Conheça os certificados de maior destaque para profissionais da área de TI.
Ainda que a experiência do candidato seja exigida por diferentes empresas e possa ser um importante fator na decisão do responsável pelas contratações, as certificações oferecem aos candidatos com menos tempo no mercado uma boa forma de demonstrar seus conhecimentos e habilidades.
Para algumas posições especializadas de TI e para profissionais com cargos em empresas governamentais, as certificações ganham ainda mais importância aos olhos do empregador.
Aqui está, então, o top cinco das melhores certificações de TI para conquistar salários mais altos em 2017, de acordo com o Global Knowledge, que é líder mundial em serviços de treinamento e aprendizagem de TI.
1. Certified in Risk and Information Systems Control (CRISC)
Esta certificação, desenvolvida pela ISACA e introduzida em 2010, é destinada a profissionais de TI, gerentes de projetos e demais profissionais que têm como função a identificação e gestão de Tecnologia da Informação e de riscos ao negócio por meio do controle dos Sistemas de Risco.
Assim, seu objetivo, em termos mais amplos, é trazer reconhecimento a um grande grupo de profissionais cujos conhecimentos e capacidades se voltam para projetar, implementar e manter esses sistemas de informação para que os riscos empresariais sejam reduzidos.
Com o crescimento constante da demanda por profissionais com essa habilidade, a CRISC se coloca como uma das certificações mais bem pagas da área. Mais de 20 mil pessoas em todo o mundo possuem essa certificação, sendo que 96% delas atualizam constantemente seus certificados.
2. Certified Information Security Manager (CISM)
Também oferecida pela ISACA, esta certificação tem como principal direcionamento cargos de gestão, com foco em estratégias de segurança e avaliação dos sistemas e políticas que vigoram em uma empresa.
Assim, ao contrário de outras certificações, a CISM é direcionada para profissionais com interesse em gerenciar, projetar, supervisionar e avaliar a segurança da informação em organizações, o que a torna muito representativa no mercado atual.
Mais de 32 mil pessoas obtiveram o certificado CISM desde que foi ele introduzido, em 2002.
3. AWS Certified Solutions Architect - Associate
Este exame é destinado a profissionais com experiência em projetos de aplicativos e sistemas distribuídos em AWS, que são serviços de computação em nuvem, demonstrando conhecimentos sobre concepção e implantação de soluções escaláveis nesta plataforma.
O crescimento e popularização da plataforma tem exigido a contratação de profissionais capazes de trabalhar com desenvolvimento de acordo com suas especificidades, de forma que o mercado tem apresentado salários mais altos para profissionais com essa certificação.
Os conceitos exigidos no exame desta certificação são:
- Projeto e implementação de sistemas escalonáveis, altamente disponíveis e tolerantes a falhas na AWS;
Transferência de um aplicativo instalado localmente para a AWS;
Ingresso e egresso de dados de e para a AWS;
Seleção do serviço da AWS apropriado com base em requisitos de dados, computação, bancos de dados e segurança;
Identificação do uso apropriado das práticas arquiteturais recomendadas da AWS;
Estimativa de custos na AWS e identificação de mecanismos de controle de custos.
4. Certified Information Systems Security Professional (CISSP)
Oferecido pelo (ISC)2, esta é uma certificação na área de Segurança da Informação projetada para estabelecer o nível de conhecimentos sobre o tema, condensando as melhores práticas existentes, sendo as principais: segurança e gerenciamento de riscos, de redes e comunicações, de desenvolvimento de softwares, de ativos, engenharia de segurança, gerenciamento de identidade e acesso, avaliação e testes de segurança e operações de segurança.
Assim como acontece com o CRISC e o CISM, este certificado se relaciona com conjuntos de habilidades que apresentam alta demanda no mercado e que tendem a se manter assim. No entanto, uma diferença notável está no fato de o CISSP permitir que o profissional conquiste sua credencial enquanto trabalha na experiência pretendida, não exigindo que ela seja prévia.
5. Project Management Professional (PMP)
O PMP é o certificado oferecido pelo Project Management Institute. Seu principal foco é documentar os conhecimentos de profissionais de Gerenciamento de Projetos por meio de um exame que inclui uma série de conhecimentos sobre o ciclo de vida de um projeto: iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e fechar.
Esta é a certificação mais respeitada do mundo entre as direcionadas ao gerenciamento de projetos, o que a coloca como indispensável aos profissionais da área. Reconhecida pela primeira vez pela International Organization for Standardization (ISO) 9001 em 1999, foi a pioneira entre as certificações de gerenciamento de projetos.
Escreva seu comentário