Entenda como BI pode ser uma estratégia eficiente para as corporações que buscam transformar seus dados em insights poderosos para otimizar seus negócios. Entenda o que é Business Intelligence e para que serve!
Business Intelligence (BI) é um termo que significa inteligência de negócios e refere-se aos processos de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações para auxiliar as empresas na gestão de negócios.
As tecnologias e metodologias que envolvem esse conceito são capazes de transformar o enorme volume de informações gerados pela sociedade, que reúne dados sobre a experiência dos usuários em conteúdos úteis para a tomada de decisões estratégicas.
A partir dos dados coletados, o BI é capaz de aplicar técnicas analíticas de forma automatizada, descobrindo padrões, tendências e comportamentos para que seja possível interpretar as informações e, assim, melhorar os fluxos operacionais de produtos e serviços por meio de processos inteligentes.
A seguir, veja quais vantagens o BI pode oferecer:
- Ajudar no gerenciamento de informações
- Detectar erros anteriores
- Avaliar a produtividade dos funcionários
- Melhorar a experiência dos clientes
- Controlar despesas
- Aumentar a competitividade
Com as análises de um sistema de Business Intelligence, a corporação consegue avaliar o desempenho dos funcionários, otimizar suas estratégias e tomar melhores decisões.
No cenário do mercado atual, que está cada dia mais competitivo, contar com a inteligência e agilidade dessa tendência é essencial. Por isso, é necessário que as empresas se preparem para integrar o BI na cultura corporativa.
Leia outros conteúdos relacionados ao BI:
- Por que as empresas devem investir em Business Intelligence?
- Saiba como escolher a melhor solução de Business Intelligence
- Como aumentar as vendas com Business Intelligence?
Continue acompanhando o conteúdo para conhecer as vantagens do Business Intelligence.
Veja quais são as principais vantagens de se investir em BI nos negócios:
1. Ajudar no gerenciamento de informações
Muitas vezes, as empresas não sabem como lidar com tanta informação gerada em suas operações. Os sistemas de BI conseguem trabalhar de forma otimizada para facilitar o uso das informações para serem mais assertivas e atender as expectativas do mercado.
2. Detectar erros anteriores
Pequenas falhas podem ocorrer na rotina corporativa e, algumas vezes, acabam passando despercebidas, criando gargalos que prejudicam o funcionamento dos recursos da empresa. O BI consegue corrigir esse tipo de falha por meio da extração e filtração das informações, detectando os equívocos internos que acarretaram o problema.
3. Avaliar a produtividade dos funcionários
As soluções de BI facilitam a aplicação de indicadores e métricas de desempenho dos colaboradores por ser capaz de integrar as ferramentas de mensuração dos processos internos, crescimento da empresa e financeiro com os dados da performance da organização. Isso permite uma avaliação mais precisa sobre as atividades de cada funcionário.
4. Melhorar a experiência dos clientes
Muitas empresas não conseguem acompanhar as ações dos usuários em seus sites e não sabem quais são os motivos de perderem ou ganharem clientes. Com o BI é possível realizar a mineração de dados de vendas e pós-venda.
Dessa forma, a empresa pode detectar o que não está dando certo em sua estratégia de atendimento e aperfeiçoá-la, além de aplicar outras medidas, identificadas a partir da coleta de dados, para otimizar as experiências dos usuários e, assim, atender a todas as suas necessidades para fidelizá-los.
5. Controlar despesas
Com uma gestão unificada de BI, a empresa passa a ter uma visão ampla de todos os seus gastos. Assim, é possível relacionar as informações de despesas com outros dados úteis, como fluxo de caixa, estoque e planejamentos de investimentos, o que possibilita um maior controle da administração dos recursos financeiros.
6. Aumentar a competitividade
Esse benefício é um resultado de todos os outros já listados, pois, quando a empresa passa a ter uma visão holística de todos os seus processos, torna-se mais preparada para tomar decisões rápidas e assertivas, além de contar com uma estratégia otimizada, ficando na frente de seus concorrentes.
Todas as empresas precisam lidar com um alto volume de dados, o que, se não realizado de forma controlada, pode trazer grandes prejuízos para os negócios. Por isso, o Business Intelligence é uma estratégia muito útil, capaz de ajudar no monitoramento de indicadores de resultados. Dessa forma, a corporação pode ter insights poderosos e saber a hora de modificar preços, criar ofertas personalizadas e tomar outras decisões que possam alavancar suas vendas.
Escreva seu comentário