Ninguém poderia imaginar que o novo coronavírus (Covid-19) iria se espalhar pelo mundo e alcançaria o nível pandêmico, forçando todos – empresas e pessoas – a se adaptarem a uma nova realidade: o trabalho remoto.
Diante de todas as adversidades e incertezas que a pandemia trouxe, as imposições das barreiras sanitárias e do isolamento social acabaram por acelerar a transformação digital das empresas, sob o risco de perderem a continuidade de suas operações.
Uma pesquisa realizada pela Deloitte aponta que 53% das empresas no Brasil buscavam preparar sua infraestrutura para acesso remoto antes da Covid-19. Após a OMS decretar a pandemia em março de 2020, esse percentual subiu para 96% de organizações que adotaram ou pretendiam adotar mudanças ainda naquele ano.
O Brasil, aliás, parece ter assumido a dianteira quando o assunto é a transformação digital das empresas na pandemia. Em um levantamento feito pela Dell e publicado pela revista Forbes, 87,5% das organizações instaladas no país realizaram alguma iniciativa em 2020. O percentual ficou acima dos 80% da média mundial.
O mercado de TI pós-pandemia
Com toda a transformação digital que a pandemia trouxe, a tecnologia é uma ferramenta essencial por ter o poder em criar soluções rápidas para problemas reais dentro das empresas.
Mas, olhando para o futuro, como as empresas devem se preparar para que a transformação digital seja um processo contínuo e não apenas uma consequência de um problema de saúde global que desencadeou avanços em TI?
Para especialistas, as tendências em transformação digital estão em iniciativas que permitam agilidade na recuperação de empresas sem grandes interrupções. Soluções na nuvem, Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e Internet das Coisas (IoT) são exemplos destas iniciativas.
O legado da pandemia
A transformação digital nas empresas foi certamente a grande herança deixada pela pandemia. No lado prático da vida profissional, ela acelerou mudanças estruturais internas para que o trabalho colaborativo virtual fosse possível.
Empresas de TI também tiveram a oportunidade de ampliar os negócios e diversificar o portfólio de serviços ao perceberem a necessidade de não apenas conectar pessoas, mas ajudar outras organizações na transformação digital de suas infraestruturas, como computação, armazenamento de dados, redes ou ainda na capacitação profissional.
A Synnex, referência mundial na distribuição de tecnologias, possui o K.NOW, uma plataforma EAD exclusiva para revendedores de TI, com cursos exclusivos sobre as principais plataformas que aceleram a transformação digital.
Para quem busca uma solução de segurança confiável e arrojada, o programa BITGLASS SASE contém aulas que orientam como criar um ambiente de trabalho remoto seguro com proteção de dados e bloqueio de ameaças.
Outro excelente conteúdo do K.NOW para alavancar a transformação digital da sua empresa é o curso CISCO SASE. O programa contém módulos que apresentam os desafios do home office na pós-pandemia, oferecendo conhecimento prático sobre como construir mecanismos de proteção de dispositivos na nuvem.
Com metodologia diferenciada, o K.NOW possui estrutura colaborativa e reúne programas completos ministrados por influenciadores do mercado e com linguagem simples para que nossos canais transformem discursos em oportunidades de negócios.
Conheça o K.NOW e inicie agora mesmo sua transformação digital!
Escreva seu comentário