BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Ataques de ransomware: como garantir a segurança em 2024?

Os ataques de ransomware continuam acontecendo. Descubra como os clientes da sua revenda podem se proteger no ano que vem.  

Não há evidências de que os ataques de ransomware desacelerarão, pelo contrário, a tendência é que essa ameaça continue evoluindo à medida que a Transformação Digital acelera. 

Neste artigo, você acompanhará os seguintes tópicos: 

  • Desafios para combater a ameaça de ransomware
  • O que deverá ser feito para mitigar os ataques em 2024?

Durante todo o ano de 2022, 82% dos cibercrimes motivados por interesses financeiros em todo o mundo envolveram estratégias de ransomware de acordo com o FortiGuard Labs Reports.   

Mesmo que muitas empresas (78%) se considerem preparadas para lidar com uma ameaça virtual, segundo o Relatório Global sobre Ransomware de 2023 da Fortinet, pelo menos 50% foram vítimas de ataques ransomware no ano passado. 

Essa ameaça global que já vem provocando prejuízos por onde passa, deve se intensificar ainda mais nos próximos anos, uma vez que os ataques cibernéticos dessa categoria estão ficando mais sofisticados, agressivos e complexos.   

Diante deste desafio, quase todos os líderes (91%) planejam aumentar os orçamentos de segurança em 2024 para investir em tecnologias e serviços que os ajudem a manter as redes protegidas contra um potencial ataque de ransomware.  

Além de contar com uma boa infraestrutura de segurança, as empresas também devem investir em pessoas e processos como estratégia para promover a melhor proteção contra ransomware.  

A seguir, descubra quais desafios os clientes da sua revenda vêm enfrentando e o que eles podem fazer para fugir dessa ameaça cibernética. 

Desafios para combater a ameaça de ransomware 

Promover a segurança corporativa e mitigar os ataques virtuais têm sido tarefas cada vez mais difíceis de serem executadas. Seus clientes estão enfrentando desafios como: 

  • Crescente sofisticação do cenário de ameaças cibernéticas contra empresas; 
  • Dificuldade em adotar soluções tecnológicas que protejam a instituição; 
  • Falta de conscientização sobre riscos cibernéticos; 
  • Dificuldade em impedir que os colaboradores caiam em ataques virtuais. 

New call-to-action

O que deverá ser feito para mitigar os ataques em 2024? 

Para manter os negócios protegidos contra ransomware em 2024, os líderes devem: 

Aumentar o investimento em soluções de cibersegurança 

Para o próximo ano, a tendência é que mais soluções de cibersegurança sejam adotadas para reforçar a proteção contra ransomware 

O estudo da Fortinet identificou que muitos entrevistados devem investir em tecnologias de segurança como: IoT, SASE, proteção de carga de trabalho em nuvem, NGFWs, EDR, acesso de rede de Zero Trust (ZTNA) e SEG, para fortalecer suas estratégias de proteção. 

Outros líderes também afirmam que a adoção de tecnologias avançadas e alimentadas por Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning também será crucial para seus negócios.  

Além dessas soluções, proteções como sandboxing, segmentação de rede e armazenamento de dados fora das instalações, também são vistas com bons olhos para garantir a proteção das organizações contra ransomware. 

Priorizar ferramentas de monitoramento e detecção de ameaças 

Além de investir nessas tecnologias, os líderes de TI também ressaltam a importância de priorizar outros tipos de ferramentas para monitorar e detectar uma ameaça cibernética antes que ela se instaure e cause prejuízos nas organizações. 

Em 2024, as empresas devem contar com ferramentas para o gerenciamento de informações e eventos de segurança (SIEM) e orquestração, além de investir mais em automação e resposta de segurança (SOAR) para acelerar os esforços de detecção e resposta.  

Preparar a equipe e estabelecer um plano de continuidade  

A implementação de tecnologias é essencial, mas não é a única coisa a ser feita para manter os negócios protegidos contra ataques de origem ransomware. Preparar a equipe, criar processos eficazes e estabelecer um plano de continuidade para caso a empresa seja vítima dessa ameaça virtual, também é uma estratégia a ser seguida. 

Todos os colaboradores são responsáveis por manter os ciberataques longes das instituições. Por isso, as empresas devem tornar os programas contínuos de educação e treinamento em cibersegurança uma parte crítica de sua estratégia de gerenciamento de riscos.  

Garantir que as boas práticas de cibersegurança sejam seguidas 

Além dessas ações, as empresas também devem garantir que: 

  • Os sistemas operacionais, softwares e aplicativos sejam atualizados com frequência; 
  • As soluções antivírus e anti-malware estejam devidamente configuradas; 
  • Ocorra backups dos dados regularmente; 
  • A autenticação de multifator seja habilitada; 
  • A equipe esteja em constante vigilância. 

Os ataques de ransomware, no fim das contas, devem crescer cada vez mais à medida que as tecnologias evoluem. A tendência para 2024 é que as empresas implementem ainda mais ações para garantir a proteção de seus dados.  

Adotar novas ferramentas, monitorar proativamente as vulnerabilidades e fornecer treinamentos recorrentes para os colaboradores detectarem um possível ciberataque, serão práticas comuns para promover a segurança no ambiente corporativo.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!