BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5G: vantagens e oportunidades para os negócios

Os clientes da sua revenda precisam compreender as oportunidades que podem surgir com o uso do 5G! 

Em um mundo cada vez mais conectado, estar off-line significa perder oportunidades de negócios. Compreendendo esse cenário, empresas de diferentes verticais estão investindo na rede 5G para impulsionar processos, otimizar a experiência do usuário e abrir portas para a evolução tecnológica. 

Ao longo deste artigo, você acompanhará os seguintes tópicos: 

  • 9 vantagens proporcionadas pela rede 5G 
  • Quais oportunidades o 5G oferece? 
  • Outras dúvidas sobre o 5G 

A quinta geração de rede móvel, sucessora do 4G, chegou ao Brasil em julho de 2022 com a missão de garantir conectividade mais rápida, estável e segura, com capacidade de transformar negócios. 

Ter aparelhos compatíveis com essa rede de internet possibilita que as instituições processem dados com agilidade, praticamente em tempo real, reduzam o consumo de energia dos equipamentos e usem essa tecnologia a seu favor para se beneficiarem de diversas formas. 

A seguir, listamos as principais vantagens desta rede e apontamos oportunidades em cada setor para você auxiliar seus clientes que desejam usar essa tendência para potencializar seus negócios. 

9 vantagens proporcionadas pela rede 5G 

  1. Conectividade mais estável e rápida (10x mais ágil que o 4G);
  2. Compartilhamento de informações em tempo real;
  3. Baixa latência para os ambientes inteligentes;
  4. Maior alcance de rede;
  5. Mais aparelhos conectados ao mesmo tempo sem perder a qualidade do sinal;
  6. Escalabilidade massiva;
  7. Contribui para a automação e integração de várias tecnologias;
  8. Troca mais segura de informações entre empresas e usuários;
  9. Experiências cada vez mais imersivas.  

Entendendo as principais vantagens do 5G, pode ser que o seu cliente queira que a sua revenda aponte oportunidades de uso dessa tecnologia. Nesse caso, você pode apresentar otimizações de acordo com o setor. Veja mais detalhes no tópico abaixo:  

Quais oportunidades o 5G oferece? 

5G no setor financeiro  

As instituições financeiras vêm aproveitando essa tecnologia móvel para otimizar a experiência de seus clientes, processar informações em tempo real e promover mais segurança.  

Graças aos recursos oferecidos pelo 5G, as empresas podem usar reconhecimento facial, leitura biométrica e outros processos para confirmar a identidade de seus clientes, seja no caixa eletrônico ou ao acessar um aplicativo no celular, com a finalidade de mitigar fraudes e vazamento de dados críticos.  

Para te ajudar a entender ainda mais sobre o assunto, recomendamos a leitura do seguinte artigo: qual a importância do gerenciamento de dados no setor financeiro?  

5G na indústria 

No setor industrial, o uso do 5G pode ser útil de diferentes maneiras, como para automatizar processos, manter os funcionários em segurança e analisar dados com mais agilidade com o propósito de melhorar a tomada de decisões. 

Contando com um sistema de câmeras com Inteligência Artificial e sensores, por exemplo, a quinta geração de rede móvel consegue detectar erros de produção, além de identificar pessoas não autorizadas e emitir alertas caso algum colaborador esteja em perigo.  

Caso queira se aprofundar mais neste setor, confira quais vantagens o 5G oferece aos clientes da indústria. 

5G na educação 

O 5G também possibilita que as instituições do setor educacional melhorem seus processos tanto de ensino, quanto de aprendizado. Com a ajuda dessa tecnologia é possível levar mais dinamismo para as aulas, além de escalabilidade, colaboração, inovação, personalização e acesso ilimitado a recursos digitais.   

Sem dúvidas, a rede móvel que chegou ao Brasil há mais de um ano vem ajudando o setor a criar salas de aula mais inteligentes e remotas, visto que muitos usuários, desde a pandemia, preferem estudar a distância.  

Além do 5G, é válido pensar que a tecnologia, de modo geral, pode agregar valor ao ensino. Veja 5 motivos para inseri-la nas instituições. 

5G na saúde 

Uma das verticais que mais podem ser beneficiadas com o uso do 5G é, sem dúvidas, a da saúde. 

Com essa rede é possível coletar dados mais precisos em tempo real, promover treinamentos para os colaboradores usando equipamentos de Realidade Virtual (RV), garantir uma conexão mais estável e rápida, além de integrar o uso dos dispositivos IoT em diversos processos.  

Essa tecnologia possibilita o monitoramento de pacientes em tempo real, tornando o atendimento médico mais personalizado e eficaz, ajudando os profissionais a detectarem sintomas e doenças com antecedência para iniciar tratamentos ágeis.  

Além do 5G, outras soluções tecnológicas estão sendo cruciais na saúde. Confira 5 benefícios da AI neste setor e entenda o que esperar do futuro digital.  

Seja um parceiro

Outras dúvidas sobre o 5G 

Pode ser que os seus clientes tenham outras dúvidas relacionadas a essa tecnologia e para te ajudar, já trouxemos as respostas: 

5G: o que muda? 

Velocidades de 10 gigabits por segundo (conseguindo ser 10x mais rápido) e baixo índice de latência (de apenas um milissegundo) são aspectos que diferem o 5G do 4G.   

Onde tem 5G no Brasil? 

A rede 5G está disponível em todas as capitais brasileiras e em várias cidades dos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, entre outros.  

5G funciona em qualquer lugar? 

Não necessariamente, mas a tecnologia está em expansão e cerca de 753 municípios brasileiras já têm acesso ao 5G (incluindo todas as capitais). São mais de 10 milhões de pessoas conectadas no país segundo o Ministério das Comunicações. 

Após conferir todas essas informações, concluímos que a rede de internet móvel 5G vem oferecendo uma série de vantagens e oportunidades de negócios para as empresas de diferentes verticais.  

Graças a sua agilidade no download e compartilhamento de dados, baixa latência e capacidade de manter múltiplos dispositivos conectados simultaneamente sem prejudicar a qualidade do sinal, as organizações podem evoluir, colher bons frutos e otimizar seus processos de inúmeras maneiras. 

Para obter bons resultados na implementação do 5G, sua revenda, além de ofertar soluções mais inteligentes para suprir a demanda, pode auxiliar no desenvolvimento de uma estratégia eficiente para a rede móvel. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

5 benefícios da virtualização para empresas

Confira cinco benefícios da virtualização e veja se ainda vale a pena investir nesta ferramenta tecnológica. 

Drex: tudo sobre a moeda digital brasileira

Entenda o que é o Drex, a moeda digital criada pelo Banco Central do Brasil 

O que são gêmeos digitais? Conheça essa tendência

Os gêmeos digitais podem transformar qualquer negócio. Descubra como isso é possível!