BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Top 5 carreiras de TI que estarão em alta em 2023

As empresas estão se modernizando cada vez mais e além de contar com tecnologias aprimoradas, também precisam de profissionais qualificados. Veja 5 carreiras de TI que serão destaque em 2023: 

Os últimos dois anos foram marcados pelo investimento contínuo em tecnologia. A Transformação Digital – em constante aceleração – está indicando quais caminhos devem ser seguidos, enquanto apresenta soluções, tendências e sistemas que podem ser aproveitados para solucionar problemas, promover segurança, potencializar os negócios e estabelecer uma série de melhorias nos processos corporativos.  

Até o final de 2022, a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) estima que R$345 bilhões serão investidos na área de TI, principalmente na área de Big Data, armazenamento na Nuvem e Internet das Coisas (IoT).  

Quanto as vagas de trabalho na área de tecnologia, estima-se que serão criadas mais de 797 mil até 2025. 

Veja outros artigos relacionados ao assunto: 

Esses números indicam que o mercado está se transformando e se reinventando constantemente. Entretanto, apenas investir em tecnologia não é o suficiente para garantir o sucesso corporativo. Para administrá-la e utilizá-la corretamente, as empresas precisam contar com um time de colaboradores qualificados.  

Devido a essa nova realidade, os profissionais de TI vêm sendo procurados pelas instituições. Em 2020, houve um crescimento de 671% na busca por esses funcionários e a tendência é que essa porcentagem cresça ainda mais nos próximos anos. 

Com base nisso, selecionamos 5 carreiras de TI que estarão em alta em 2023 para você ficar atento. Continue acompanhando o conteúdo abaixo para descobrir quais são elas: 

5 carreiras de TI que serão destaque em 2023

1. Desenvolvedor Web 

Muitas empresas estão buscando Desenvolvedores Web para auxiliar em seus negócios. Isso significa que a demanda está aumentando cada vez mais para esses profissionais. Segundo a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos EUA, a previsão é de que a quantidade de vagas de trabalho para desenvolvedores web cresça 8% até 2029.  

Essa procura está aumentando cada vez mais, pois o desenvolvedor web é o profissional responsável por usar códigos de programação para criar e otimizar sites, páginas, aplicativos e outros softwares. Além disso, ele também pode recomendar melhorias baseadas nas necessidades dos clientes. 

O desenvolvedor web que quiser se destacar em 2023 deve ter um amplo conhecimento e compreensão de programação, habilidades de codificação, experiência no desenvolvimento de softwares e na implantação de soluções para a nuvem ou qualquer outro ambiente adotado por uma empresa.

2. Programador de Software

A pandemia levou mais usuários para o ambiente digital. Com isso, empresas que não estavam na internet precisaram se adequar ao novo cenário e migrar o mais rápido possível para o on-line, enquanto as que já tinham o seu negócio na web, precisaram otimizar seus sites, e-commerce e plataformas.  

Com essas e outras demandas surgindo, os Programadores de Software ficaram entre os profissionais mais procurados pelas empresas nos últimos dois anos. Essa tendência, entretanto, deve continuar aumentando em 2023 e nos anos seguintes.   

O programador trabalha escrevendo diferentes linguagens de programação para criar, analisar, desenvolver e aperfeiçoar softwares.  

Além disso, um programador também deve realizar testes, corrigir erros, criar comandos e apontar uma série de melhorias para os sites e/ou aplicativos dos clientes. Sua atuação está, sem dúvidas, atrelada a várias funcionalidades. 

Embora essa profissão seja semelhante à anterior, de desenvolvedor, não podemos confundi-las. Enquanto o programador cuida da parte técnica do projeto, o desenvolvedor está envolvido do início ao fim, realizando funções variadas. Ambos, no entanto, podem trabalhar juntos para entregar o resultado solicitado pelo cliente. 

Para o programador que quer se destacar no mercado em 2023, a recomendação é realizar uma certificação na área de TI, efetuar cursos constantes para se manter atualizado e qualificado, ter habilidades e experiências em codificação, além de dominar as ferramentas utilizadas pelas empresas.  

Quero conhecer

3. Administrador de Banco de Dados 

Dentre as carreiras em TI que estarão em alta em 2023, não podemos deixar de citar a de Administrador de Banco de Dados ou DataBase Administrator (DBA) em inglês.  

As empresas estão lidando com um aumento de informações cada vez maior. Por essa razão, passaram a enxergar o potencial e a importância que esses profissionais podem representar para os seus negócios. 

Embora a profissão carregue o termo “administrador”, o profissional não possui somente essa função. Ele fica responsável por uma série de funcionalidades, desde a criação até a instalação, monitoramento, reparos e análise de estruturas de um banco de dados.  

Em outras palavras, ele trabalha para que os servidores não fiquem sobrecarregados e para que as informações sejam armazenadas em segurança, aumentando a eficiência em consulta de dados. 

Nos próximos anos, o profissional deve buscar conhecimento em um curso superior da área de TI – como Engenharia da Computação ou Processamento de Dados, por exemplo. Buscar especializações correlacionadas aos dados, saber lidar com prazos, trabalhar sob pressão e em equipes, também pode ser um diferencial para os administradores. 

4. Analista de Segurança da Informação 

As empresas estão lidando com uma série de ameaças cibernéticas – como de Ransomware, Phishing e Cryptojacking, por exemplo.  

Em meio a esse cenário de ataques virtuais, mudanças, desafios e outras complexidades, muitas corporações identificaram a importância de contar com o auxílio de um Analista de Segurança da Informação para mitigar ameaças e estabelecer medidas de privacidade e segurança bem elaboradas. 

O profissional fica encarregado de implementar as melhores medidas e soluções de segurança, identificar vulnerabilidades, mapear riscos e garantir que todos os dados e a rede da empresa estejam devidamente protegidas.  

Para atender essa demanda, as instituições estão buscando analistas de segurança da informação que tenham certificação em algum curso da área de TI – como Ciência da Computação ou Análise de Sistemas, por exemplo –, além de experiência comprovada na detecção de vulnerabilidades na segurança corporativa e amplo conhecimento de sistemas voltados à segurança (antivírus, firewalls e outros). 

5. Administrador de Sistemas

Administrar sistemas e servidores é uma tarefa complexa e que deve ser executada por um profissional especializado nessa função. Por essa razão, as empresas estão começando a buscar Administradores de Sistemas para integrar o time de TI. A tendência para 2023 é que aumente o número de vagas disponíveis no mercado para esses profissionais. 

A lista de responsabilidades de um administrador conta com fazer a instalação, manutenção e administração de sistemas e da infraestrutura informática.  

Além disso, ele também elabora regras de acesso, define normas de recuperação de informação e ainda deve acompanhar o desempenho dos sistemas a fim de identificar, propor e elaborar soluções voltadas à segurança dos servidores e, consequentemente, dos dados corporativos.  

Em 2023, as empresas buscarão colaboradores que tenham certificação e experiência prática com soluções de problemas em sistemas, infraestruturas e redes.  

O profissional também deve ser dinâmico, interessado e ter habilidades analíticas para lidar com quaisquer questões de uma maneira simples, rápida e responsável. 

Em resumo, essas são as cinco carreiras de TI que carregam todos os requisitos necessários para atender às demandas das empresas em 2023 e nos próximos anos. Quanto mais qualificado o candidato for, maior será a chance de se destacar no mercado. 

Além disso, muitas empresas também estão prestando mais atenção em outros aspectos além das certificações, experiências e conhecimentos técnicos, como algumas habilidades pessoais que julgam necessárias, como cumprimento de prazos, saber lidar com situações emergenciais, dentre outras. Por isso o profissional de TI deve estar constantemente acompanhando as tendências e exigências exigidas pelas empresas.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Profissões do futuro: cargos que estarão em destaque até 2027

A expectativa é que até um quarto dos empregos mude nos próximos cinco anos. Saiba quais profissões em TI se destacarão! 

3 profissões de TI com potencial de crescimento em 2024

Listamos três profissões para quem deseja se destacar em 2024. Veja quais são elas: 

O que é CISO, quais as funções e como se tornar um?

Quer revender soluções de segurança para um CISOou contratar o profissional certo para esse cargo? Confira o artigo de hoje.