Sua revenda pode ajudar os clientes a superar esses 10 desafios de Zero Trust. Saiba quais são eles!
Embora as estratégias de Zero Trust estejam se popularizando entre as organizações que desejam minimizar os impactos causados por violações cibernéticas, a implementação dessa tendência ainda acompanha desafios a serem enfrentados.
Entre 2021 e 2023, o status de implementação dessa estratégia mudou consideravelmente, segundo um novo relatório da Fortinet.
O estudo identificou que em 2021, 40% dos entrevistados afirmaram ter uma estratégia de Zero Trust totalmente implementada em seus negócios. No entanto, em 2023 esse cenário passou por uma transformação: somente 28% relataram ter uma solução completa de Zero Trust em vigor.
Essa mudança ocorreu devido a uma série de dificuldades que vêm sendo enfrentadas por líderes, gestores e por toda a equipe de cibersegurança. Acompanhe o artigo para descobrir quais são elas.
Antes de conhecer os desafios, vamos relembrar o que é Zero Trust?
O que é uma estratégia de Zero Trust?
Zero Trust ou Segurança de Confiança Zero, como também é conhecida, é uma estratégia usada para promover a segurança de ativos empresariais. Para que isso aconteça, as equipes e outros usuários recebem acesso somente aos dados de que realmente precisam e podem acessá-los somente por meio de uma autenticação de identidade.
Se quiser entender mais detalhes sobre o significado, as vantagens e as perspectiva para o futuro com Zero Trust, leia o artigo completo que publicamos aqui no blog.
Quais são os desafios de Zero Trust?
O relatório “O estado de Zero Trust” de 2023 da Fortinet, aponta os principais desafios a serem superados pelas organizações que desejam implementar uma estratégia como essa em seus negócios. São eles:
- Necessidade de promover mais integração entre ambientes de nuvem e de local;
- Falta de informações confiáveis para ajudar os times a selecionarem e projetarem uma solução —16% das organizações reclamam que não há informações suficientes para ajudá-las a distinguir qual a melhor solução para seu negócio;
- Gerenciar a implantação de soluções de vários fornecedores — contar com soluções variadas pode desencadear a introdução inadvertida de lacunas de segurança e custos operacionais excessivos devido à expansão de fornecedores e serviços;
- Manter os dados corporativos igualmente disponíveis para que as equipes possam acessá-los independentemente de onde estiverem;
- Fluxos de trabalho abrangendo vários ambientes em uma única transação, complicando e ampliando significativamente a implementação;
- Integrar perfeitamente as soluções em nuvem à rede local para detectar e prevenir ameaças e a aplicação consistente de políticas de ponta a ponta;
- Falta de fornecedores qualificados capazes de ofertar uma solução completa de Zero Trust;
- Criação de novas lacunas e vulnerabilidades de segurança exploráveis;
- Incapacidade de aplicar e fazer cumprir políticas de forma consistente;
- Alto custo para manter uma solução desarticulada em funcionamento.
Leia também: o que é rede de confiança zero? Saiba tudo sobre Zero Trust Network.
Embora a estratégia de Zero Trust, que consiste em manter os ativos corporativos em segurança, seja uma ótima alternativa para controlar acessos, dados e sistemas empresariais, sua implementação nem sempre é uma tarefa fácil de ser efetuada.
Há muitos obstáculos a serem enfrentados para finalmente ter uma estratégia de Zero Trust eficiente. Sua revenda, ao entender essas dificuldades, consegue identificar oportunidades para ofertar soluções interessantes, inteligentes e práticas para clientes de diferentes setores.
Escreva seu comentário