Acompanhar todos os movimentos na rede corporativa é cada vez mais importante à medida que mais dispositivos e usuários se conectam aos sistemas corporativos.
Diante do atual cenário do mercado, muitas empresas passaram a adotar o trabalho remoto como alternativa para manter seu negócio funcionando durante a pandemia do coronavírus.
Essa mudança do modelo de trabalho tem exigido inúmeras adaptações por parte das empresas para garantir que seus colaboradores possuam todos os recursos necessários para realizar suas tarefas. Devido a isso, muitas organizações aceleram a digitalização de seus negócios, adotando cada vez mais recursos tecnológicos e serviços na Nuvem.
No entanto, um assunto que vem se tornando destaque junto ao Home Office é a cibersegurança. Com o trabalho remoto em alta, manter os funcionários e dados corporativos protegidos não é uma tarefa fácil.
As equipes de TI passaram a lidar com muitos desafios, como aumento nas demandas, gap de orçamentos, falta de pessoas especializadas e tempo. Por isso, a utilização de uma solução de gerenciamento de eventos de informações de segurança (SIEM) na nuvem tornou-se indispensável para garantir a cibersegurança corporativa.
Você conhece essa solução e seus benefícios? Ela é capaz de lidar com o aumento das demandas de segurança e compliance de seu negócio, reduzindo drasticamente os fatores de riscos gerados pela alta velocidade do mercado.
Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar sua empresa a entender o que precisa ser considerado para escolher a melhor solução SIEM na nuvem. Boa leitura!
O que é solução de gerenciamento de eventos de informações de segurança (SIEM) na nuvem?
SIEM é a sigla de Security information and event management que, em português, tornou-se Gerenciamento de eventos de informações de segurança. Como o próprio nome sugere, sua função é realizar o gerenciamento de eventos do sistema corporativo. Quando implementada de forma completa e eficaz, oferece uma visibilidade completa sobre a rede da organização à TI.
Essa ferramenta é capaz de centralizar todas as notificações de segurança dos mais variados dispositivos utilizados pela organização e seus usuários, como firewall, switches, banco de dados, antivírus, wireless e alertas gerados pelos servidores.
Os principais benefícios de uma solução SIEM são:
- Criação de relatórios mais ágeis;
- Detecção de incidentes que de outro modo não seriam detectados;
- Melhorias na eficiência do tratamento de incidentes.
Ela gera relatórios periódicos sobre a situação do ambiente e permite um gerenciamento centralizado. Desse modo, integra todas as tarefas de respostas de incidentes e analise proativa de ambientes em um mesmo local, tornando-as mais rápidas e fáceis, diminuindo significativamente os riscos.
Uma solução SIEM na nuvem oferece ainda mais vantagens. Ela pode simplificar e reduzir o tempo de implementação, administração, manutenção e escalonamento se comparado com as versões locais.
Além disso, a empresa passa a contar com a segurança, suporte e alta disponibilidade oferecidas pelo provedor da SIEM na nuvem. Especialmente para empresas de pequeno e médio porte, há inúmeros benefícios em transferir o gerenciamento da plataforma e software para um fornecedor de SIEM.
Elas passam a contar com o acesso a recursos como análise avançada e atualização de conteúdo mais frequente e ainda não precisam se preocupar com altos investimentos iniciais.
O que considerar antes de investir em uma solução SIEM na nuvem?
Os serviços de SIEM baseados em Nuvem são, geralmente, baseados em taxas de utilização. Eles exigem ajustes periódicos, personalização e monitoramento constante para responder rapidamente a incidentes e limitar os danos.
Por isso, é fundamental analisar a reputação do provedor do serviço na nuvem para escolher a melhor opção.
De acordo com o Gartner, é necessário seguir as seguintes recomendações:
- “Use cloud SIEM to mitigate resource constraints to deploy and manage SIEM on-premises or toenable redeployment of resources from SIEM platform management to security investigationand response activities.
- Prioritize vendors offering cloud SIEM delivered in the primary public cloud service used by theirorganization.
- Plan for a cloud SIEM implementation as if deploying on-premises SIEM. Activities such asestablishing use cases, identifying log sources and understanding how to get data to thevendor’s SIEM (for example, appliance to aggregate logs, host agents) are still mandatory forsuccess.”
Gartner, Questions to Answer Before AdoptingCloud SIEM Solutions, 27 de julho de 2020, Kelly Kavanagh, Gorka Sadowski, Toby Bussa.
Como você pôde ver, uma solução SIEM na nuvem pode proporcionar muitos benefícios para as organizações, reduzindo os riscos do ambiente e garantindo uma efetiva proteção dos dados corporativos. Portanto, é crucial escolher o melhor fornecedor de serviço para não perder nenhum evento de informações de segurança de sua empresa.
Escreva seu comentário