BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Qual a diferença entre backup e storage na Nuvem?

Enquanto um oferece muita segurança, é programável e tem custo menor, o outro também é seguro, oferece alguns riscos para erros humanos, mas pode ser extremamente produtivo. Afinal, qual escolher?

 

Qual a diferença entre backup e storage na Nuvem?

 

 

Os termos backup e storage são muitas vezes utilizados como sinônimos, levando muitos a acreditarem que têm o mesmo significado, principalmente por ambos conterem a Nuvem em seus processos. Contudo, as diferenças são significativas e complementares.

Todos nós, em algum momento, já fomos vítimas de perda de arquivos. A sensação de impotência e a noção de tempo jogado fora são assustadoras. Assim, aprendemos que salvar as informações de outras formas, fosse em unidades externas ou criando cópias no próprio e-mail, era importante. E fomos além: e se nos deparássemos ainda com algum intempérie, como um roubo, um incêndio ou com problemas em compartilhar esses dados? Foi observando essa necessidade que surgiu então o conceito de Nuvem, e esse conceito – como tudo no mundo tecnológico – evoluiu e ganhou diferentes aplicações e significados. Mas afinal, qual a diferença?


Backup na Nuvem

O backup em Nuvem foi projetado para fazer uma cópia de segurança dos arquivos armazenados no seu computador ou qualquer tipo de dispositivo, de forma online e segura. Mesmo que o computador seja roubado, destruído ou apresente qualquer falha que leve à perda ou corrupção dos dados originais, será possível recuperá-los em um outro computador, basta fazer o download dos arquivos.

Este tipo de serviço é muito utilizado por empresas porque - além de manter os dados do negócio a salvo em outro espaço físico - também permite que a rotina seja feita de forma simplificada, através de backups automáticos e programáveis. É possível criar backups diários, semanais, mensais e até anuais, de acordo com a necessidade, possibilitando ainda o acesso ao histórico de backups e o download de arquivos em qualquer fase.

Outra característica dos bons backups na Nuvem é a segurança aprimorada oferecida aos arquivos. Além da redundância no armazenamento, com arquivos mantidos em mais de um local de servidor, há também a criptografia no upload dos dados. Portanto, os dados não ficam seguros apenas contra incidentes, como também ficam melhor protegidos contra criminosos virtuais.

 

Storage na Nuvem

Diferente do backup, o intuito do serviço storage (que quer dizer armazenamento, em inglês) não se resume a guardar os arquivos contra eventuais problemas. Ele foi projetado principalmente para facilitar o acesso e o compartilhamento dos arquivos.

Assim, a maneira mais fácil de entender do que se trata o storage é compará-lo à uma unidade flash online. Você pode carregá-lo a qualquer lugar e acessá-lo de qualquer máquina. Além disso, é possível compartilhar os arquivos para que várias pessoas tenham acesso de maneira simultânea, já que ele mantém tudo sincronizado.

Significa, ainda, que se você excluir um arquivo do seu computador, devido à sincronização, você apagará os arquivos também de outros locais, como nuvem e outros dispositivos. Esse processo, inclusive, pode ser irreversível, assim como aconteceria também em uma analogia com uma unidade flash.


Principais diferenças

Backups funcionam de maneira automática de acordo com parâmetros preestabelecidos, tornando sua operação muito simplificada. Já nos serviços storage, os arquivos precisam ter um tratamento especial, salvando apenas aqueles que foram adicionados manualmente à sua pasta de sincronização.

A redundância de arquivos é outro diferencial. Enquanto o serviço de backup oferece diversas versões do mesmo arquivo, o storage sincroniza tudo, mantendo normalmente a última versão.

Com relação à segurança, serviços de backup armazenam, utilizando as mais recentes tecnologias de criptografia, inclusive localmente, no seu computador, diferente dos serviços storage. Se por um lado isso é bom, torna o compartilhamento e a troca de informações algo totalmente impraticável, com processos tediosos de descriptografia.

Analisando essas questões, até porque também é mais barato, pode parecer que o backup é mais vantajoso. Contudo, a possibilidade de compartilhamento do storage torna o processo como um todo muito produtivo.

É por isso que a escolha do serviço ideal para cada empresa precisa ser analisada caso a caso. Se você prefere segurança e custo, opte pelo serviço de backup. Caso a aplicação seja mais interessante pelo ponto de vista do compartilhamento e troca de dados, escolha o storage. Em alguns casos, ainda, pode ser interessante utilizar os dois serviços.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

4 motivos para ofertar soluções SASE para seus clientes

Por que sua revenda de TI deveria incluir as soluções SASE no portfólio de soluções? Listamos quatro bons motivos para você considerar o assunto. 

Hybrid multicloud e seu potencial de transformação

Flexibilidade, escalabilidade, otimização de custos e segurança são alguns dos benefícios da HybridMulticloud. Confira mais detalhes! 

Entendendo o conceito de SSE (Security Service Edge)

As empresas estão buscando estratégias eficientes para proteger seus negócios. Entenda como o conceito de SSE pode ajudar nessa missão. 

\n", css: '', target: '#hs_form_target_module_1583526946734102_blog_subscribe_5993', formData: { cssClass: 'hs-form stacked' } });