BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Business Intelligence x Business Analytics: quais as semelhanças e diferenças?

Embora eles tendem a ser usados ​​de forma intercambiável, a inteligência de negócios e a análise de negócios têm diferentes aplicativos e diferentes objetivos.

 

A cultura de negócios baseada em dados deu às organizações novos recursos e vantagens competitivas por meio da integração de dados nas operações diárias e nas decisões estratégicas de negócios. Com essa crescente confiança no Big Data e o crescimento nos dados, as organizações podem reunir, tanto Business Intelligence (BI) quanto Business Analytics (BA), são cruciais para interpretar as informações e criar planos de ação eficazes baseados em dados que as empresas podem usar para uma vantagem competitiva.

Embora eles tendem a ser usados ​​de forma intercambiável, a inteligência de negócios e a análise de negócios têm diferentes aplicativos e diferentes objetivos. Quando usados ​​em conjunto de forma eficaz, eles podem se complementar e maximizar os esforços para alcançar as metas de negócios.

 Business Intelligence

Business Intelligence (BI) é usar os dados para tomar decisões comerciais inteligentes, monitorando, coletando e relatando dados para interpretação. Como há muitos dados disponíveis, o BI ajuda as organizações a filtrar os dados relevantes existentes para decifrar tendências e padrões no passado e no presente para tomar melhores decisões nas operações atuais.

Em muitas organizações, esse processo é de responsabilidade dos analistas de inteligência de negócios que trabalham com cientistas de dados para analisar os dados coletados, interpretar padrões de dados e depois comunicar efetivamente às organizações a melhor maneira de implementar essas descobertas. Dependendo do setor e da área de uma organização, a inteligência de negócios também pode ser aplicada por analistas financeiros, analistas de pesquisa e analistas de sistemas de computador.

Conheça o K•NOW!

A inteligência comercial e os analistas que dirigem o campo fornecem às organizações a capacidade de coletar e interpretar dados brutos, tomar decisões informadas e rápidas no presente e monitorar dados em tempo real.

Business Analytics

O Business Analytics , ou análise de negócios (BA), é vital para a utilização da inteligência de negócios em todo o seu potencial, trabalhando para interpretar dados para prever padrões futuros com base nos dados atuais. O Business Analytics é excelente para empresas que buscam melhorar ou alterar suas operações atuais e tomar melhores decisões para o futuro.

Ela pode ser usada para criar estratégias, reconhecer oportunidades de vendas e de mercado, melhorar o relacionamento com os clientes, indicar melhor os riscos potenciais e diminuir as ameaças com base na análise de por que as coisas aconteceram no passado e se algo ocorrerá novamente.

Devido à sua crescente importância na era do Big Data, há uma variedade de planos de carreira em todos os campos, utilizando análise de negócios e os dados necessários para o trabalho, incluindo:

  • Desenvolvedor de banco de dados: melhora os bancos de dados para lidar com dados brutos e desorganizados
  • Administrador de banco de dados: configura, mantém e protege bancos de dados para manter e salvar efetivamente informações vitais para a organização
  • Engenheiro de dados: cria grandes conjuntos de dados para ajudar os analistas a decifrar os dados recebidos
  • Data Analysis Manager: interpreta e comunica dados de maneira eficaz à sua equipe para ajudar a tomar decisões importantes e criar estratégias para o futuro

Os benefícios do Business Intelligence incluem a capacidade de extrair dados, analisar estatisticamente os eventos e por que eles ocorreram, testar decisões passadas e realizar previsões preditivas. 

 BI e BA significa sucesso nos Negócios

Como O Business Intelligence (BI) se concentra nas situações atuais e o Business Analytics determina situações futuras, a combinação das duas pode melhorar a maneira como uma organização alcança soluções de negócios atuais e futuras.

O BA é essencialmente a parte de BI de autoatendimento que o cliente enfrenta - os painéis e exibições. O Business Analytics refere-se ao desenvolvimento de análises de ajuste e BI explicitamente para clientes não técnicos e de negócios.

O BI ainda é a parte descritiva da análise de dados, mas o BA implica o BI, também o componente preditivo, além de todos os bits e partes extras que compõem a maneira como você lida, interpreta e visualiza os dados.

Antes, a união rígida do BI deve ser realizada por especialistas em análise de TI, gerando relatórios estáticos. Precisa de conhecimento ou inquérito alternativo? Você teria que fazer uma solicitação.

De qualquer forma, a ascensão do BI de autoadministração implica que, com a plataforma certa, os não técnicos agora poderão utilizar ferramentas front-end para criar seus painéis e controlar informações de interesse utilizando análises de autoatendimento - ou, como alguns gostariam, BA.

Se tudo é apenas semântica, por que razão isso faz diferença? Tudo considerado, por um motivo: mais cedo ou mais tarde, você precisa descobrir em quais tecnologias, ferramentas e metodologias você deve investir para obter as informações necessárias.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Personalização de software: o que é e quais os benefícios?

A personalização de software pode ser a alternativa ideal para otimizar processos e solucionar problemas corporativos, visando promover experiências aprimoradas! Entenda: 

TI flexível e eficiente: como gerenciar demandas e desafios da TI híbrida?

Entenda quais são os principais desafios da TI híbrida e como solucioná-los para estabelecer uma TI mais flexível e eficiente para os negócios! 

O que é Wi-Fi 6 e por que essa rede sem fio pode transformar os negócios?

O Wi-Fi 6 é uma tecnologia de rede sem fio que promete atender aos principais requisitos de conexão das empresas. Até 2022, cerca de 65% das empresas contarão com este conceito!