As soluções de TI para empresas SMB (small and medium business, que são as de pequeno e médio porte) se popularizaram durante a pandemia.
Segundo levantamento do IDC, só no Brasil, 96% das companhias desse porte perceberam que ficaram mais dependentes das tecnologias durante a crise sanitária.
Mas a maturidade digital desses negócios é baixa: 51% das pequenas empresas brasileiras estão em um estágio inicial da adoção de tecnologias.
Esse dado mostra que essas companhias devem expandir os investimentos e ampliar a jornada digital. De acordo com o IDC, se até 2024 a adoção de tecnologias se intensificar o PIB brasileiro pode crescer até U$ 9 bilhões.
Para impulsionar as estratégias de venda, no entanto, é necessário considerar as especificidades do setor. A seguir, vamos mostrar algumas dicas de como impulsionar a venda de TI para essas empresas.
Empresas SMB: principais desafios para revendas de TI
Empresas SMB, muitas vezes, até querem expandir o uso de tecnologias, mas acabam esbarrando no budget limitado ou na falta de uma equipe de TI especializada.
Muitos empresários também citam uma cultura corporativa avessa a mudanças que pode acabar retardando a transformação digital.
Ou seja, vender soluções de TI para empresas small and medium business pode ser um desafio e tanto. Por isso, é muito importante alinhar as estratégias de venda com as características do setor.
Como aumentar as vendas de TI para empresas SMB?
Para impulsionar as vendas de TI para pequenas e médias empresas é muito importante oferecer soluções com as mesmas capacidades tecnológicas a que as grandes corporações têm acesso.
Ou seja, é necessário apresentar um portfólio de produtos e serviços com tecnologia de ponta. Mas também é importante oferecer ferramentas simples e com boa usabilidade, que se adequem às características da empresa.
Além disso, focar nas áreas de maior vulnerabilidade pode ser uma estratégia importante. Segurança, colaboração e conectividade estão em alta e devem ser prioridade para esse setor. Confira!
Segurança
Você sabia que os ataques hackers visam principalmente pequenas e médias empresas? De acordo com levantamento da CISCO, 62% dos ataques cibercriminosos acontecem em empresas de pequeno e médio porte.
Com isso, as ferramentas de segurança entram no radar dos empresários, pois vazamentos de dados e informações podem comprometer investimentos e a reputação da companhia. Algumas soluções a serem oferecidas:
Firewalls: são como a primeira linha de defesa, pois filtram e examinam informações provenientes da conexão com a internet;
Segurança de endpoint: ferramentas que controlam a segurança de cada dispositivo (ponto de acesso) para monitorar, proteger e investigar ameaças;
Colaboração
Ferramentas que permitem o trabalho remoto foram as mais procuradas pelas empresas de pequeno e médio porte no Brasil, segundo levantamento do IDC.
E, com o futuro do trabalho sendo determinado pelo modelo híbrido, a tendência é que essas soluções continuem em alta.
Além de plataformas de organização de fluxo de trabalho e de troca de correspondências, ferramentas para realizar videochamadas, chamadas por telefone e conversas online estão entre as mais procuradas.
Conectividade
Quando falamos em conectividade, muitas pessoas pensam que é, basicamente, o acesso à internet sem fio. É claro, o wireless faz parte do pacote, mas ele não é o único dispositivo de conexão em que uma empresa de pequeno ou médio porte deve investir.
Switches, por exemplo, criam uma networking para laptops, impressoras e telefones, garantindo uma comunicação rápida e eficiente. Já os roteadores são indispensáveis para que a rede fique estável e segura para todos os funcionários.
Resumindo: importância da TI para empresas SMB
No Brasil, existem cerca de 6 milhões de pequenas e médias empresas. E, além de gerar muitos empregos, o setor SMB é responsável por cerca de 25% do PIB empresarial do país.
Importantes para a economia, as empresas SMB ainda estão no início da transformação digital. Por isso, as revendas de TI devem ter uma abordagem estratégica com o setor.
No curso CISCO Start do K•NOW! você verá como impulsionar as vendas para essas empresas. O programa mostra como a CISCO aliou tecnologia de ponta e simplicidade para criar as melhores soluções em segurança, colaboração e conectividade para as SMB brasileiras.
Faça a sua inscrição e aumente suas vendas!
Escreva seu comentário