajuda do programa BizSpark é o Timokids, uma empresa que desenvolveu um aplicativo de leitura de livros infantis. Nele são apresentadas histórias e jogos ilustrados em 3D, de forma lúdica e interativa, narrados e legendados em diversos idiomas. A Timokids é uma ferramenta de suporte para pais e crianças que tem a preocupação de entreter e educar, aliando tecnologia e educação. A ideia é usar a tecnologia para tornar o hábito de leitura mais acessível. Afinal, os livros em geral possuem um valor mais alto e com o aplicativo é possível disponibilizar diversos livros por um preço bem menor. Desde o começo a Microsoft apoiou esse projeto usando vários benefícios, inclusive o Azure, além de desenvolver funções específicas. O serviço de nuvem foi essencial porque toda a plataforma e conteúdo ficam hospedados na nuvem. No começo do projeto o conteúdo era menor, mas hoje em dia ele cresceu. Seria muito difícil se houvesse necessidade de uma estrutura de servidor para disponibilizar esse conteúdo. Uma das funções do aplicativo é a narração personalizada, ou seja, pegam o áudio de uma pessoa que está aqui no Brasil, transportam para nuvem e colocam em um aparelho em qualquer lugar do mundo. Foi disponibilizado também treinamento especial do time Microsoft com funcionários e desenvolvedores. É importante ressaltar que a Microsoft se importa com empresas de todos os tamanhos, sendo possível que até mesmo pequenas empresas tenham maior chance de crescer e se instalar no mercado.

Essa é apenas uma das inúmeras empresas e projetos que receberam o apoio da Microsoft para levar suas ideias adiante. Como benefício, as empresas que fazem parte do BizSpark têm três anos de softwares, serviços, suporte técnico e licenças de uso do Microsoft Azure, a nuvem da Microsoft.

Se tiver alguma dúvida sobre o programa, entre em contato conosco.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!